Buscar

RELATÒRIO DE PARTICIPAÇÂO NO FORUM DE SERVIÇO SOCIAL E O SURGIMENTO E INSTITUCIONALIZAÇÂO NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÒRIO DE PARTICIPAÇÂO NO FORUM DE SERVIÇO SOCIAL E O SURGIMENTO E INSTITUCIONALIZAÇÂO NO BRASIL
Participei do fórum em que o tema “O movimento de Reconceituação do Serviço social e seu reflexo no exercício profissional na contemporaneidade” iniciou com a Ditadura militar, o governo regido por militares um governo duas caras o idealista e o repressor.
Aqueles que se opunham contra o governo eram exilados, mortos sofriam muita violência, o Serviço Social ainda de uma forma paliativa. E a prática dos profissionais deu-se uma expansão ao mercado de trabalho ao Serviço Social, devido ao êxodo rural, que causou um grande volume de desempregados na área urbana sem qualificação profissional e sem ter uma casa própria para morar, causou muita miséria e violência e muitas outras questões. Com as modificações na prática do Serviço Social, as formação do serviço Social por mudanças, passou a ser ensino superior nas universidades, pois, antes havia somente escolas isoladas com poucos recursos, muito ligadas a valores morais, com as mudanças na sociedade as escolas se tornou complexos universitários.
Com a inserção no Ensino superior o Serviço Social passou a ter uma postura crítica para seus fundamentos, com isso começou uma nova visão dos profissionais com o olhar mais crítico para a sociedade. O movimento de Reconceituação foi de grande importância para o Serviço Social, pois foi através dele que se pensou em um novo método de atuação. E com isso deram mais valor a profissão, pois passaram a conceituar a atuação do Serviço Social que é acentuar os direitos humanos. O movimento de Reconceituação acentua que precisamos de um saber Teórico para que possamos desenvolver uma excelente prática.
Esse texto tem uma grande importância para o Serviço Social esclarece o quão foi importante o movimento para que o serviço social tenha esse método de atuação de hoje com a visão crítica para enxergar além do que parece ser, que é de suma importância para toda a sociedade.

Outros materiais