Buscar

SANEAMENTO AMBIENTAL SER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SANEAMENTO AMBIENTAL
	
	Simulado: CCE0648_SM_201301859672 V.3 
	 VOLTAR
	Aluno(a):
	Matrícula: 201301859672
	Desempenho: 0,0 de 8,0
	Data: 28/09/2013 18:47:37 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200824101405)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: A coagulação é o processo unitário que consiste na formação de coágulos, através da reação do coagulante solúvel, disperso na água. Os produtos mais comuns utilizados com essa finalidade são:
		
	
	Coagulantes primários: Compostos de alumínio e de ferro (sulfato de alumínio, sulfato ferroso, sulfato férrico clorado, sulfato férrico, cloreto férrico, etc.). O coagulante mais comumente empregado é o sulfato de alumínio, pelo fato de ser facilmente obtido e de baixo custo.
	 
	Auxiliares: sílica ativada, argila preparada (bentonita); flocos pré-formadas.
	
	Auxiliares: polímeros sintéticos ou naturais (polieletrólitos).
	
	Álcalis: Carbono de sódio - Na2CO3 (barrilha), bicarbonato de sódio - Na(CO3)2. hidróxido de cálcio-Ca(OH)2(cal hidratada); óxido de cálcio - (cal virgem).
	 
	Coagulantes primários: sílica ativada, argila preparada (bentonita); flocos pré-formadas; polímeros sintéticos ou naturais (polieletrólitos).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200824101669)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: O sistema de abastecimento de água é composto por várias unidades desde a captação até a chegada ao usuário. A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, e seus Aspectos Sociais e sanitários, possuem como objetivos:
		
	
	Diminuição de doenças relacionadas com a água;
	 
	A desobrigação de hábitos de higiene.
	 
	Diminuição da mortalidade em geral;
	
	Aumento da esperança de vida da população;
	
	Melhoria de saúde e das condições de vida de uma comunidade;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200824101307)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: A cloração é comumente realizada utilizando-se cloro gasoso ou liquido ou produtos específicos que contenham cloro. Os compostos com a quantidade percentual de cloro disponível podem ser:
		
	 
	Cal clorada -35 a 37%
	
	Hipoclorito de sódio (comercial) -10 a 20%
	
	Hipoclorito de cálcio (comercial)-70 a 74%
	
	Cloro (Cl2)-100%
	 
	Água sanitária-70 a 84%
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200824101317)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Desinfecção: É o processo em que se usa um agente químico ou não químico, na qual se tem por objetivo a eliminação de microorganismos patogênicos presentes na água, incluindo bactérias, protozoários e vírus, além de algas (Di Bernardo e Dantas, 2005; Libânio, 2005). Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
		
	
	Agentes Desinfetantes: Os Agentes Químicos podem ser cloro, bromo, iodo, ozônio.
	
	Agentes Desinfetantes: O principal utilizado nas ETA´s é o cloro, sendo então, a desinfecção comumente denominada de cloração.
	 
	Agentes Desinfetantes: Os Agentes Químicos podem ser os íons metálicos prata e cobre.
	
	Agentes Desinfetantes: Os Agentes Químicos podem ser pergamanato de potássio e peróxido de hidrogênio.
	 
	Agentes Desinfetantes: O principal utilizado nas ETA¿s é sãoos íons metálicos prata e cobre.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200824101659)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Vazão média (Q): Para o dimensionamento das diversas unidades de um sistema público de abastecimento de água, há necessidade de se definir a vazão. Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa:
		
	
	A vazão média é dada na unidade (L/s).
	 
	O número de horas de funcionamento do sistema ou da unidade deve ser considerada(h).
	
	A população abastecida deve ser considerada no período para o cálculo.
	 
	A população abastecida a ser considerada no período para o cálculo, deve separar as concentrações percentuais de homens, mulheres e crianças.
	
	O consumo médio per-capita deve ser considerado em (L/hab.dia).
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200824101509)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	ESTAÇÃO ELEVATÓRIA OU DE RECALQUE: É a unidade do sistema de abastecimento de água que abriga os equipamentos e os órgãos acessórios destinados ao bombeamento. Quanto a constituição básica desta estação, apenas umas das alternativas abaixo é Falsa:
		
	
	Equipamentos Eletromecânicos: É constituida , entre outros, pelo controle do funcionamento dos conjuntos elevatórios (chave de partida e proteção dos motores, amperímetro, voltímetro, horímetro) e equipamentos para reparo dos conjuntos (pontes rolantes ou talhas manuais, ferramentaria);
	 
	Obras Civis: Constituídas pelo prédio de abrigo do equipamento (casa de bombas); poço de sucção e dependências complementares (escritório, oficina, vestiário, sanitários, etc.);
	 
	Equipamentos Eletromecânicos: É constituida somente pelas chaves de partida e proteção dos motores, amperímetro, voltímetro, horímetro.
	
	Equipamentos Eletromecânicos: É constituida, entre outros, pelo conjunto moto bombas e equipamentos de comando.
	
	Tubulações, Peças Especiais e Órgãos acessórios: Constituídos de tubulação de sucção e recalque, juntas de dilatação, válvula de retenção, registros, manômetros, medidor de vazão medidor de nível, etc
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200824101540)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Quanto ao Lençol Freático ou Superficial, seu aproveitamento é feito normalmente nos fundos de vale ou nas proximidades. Esse aproveitamento pode ser feito na horizontal, através de um sistema de drenos coletores ou na vertical mediante perfuração de poços rasos. Normalmente fornecem pouca vazão. As obras de captação podem ser:
		
	
	Poços rasos: Poço perfurado na vertical, com diâmetro mínimo de diâmetro 1m, podendo atingir diâmetros maiores em função da capacidade de fornecimento de água do aqüífero do processo de abertura e construção.
	
	Sistema de drenos coletores: Os drenos são envolvidos externamente, com camadas de areia e pedra britada ou pedregulho, a fim de evitar a colmatação dos furos e a queda do rendimento do sistema coletor;
	 
	Sistema de drenos coletores: Compostos por tubos perfurados interligados, reunindo a água coletada em um só ponto. Os drenos são envolvidos externamente, com camadas de areia e pedra britada ou pedregulho, a fim de evitar a colmatação dos furos e a queda do rendimento do sistema coletor;
	
	Poços rasos: Normalmente, a água do poço é bombeada até o ponto de reservação, para se proceder ao seu tratamento (se necessário) e posterior distribuição.
	 
	Poços rasos: Com relação à profundidade recomenda-se que os mesmos não ultrapassem 300 m, sendo comuns profundidades em torno de 70 m, dependendo da formação geológica da camada aqüífera e da posição do lençol.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200824101607)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Para o aproveitamento da água subterrânea, é importante o estudo prospectivo de avaliação das reservas existentes. Os tipos de captação são:
		
	 
	Lençol Profundo ou Artesiano.
	
	Lençol Superficial
	
	Fontes ou de água (água aflorante).
	 
	Profundezas dos rios.
	
	Lençol Freático.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200824102279)
	
	O enriquecimento do meio hídrico receptor, causado pelo lançamento de águas residuárias com materiais orgânicos, engloba, normalmente, o correspondente suprimento de nutrientes, principalmente compostos de fósforo e de nitrogênio, causadores do fenômeno conhecido como eutrofização (ou eutroficação). Descrevao processo de eutrofização.
		
	
Sua Resposta: AGUA
	
Compare com a sua resposta: É definido como aquele processo em que "um aumento no suprimento de nutrientes traz consigo o aumento na atividade fitoplanctônica e microbiana, o que em determinadas situações pode levar a um processo de transformação e de alteração da estrutura e da dinâmica do sistema".
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200824102283)
	
	Os fatores que intervêm no balanço do oxigênio em um leito d'água podem ser agrupados como positivos (se incorporarem oxigênio) ou negativos (se o consumirem). Com relação às águas residuárias, como é realizada a medida da matéria orgânica?
		
	
Sua Resposta: DESMATAMENTO
	
Compare com a sua resposta: Com relação às águas residuárias, a concentração de matéria orgânica em uma amostra é medida, antes e depois da digestão bacteriana, num intervalo de tempo padrão (normalmente 5 dias).

Outros materiais