A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação Parcial de Educação Especial - GABARITO

Pré-visualização | Página 1 de 2

1a Questão (Ref.:201707794954)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A construção de um processo educacional inclusivo, requer uma   transformação nas práticas sociais segregadoras, historicamente construídas e exige
		
	 
	uma  revisão conceitual  dos valores morais  expressos nas  propostas pedagógicas que efetivem o atendimento às necessidades específicas do aluno com deficiência.
	
	a  construção de um projeto pedagógico para o aluno com deficiência em outro espaço, distante da escola regular.
	
	a construção de uma consciência político-ideológica voltada para reprodução do modelo de escola conservadora e excludente.
	
	a elaboração do Projeto Político-Pedagógico  segregador, valorizando a exclusão do aluno com deficiência do ensino regular.
	
	a construção e conservação de uma escola segregadora,  com uma  visão dicotômica entre ensino regular e especial.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201707794815)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Durval tem  dez anos de idade, possui síndrome de down.  Na  última semana o menino foi impedido de participar de uma brincadeira com a turma na  piscina  da escola, o professor de educação física alegou motivos de segurança.
Segundo os paradigmas que orientam a perspectiva da construção de uma escola  inclusiva no contexto brasileiro contemporâneo, a atitude do professor pode ser considerada:
		
	
	errada, pois o professor deveria chamar a mãe do aluno para acompanhar a atividade.
	
	correta, pois havia perigo de afogamento já que o aluno possui síndrome de down.
.
	 
	errada, pois se a atividade oferece segurança para os alunos sem deficiência, precisa oferecer segurança também para o aluno com síndrome de down.
	
	errada, pois o professor deveria convocar a equipe do centro educacional especializado para participar da atividade.
	
	correta, pois o aluno está apenas integrado a escola, não tendo obrigatoriedade de  participar de todas as propostas educacionais.
 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201707793524)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Fábio Fernandes da Silva, é jornalista, formado pela Universidade Estácio de Sá (2003), já trabalhou   na Prefeitura do Rio de Janeiro, no CERVIM - Centro de Equoterapia e Reabilitação da Vila Militar, atualmente trabalha na Bocha Paralímpica Santa Catarina. Fabio possui paralisia cerebral, não anda, não fala, escreve com os pés. Mesmo com tantos entraves sociais ainda existentes, consegue superá-los na   construção de uma vida social  autônoma.
Fabio é um exemplo de superação e  os efeitos da exclusão não  causaram danos  a sua formação profissional, pois o jovem  realizou  o ensino fundamental na década de 90 e vivenciou a proposta educacional:
		
	
	médico-assistencialista que visa cuidado e proteção da pessoa com deficiência.
	 
	 de integração, onde o aluno com deficiência possui somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos.
	
	de terapia, que  aos poucos está  se transformando em um modelo de atendimento educacional com uma rede de serviços especializados.
	 
	de inclusão, que procura garantir uma escola comum para todos os alunos, com qualidade para oferecer os suportes necessários à escolarização.
	
	 de segregação, a escola especial representa excelente oportunidade para uma participação social plena.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201707210547)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os diferentes paradigmas que orientaram a educação de pessoas com deficiências no Brasil mostram que está ocorrendo uma passagem do paradigma da integração para o paradigma da inclusão. No que se refere ao paradigma inclusivo na rede escolar, qual das respostas está INCORRETA?
		
	
	A escola deverá se adaptar às particularidades de todos os alunos.
	 
	O aluno deve se adequar à estrutura física e pedagógica oferecida pela escola já que a família optou por matriculá-lo lá.
	
	O convívio com a diversidade humana e a diferença é valorizado neste paradigma e desejado como um meio de se ampliar as experiências interpessoais e de mobilizar diversificadas formas de construção de conhecimento.
	
	Professores têm relevante papel na criação de condições favoráveis para seu aprendizado e desenvolvimento psicossocial.
	
	As condições de aprendizagem deverão ser proporcionadas pela escola, com a mediação do educador, para que o aluno obtenha sucesso escolar.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707210502)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em 1994, muitos países se reuniram na Espanha para discutirem as diretrizes para a educação das pessoas com deficiência e necessidades educativas especiais. Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
( ) A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
( ) É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
A sequência correta é?
		
	
	F V V
	 
	V F V
	
	V F F
	
	F F V
	
	V V V
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201707831761)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A inclusão só é possível na medida em que se respeite a identidade sociocultural dos sujeitos, suas particularidades socioeducativas e linguísticas. Diante deste enfoque, as adaptações curriculares para educação especial devem oferecer aos alunos:
		
	
	equipe de apoio composta de psicólogos, médicos, psicopedagogos e assistentes sociais.
	 
	alterações estruturais, de conteúdo, estratégias, metodologias e recursos como mobiliário, equipamentos e sistemas de comunicação alternativos.
	
	propostas homogeneizadoras que atendam às diferenças individuais.
	
	atividades assistemáticas e abertas, que trabalhem aspectos da vida diária e conduzam à socialização.
	
	escolas especiais integrais com profissionais qualificados que atendam às necessidades individuais.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201707418661)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações. Peter Mittler.
 Ao investigamos as características e as necessidades educacionais especiais do aluno com deficiência física, concluímos que:
		
	 
	há uma grande diversidade de tipos e graus de deficiência física, que requer a pesquisa sobre as necessidades individuais de cada aluno, para que se possa oferecer serviços adequados.
	
	a inclusão de aluno com deficiência física em classe comum, não pode acontecer, pois irá impossibilitar a aprendizagem de todos os alunos.
	
	deve frequentar escola especial, pois apresenta retardo identificado nos primeiros anos de vida.
	
	deve ser atendido em classe especial para alunos que apresentam deficiência física.
	
	deve ser atendido somente em clínicas, pois, depende totalmente de serviços necessários para sua total sobrevivência, necessitando de um acompanhamento de 24 horas.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201707790412)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Barbara estuda em uma escola inclusiva,