Buscar

Resumo do seminário online SUASnet revisado 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do seminário online SUASnet (2017)
Assisti no período do dia 21 à 25 de agosto de 2017 com duração de 10 horas o seminário com os palestrantes (Célia Melo, Glaucia Passarelli, Regiane pinheiro, Sérgio Vieira e Adriano Romagnoli) cujo os temas são as “Principais dificuldades enfrentadas pelos municípios” para se fazer um bom trabalho os “Passos necessários para enfrentar as dificuldades vividas no SUAS””História de sucesso: a prova da força dos programas sociais” “ O papel da A.Social e a intersetorialidade , integrando o conselho “A luta pela desburocratização no SUAS Municipal” “ Equipes reduzidas de trabalho. O que fazer ?” “ Gestão financeira e orçamentária do SUAS Municipal “ Como eliminar barreiras e permitir que os resultados apareçam” e “ Acreditamos que é possível “.
 Os Assistentes Sociais as vezes ou maioria das vezes tem que bater de frente com o tesoureiro porque tem o dinheiro do orçamento pra usar e melhorar os meios de atendimento de trabalho mas ele não libera o uso da verba. À muitas demandas de trabalho que na maioria nem é da competência dos Assistentes Sociais são de outra secretária e que os mesmos acabam por resolver assim se sobrecarregando na maioria das vezes falta efetivo e tem que trabalhar sozinhos fazer o serviço de várias pessoas ao mesmo tempo. Mas apesar de tudo o amor a profissão faz com que passem por cima de tudo isso e seguir em frente lutando por igualdades . De todas essas palestras a que mais me chamou a atenção foi da Assistente Social Regiane Pinheiro uma guerreira que enfrentou tantas dificuldades desde criança,estudou só ate a quinta serie devido ter se casado com 15 anos e logo veio filhos passou por muitas dificuldades ao ponto de ir no Crass pedir uma cesta básica para a alimentação de sua família pagando aluguel com gravidez de alto risco mas mesmo com tantas dificuldades Regiane achou força e coragem pra ir a luta e buscar um futuro melhor e assim ela fez sua inscrição no EJA e depois de terminar o ensino médio ainda queria mais foi quando resolveu fazer faculdade de Serviço Social e assim ela enfrentou e com tudo isso Regiane de usuária do bolsa família passou a ser coordenadora do bolsa familía , enquanto que vejo vizinhas que recebe o beneficio e não quer de maneira alguma fichar a carteira pra não perder o o beneficio porque veêm no bolsa família um renda fixa sem precisar trabalhar . Mas a Regiane Pinheiro agiu diferente ela viu no programa uma oportunidade de transformação e assim hoje ela é prova viva do poder da força dos programas sociais. Ela quebrou a linha da pobreza e hoje é o exemplo para muitos que não acreditam que pode vencer . Basta querer e ir a luta que conseguimos tudo que almejamos .Enfim esse seminário me serviu de mais incentivo pra seguir em frente na minha jornada que não é muito diferente da vida da Regiane Pinheiro só me deu mais fôlego pra seguir em frente.
Esse seminário nos esclarece a importância do Serviço Social na transformação da sociedade não só dos menos favorecidos mas na vida dos próprios Assistentes Sociais mesmo com tanta dificuldade Há um brilho no olhar deles um amor pela profissão um desejo enorme de conquistar grandes mudanças em um mundo tão desigual e cheio de injustiças .

Outros materiais