Buscar

Saneamento Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CCE0493_AV1_201207176656 » SANEAMENTO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Cód.: 71969)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Floculação é o processo unitário que se segue a coagulação, e que consiste no agrupamento das partículas eletricamente desestabilizadas (coágulos), de modo a forma outra maiores: chamadas flocos, suscetíveis de serem removidas por decantação, flotaçao (flutuação), e filtração. Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
		
	 
	É conveniente começar a floculação com velocidade baixa, aumentando gradativamente, até atingir uma agitação máxima. Gradiente de velocidade muitos autos podem romper flocos previamente formados, enquanto que valores baixos levam a uma floculação incompleta, prejudicando a decantação e a filtração.
	
	No processo de floculação o tempo de agitação é extremamente importante. É necessário manter-se a agitação durante certo período, que depende das características da água, do tipo de coagulante, e da dosagem, permanecendo constantes outros fatores como pH e a alcalinidade.
	
	Mistura Lenta: Operação unitária destinada a promover a agitação moderada para boa constituição dos flocos e agregação de impurezas. Pode ser realizada usando-se a energia hidráulica, mecânica ou de outro tipo.
	
	A otimização dos valores do tempo de permanência e do gradiente deve ser conseguidas através de pesquisas em ensaios de jarros-JarTest, em laboratório.
	
	Fatores que Afetam a Floculação: Natureza das partículas a serem removidas como tamanho das partículas; temperatura; concentração da solução do coagulante; alcalinidade; pH.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 71095)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das alternativas abaixo, apenas uma é Falsa, na conformidade com o texto: Na prática, costumam se formar grandes quantidades de algas que podem chegar a esgotar o oxigênio dissolvido, razão pela qual morram, e ao entrarem em decomposição, alterem o equilíbrio do meio aquático provocando o desaparecimento das superiores formas de vida. As descargas de nutrientes podem ser provocadas pelos seguintes vetores.
		
	 
	- lançamentos de águas residuárias somente industriais;
	
	- lixiviados de esterco ou chorumes em zonas de exploração agropecuária;
	
	- lixiviados de resíduos acumulados.
	
	- escoamentos superficiais de águas pluviais urbanas;
	
	- lançamentos de efluentes residuários em zonas agrícolas, podendo eles conterem elevadas concentrações de nitratos e de amônia;
	
	
	 3a Questão (Cód.: 72066)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: A cloração é comumente realizada utilizando-se cloro gasoso ou liquido ou produtos específicos que contenham cloro. Quanto aos componentes básicos de um Sistema de Cloração temos:
		
	 
	Área de armazenamento do produto em poços artezianos;
	
	Equipamento de evaporação quando se tem retirada de cloro líquido de cilindro ou de carretas;
	
	Equipamento de dosagem de cloro gasoso;
	
	Injetor e água para obtenção da solução de cloro;
	
	Dispositivos de entrada e de controle da quantidade de cloro desejada;
	
	
	 4a Questão (Cód.: 86967)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Num sistema de abastecimento de água, o alcance das obras e equipamentos dos floculadores, decantadores e filtros, geralmente adotado nos projetos, é de:
 
		
	 
	20 a 30 anos.
	
	1 a 2 anos.
	
	30 a 50 anos.
	 
	10 a 20 anos.
	
	5 a 10 anos.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 72069)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Com a construção do sistema de esgotos sanitários em uma comunidade, procura-se atingir os seguintes objetivos:
		
	 
	Coleta dos esgotos individual somente.
	 
	Conservação dos recursos naturais tais como rios, lagos, lagoas córregos, etc.;
	
	Coleta dos esgotos individual ou coletiva;
	
	Afastamento rápido e seguro dos esgotos, seja através de fossas ou de sistemas de redes coletoras;
	
	Tratamento e disposição sanitariamente adequada dos esgotos tratados
	
	
	 6a Questão (Cód.: 71704)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Verdadeira no que tange a conformidade com o texto: O sistema de abastecimento de água é composto por várias unidades desde a captação até a chegada ao usuário. A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, e seus Aspectos Econômicos, possuem como objetivos:
		
	 
	Aumento de vida da produtiva dos indivíduos economicamente ativos;
	
	Dificultar a instalação de indústrias;
	
	Diminuição de vida da produtiva dos indivíduos economicamente ativos;
	
	Aumento dos gastos públicos com remédios.
	
	Aumento dos gastos públicos com hospitais.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 87672)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considere as seguintes etapas que ocorrem após o descarte de esgoto doméstico em um estuário. I - Proliferação de algas fotossintéticas II - Aumento da DBO e remineralização da matéria orgânica III - Proliferação de organismos decompositores IV - Proliferação de bactérias aeróbias A sequência correta em que as etapas ocorrem é
		
	
	I → IV → II → III.
	
	II → I → III → IV.
	 
	IV → I → II → III.
	 
	IV → II → I → III.
	
	I → II → III → IV.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 92616)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A população de uma espécie de peixe foi quantificada ao longo de um rio, partindo de um ponto de despejo de esgoto (x zero). Os resultados foram analisados estatisticamente e apresentados no gráfico abaixo.
Pode-se afirmar que
 
		
	
	o esgoto acarreta aumento na fertilidade dos peixes em 0,9.
 
	
	os peixes maiores ficam mais próximos da fonte de poluição.
 
	 
	o tamanho da população esta correlacionado com a distância.
	
	 o esgoto é alimento para esses peixes.
 
	
	os peixes se envenenam no esgoto e morrem rio abaixo.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 72021)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A filtração da água consiste em fazê-la atravessar camadas porosas, capazes de reter impurezas (Di Bernardo e Dantas, 2005; Libânio, 2005). Quanto aos fenômenos que ocorrem no Processo da Filtração, apenas uma das respostas abaixo é Falsa:
		
	 
	Tempo de Lavagem: O tempo gasto na lavagem gira em torno de 5 a 7 horas. A operação de lavagem deve ser mantida até que a água que através do filtro se torne clara.
	 
	Tempo de Lavagem: O tempo gasto na lavagem gira em torno de 5 a 7 min. A operação de lavagem deve ser mantida até que a água que através do filtro se torne clara.
	
	Lavagem dos filtros: Os filtros geralmente são lavados a contracorrente (por inversão do fluxo) com uma vazão capaz de assegurar uma expansão adequada do meio filtrante, até que os grãos não estejam continuamente em contato com cada um dos outros. Agitando lado a lado e deslocando o material aderente de sua superfície.
	
	Filtração de fluxo descendente: É o tipo mais comumente encontrado, onde o deslocamento da água, no interior do meio filtrante, dá-se de cima para baixo;
	
	Filtração de fluxo ascendente: Em seu Funcionamento o deslocamento da água, no interior do meio filtrante é de baixo para cima.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 71842)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa na conformidade com o texto: Quanto ao SISTEMA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DE ÁGUA, no que tange as Partes Constituídas de uma Captação e Tomada de Água Superficial é possível afirmar:
		
	
	Os dispositivos para controlar a entrada de água visam regular ou vedar a entrada de água para o sistema, quando se deseja realizar serviços de manutenção. São utilizados comportas, válvulasou registros e adufas.
	
	As tubulações e órgãos acessórios fazem a interligação entre as unidades físicas da captação. São utilizados os canais abertos e as tubulações.
	 
	Barragens de acumulação, vertedores e enrocamentos são obras executadas em rios ou córregos, a fim baixar o nível à montante, bem como impedir o excesso de vazão requerida na época de estiagem.
	
	Poços de sucção das bombas: Recebem as tubulações e peças que compõem o trecho de sucção das bombas, bem como servem de reservatório de sucção.
	
	Dispositivos de tomada de água servem para impedir a entrada de materiais estranhos presentes na água tais como sólidos descartáveis, materiais flutuantes, peixes, répteis e moluscos. São usadas as grades, crivos, telas de proteção e caixas de areia ou desarenadoras.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 05/04/2013 até 22/04/2013.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes