Buscar

Avaliação ANÁLISE DE IMPACTO AMBIENTAL (1)

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0655_AV_ » ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: - POLLYANNA DA SILVA SOUZA 
	Professor:
	ELIANA SGARBI DE CARVALHO
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 0,5        Data: 10/06/2014 09:32:34 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301410995)
	6a sem.: Aula 6
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Lagoa de Carapicuíba é um corpo de água formado pela inundação de antigas cavas de extração de areia, situada às margens do Rio Tietê, na zona urbana do município de Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo. Estudos ambientais realizados após a ocorrência de um episódio de mortandade de peixes nessa lagoa levantaram as seguintes informações: I. há contribuição permanente de dois córregos poluídos por esgotos domésticos e de chorume proveniente de antigo ¿lixão¿ situado em suas margens; II. há estratificação térmica na coluna d¿água; III. as concentrações de OD variam entre 4 e 7 mg/L nas camadas superficiais e existe anoxia a partir de profundidades entre 4 e 5 m; IV. há grande concentração de nutrientes e clorofila-a; V. a profundidade média é 10 m. A partir dessas informações, é INCORRETO afirmar: 
		
	
	há correlação entre estratificação térmica e anoxia nas camadas mais profundas.
	
	não há correlação entre mortandade de peixes e a existência de estratificação térmica e anoxia.
	
	uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD em decorrência da morte de algas provocada por uma sequência de dias frios e nublados. 
	
	esse corpo de água possui grande tendência à eutrofização.
	
	uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD abaixo de 4 mg/L em decorrência da quebra de estratificação da coluna d¿água. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301392361)
	1a sem.: Causas de impactos ambientais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Podemos citar como principais causas dos impactos ambientais globais, exceto:
		
	
	chuva ácida.
	
	desmatamento florestal.
	
	sistema de tratamento de esgoto.
	
	inversão térmica.
	
	poluição por agrotóxico.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301392478)
	3a sem.: Sistema de Gestão Ambiental
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Para a elaboração e implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) as empresas realizam um processo de execução em diversas fases. Com relação a essas etapas podemos afirmar, exceto:
		
	
	o planejamento do SGA é realizado a partir de uma revisão ambiental inicial e o planejamento do sistema como um todo.
	
	a fase de análise critica pela administração permite ajustes e mudanças no SGA, fechando o processo de melhoria contínua.
	
	o SGA precisa ser constantemente verificado (controlado) para que as ações corretivas possam ser providenciadas.
	
	a fase de planejamento é sucedida pela fase de implantação e operação do sistema, também chamada de fase do desenvolvimento do sistema.
	
	a política ambiental é estabelecida somente depois de uma análise em todos os aspectos ambientais da empresa, cabendo a todos os funcionários sua definição.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301335494)
	4a sem.: Reserva Legal
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em relacao a Reserva Legal (RL) e a Area de Preservacao Permanente (APP), previstas no Codigo Florestal Brasileiro, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A Reserva Legal e uma area localizada no interior de uma propriedade ou posse rural e que engloba a de preservacao permanente, necessaria ao uso sustentavel dos recursos naturais, a conservacao e reabilitacao dos processos ecologicos, a conservacao da biodiversidade e ao abrigo e protecao de fauna e flora nativas.
( ) No estado do Parana, a Reserva Legal deve ser igual a 25% da area dos imoveis.
( ) Desconsideradas as excecoes previstas em regulamentos, as florestas situadas em Area de Preservacao Permanente nao sao passiveis de uso, e as situadas em Reserva Legal sao passiveis de uso sob manejo.
( ) A supressao de vegetacao em Area de Preservacao Permanente, seguidos os procedimentos administrativos pertinentes e desconsideradas as excecoes previstas na Lei, somente podera ser autorizada em caso de utilidade publica ou de interesse social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta, de cima para baixo.
		
	
	V - V - F - F.
 
	
	V - F - V - F.
	
	F - V - V - F.
 
	
	F - F - V - V.
 
	
	F - V - F - V.
 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301392861)
	5a sem.: Avaliação de Impactos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Quando uma Avaliação de Impacto Ambiental é realizada, são considerados alguns aspectos fundamentais para se apresentar a dimensão do impacto analisado, como por exemplo, a magnitude e a importância do mesmo. Em relação a esses aspectos, podemos afirmar, exceto:
		
	
	embora representem os fatores de maior importância, a AIA também deve considerar outros aspectos, como por exemplo, a abrangência, ou seja, o tamanho da área afetada.
	
	a magnitude representa o tamanho da unidade industrial causadora do impacto ambiental, sempre considerada a partir da quantidade de funcionários e do tipo de atividade desenvolvida pela referida empresa.
	
	a magnitude e a importância constituem os atributos principais dos impactos ambientais, uma vez que apresentam a dimensão do impacto analisado.
	
	a importância representa uma ponderação do grau de significância de um impacto em relação ao fator ambiental afetado e a outros impactos.
	
	a magnitude expressa a grandeza de um impacto em termos absolutos e é definida como a medida de alteração no valor de um parâmetro ambiental, em termos quantitativos e qualitativos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301321343)
	10a sem.: IMPACTOS AMBIENTAIS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale as alternativas abaixo como Falsas ou Verdadeiras em relação a conformidade com o texto a seguir: Os resíduos orgânicos normalmente têm origem animal ou vegetal e provêm dos esgotos domésticos e de diversos processos industriais ou agropecuários. São biodegradáveis, ou seja, são destruídos naturalmente por microorganismos. Entretanto, esse processo de destruição acaba consumindo a maior parte do oxigênio dissolvido na água, o que pode compreender a sobrevivência de organismos aquáticos. 
		
	
	O único metal pesado é o mercúrio, por isso o menos tóxico resíduo químico, comumente descartado por garimpeiros após ser empregado na separação do ouro.
	
	Um dos metais pesados mais tóxicos é o mercúrio, comumente descartado por garimpeiros após ser empregado na separação do ouro.
	
	Os resíduos químicos, se ingeridos, podem causar diversas disfunções pulmonares, cardíacas, renais e do sistema nervoso central, entre outras.
	
	Dentre os mais nocivos resíduos químicos estão os chamados metais pesados - chumbo, mercúrio, cádmio, cromo e níquel
	
	Dentre os menos nocivos resíduos químicos estão os chamados metais pesados - chumbo, mercúrio, cádmio, cromo e níquel
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301392382)
	2a sem.: Tipos de impactos ambientais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As transformações no ambiente podem ser consideradas causas de impactos ambientais, porém, tais impactos ser de tipos diferentes. De acordo com os tipos de impactos ambientais, podemos afirmar, exceto:
		
	
	impactos permanentes se representam em efeitos que não param de se manifestar.
	
	os impactos temporários são aqueles que o efeito permanece por tempo determinado.
	
	os impactos ambientais imediatos não podem causar danos a médio ou longo prazo.
	
	impactos ambientais positivos podem estar relacionados a uma ação de reflorestamento.
	
	impactos indiretos correspondem a uma reação secundária e fazem parte de uma cadeia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301490492)
	5a sem.: Impactos Ambientais
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Amagnitude e a importância constituem os atributos principais dos impactos ambientais, uma vez que apresentam a dimensão do impacto analisado. Conceitue os dois atributos.
		
	
Resposta: Magnitude- expressa a grandeza de um impacto,sendo a medida de alteração de um parâmetro ambiental. Importância-representa a significância desse impacto em relação ao fator ambiental afetado.
	
Gabarito: MAGNITUDE - grandeza de um impacto ambiental em termos absolutos, sendo definida como a medida de alteração no valor de um fator ou parâmetro ambiental, em termos quantitativos e qualitativos. IMPORTÂNCIA - ponderação do grau de significância de um impacto em relação ao fator ambiental afetado e a outros impactos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301445002)
	10a sem.: Auditoria Ambiental
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Quais os aspectos básicos que devem ser seguidos para a realização de uma Auditoria Ambiental ?
		
	
Resposta: Determinar o escopo,objetivos,formar a equipe da auditoria,realizar a cerimônia de abertura com representante da organização,realizar a análise documental,verificar as não-conformidades através de entrevistas e pesquisas na área a ser auditada,apresentar o relatório da auditoria e realizar cerimônia de encerramento.
	
Gabarito: 
¿ determinar a qualidade do desempenho das funções da gestão ambiental, dos sistemas e dos equipamentos utilizados pelo empreendedor;
¿ verificar o cumprimento das normas locais, estaduais e federais;
¿ propor medidas a serem adotadas para restaurar o meio ambiente e proteger a saúde humana;
¿ verificar o encaminhamento que está sendo dado à política, às diretrizes e aos padrões do empreendedor, objetivando manter e/ou melhorar a qualidade ambiental;
¿ identificar possíveis falhas ou deficiências no que se refere aos itens anteriores;
¿ oferecer soluções que permitam minimizar a probabilidade de exposição da população a riscos provenientes dos acidentes hipotéticos mais prováveis e de emissões contínuas, que possam afetar, direta ou indiretamente, sua saúde e segurança;
¿ comunicar os resultados da Auditoria Ambiental a todos os agentes sociais envolvidos no processo de AIA do empreendimento, através da divulgação de cada Laudo de Auditoria Ambiental concedido pelo órgão de meio ambiente.
O trabalho de Auditoria Ambiental deverá ser processado com a periodicidade estabelecida no licenciamento, no horário normal de funcionamento da atividade, salvo em casos especiais, com prévia aquiescência do órgão de meio ambiente, hipótese em que se fixará horário especial para sua realização.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301318469)
	7a sem.: Impactos municipais
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	As campanhas municipais que possam atingir diversos setores requerem principalmente:
		
	
	A busca de imagens que tenham resultado em outras entidades.
	
	A obtenção de fundos para que possam empregar técnicas publicitárias.
	
	A colaboração de diversos grupos que atuem no âmbito municipal.
	
	O delineamento de idéias e de ações que cheguem a diversos setores.
	
	O apoio de grandes empresas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes