A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
historia 1 avaliaçao 9 ano

Pré-visualização | Página 1 de 1

Profª. Carla Denize 989478336 
Prof. Esp. Maicon Cristo 984272595		
Data: / /2018
Historia.
1- São aspectos das primeiras décadas após a instauração da república no Brasil, EXCETO:
a) A existência de um sistema de dominação conhecido como a política do “café-com-leite”.
b) O domínio dos coronéis sobre agregados e moradores dos distritos e municípios, favorecendo o surgimento do “voto do cabresto”
c) A insatisfação dos trabalhadores rurais com o regime republicano, levando, muitas vezes, a reações violentas como a Revoltas dos Canudos.
d) O estabelecimento do voto universal, permitindo a participação efetiva de todos os cidadãos na política do país
e) A igreja separou-se do Estado e foi instituído o casamento civil
2- “Durante a República Velha (1889-1930), percebemos o coronelismo como limitador da cidadania, pois o poder de mando do coronel influenciava as eleições.” A partir do texto, assinale a INCORRETA:
A) O coronelismo fez surgir o "voto de cabresto" e o "curral eleitoral", expressões que refletem a postura dócil dos comandados, que votam nos candidatos indicados pelo coronel em troca de favores ou simplesmente por imposição, uma vez que este é quem controla, direta ou indiretamente, a vida das pessoas em sua propriedade ou na região.
B) O coronel é sempre um grande proprietário rural, que, naturalmente, possui o poder econômico e, na prática, o poder político local, o poder de polícia e o poder de justiça. Em outras palavras, prefeitos, delegados e juízes são homens da família do coronel ou seus protegidos"
C) Soma-se a toda essa estrutura de poder a situação de ignorância à qual está submetida a grande massa de trabalhadores rurais do país, distante dos centros urbanos, da escola e dos meios de comunicação, distante dos direitos - assegurados pela lei, mas negados pelo exercício do poder por parte das elites rurais.
D) Em vigor na República Oligárquica o voto secreto impedia o controle que os poderosos exerciam sob os eleitores que de alguma forma dependiam deles.
 
3- “Montada no governo do presidente paulista Campos Salles, esta política visava manter no poder as oligarquias. Em suma, era uma troca de favores políticos entre governadores e presidente. O presidente apoiava os candidatos dos partidos governistas nos estados, enquanto estes políticos davam suporte a 
candidatura presidencial e também durante a época do governo.” O texto se refere: 
A) Ao Curral Eleitoral e o voto feminino
B) Ao Voto do Cabresto e a industrialização do Brasil
C) A Política dos Governadores e a troca de favores entre os políticos
D) A Política do Café-com-leite e a dívida externa
E) Ao Coronelismo e as empresas estrangeiras no Brasil
 4- Oligarquia significa:
A) Democracia e a garantia da igualdade
B) Governo de poucos em benefício próprio.
C) Monarquia e os poderes totais do rei
D) República e o governo que representava todas as pessoas
E) A população e as reivindicações por melhorias de vida.
6- O que era a politica “ café com leite”?
a) foi o período em que o Brasil exportava grande quantidade de café.
b) foi o período em que o Brasil exportava grande quantidade de leite.
c) foi a politica de revezamento do poder nacional pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.
d) foi o período em que o São Paulo exportava grande quantidade de café.
7- A chamada “Política dos Governadores”, instituída a partir do governo de Campos Salles, caracterizava-se por:
a) permitir que a escolha do Presidente da República fosse resultado de um consenso entre os governadores e desta forma manter o grupo político no poder.
b) tornar os governadores um mero instrumento do poder do Presidente da República e impedir a formação de novas lideranças contrárias ao governo federal;
c) acordo político que consistia na troca de favores entre os governos federal, estadual e municipal para manter os grupos políticos no poder. 
d) tornar os governadores representantes de um federalismo liberal e democrático com objetivo de renovar as lideranças políticas;
e) promover, através dos governadores, a desarticulação das oligarquias locais e promover a renovação dos grupos políticos e lideranças locais.
 8- A Primeira República ou República Velha foi um período da História política do Brasil que se caracterizou pelo afastamento do ideal da República. O que deveria ser um governo para todos na prática era um governo de poucos. Sobre os fatos com os quais podemos caracterizar a Primeira República estão: 
I- Com o “voto de cabresto” os coronéis dominavam as clientelas rurais e manipulavam as eleições; 
II- A política dos governadores consagrava a troca de apoio entre o governo federal e as oligarquias estaduais mantendo o mesmo grupo político no poder.
III- A política do café com leite foi o domínio da sucessão presidencial pelos grandes fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo, principalmente os representantes dos cafeicultores paulistas, alternando-se na presidência da República.
IV- O Movimento dos Tenentes - o Tenentismo - que possuía caráter militar contribuiu para consolidar os governos da Primeira República.
V- As fraudes eleitorais eram exceção e não regra neste período, devido ao rigoroso trabalho de fiscalização do processo eleitorado efetuado pela Comissão de Verificação.
Assinale a alternativa verdadeira:
a) Apenas a alternativa I, está correta.
b) As alternativas I,II,III estão corretas.
c) As alternativas I,II,IV e V estão corretas.
d) As alternativas II,III e IV estão corretas.
e) Apenas a alternativa V está incorreta.   
7-Embora fossem movimentos ligados a questão agrária e a falta de justiça no campo Canudos e o Cangaço possuem finalidades distintas. Em relação a esta diferenciação dos objetivos do Cangaço e de Canudos podemos afirmar como correto que:
a)O cangaceiro tinha um fim social na sua prática, pois busca a posse da terra e a justiça social, saqueando e roubando dos ricos para doar aos pobres. Eram considerados os justiceiros pobres.
b)O cangaceiro não tinha nenhum fim social na sua prática, não busca a posse da terra e tampouco a justiça social. Luta simplesmente pela sobrevivência praticando a violência.
c)O cangaceiro é um tipo de bandido social que procura aplicar a justiça contra os desmandos dos poderosos no sertão nordestino.
d)Canudos não tinha nenhum fim social na sua prática, não busca a posse da terra e tampouco a justiça social. Luta simplesmente pela sobrevivência praticando o fanatismo religioso.
e)Canudos tinha um fim social, mas não busca a posse da terra apenas a justiça social mesmo que fosse alcançada por métodos violentos justificados pelo fanatismo religioso.
8- "Voto de cabresto", "curral eleitoral", "eleição a bico de pena", "juiz nosso", "delegado nosso", "capangas" e "apadrinhamento" são expressões que lembram em nosso país o:
a) liberalismo.
b) totalitarismo.
c) messianismo.
d) coronelismo.
9- Durante a república velha a situação econômica brasileira era quase 70%:
a) Industrial
b) Mecanizada
c) Comercial
d) Serviços
e) Agrícola 
10- Correspondem aos governos militares de Deodoro da Fonseca e de Floriano Peixoto, responsáveis pelas instalações e consolidação do regime republicano:
a) República da Espada 
b) República Oligárquica
c) República Monárquica
d) República do café com leite
e) Primeira república nova