Buscar

Anatomia - Sistema Reprodutor Feminino

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
debora.reis@ifpr.edu.br
ÓRGÃOS DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Útero
Bexiga Urinária
Lábio Menor
Clitóris
Lábio Maior
Ânus
Ovário
Reto
Cérvix
Vagina
Ânus
Vagina
Lábio Menor
Óstio da Uretra
Podem ser divididos em órgãos internos (localizados no interior da pelve) e externos (localizados na vulva ou pudendo feminino) 
ÓRGÃOS DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Os órgãos internos são dois ovários, duas tubas uterinas, o útero e o canal vaginal.
ÓRGÃOS DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Os órgãos que formam a vulva são o coxim gorduroso (monte de vênus), o clitóris, os grandes e pequenos lábios, o vestíbulo e as glândulas vestibulares, o óstio da uretra e da vagina.
ÓRGÃOS EXTERNOS
PUDENDO FEMININO OU VULVA
 Constitui a parte externa dos órgãos genitais femininos. 
 A vulva é uma abertura fusiforme de grande eixo ântero-posterior, situada no períneo, imediatamente por trás da sínfise da pube. 
ÓRGÃOS EXTERNOS
MONTE DO PÚBIS
 Por diante da comissura anterior dos lábios maiores do pudendo feminino, sobre a sínfise púbica há um acúmulo de tecido adiposo na tela subcutânea, determinando uma saliência, o monte do púbis.
 A cútis do monte do púbis apresenta grande quantidade de pêlos, que se tornam mais escassos na região dos lábios maiores do pudendo. 
O coxim gorduroso do monte do púbis protege os ossos pubianos do impacto durante a relação sexual
ÓRGÃOS EXTERNOS
GRANDES LÁBIOS
 Os lábios maiores do pudendo são duas bordas salientes e roliças, que descrevem um semi-arco de cada lado da vulva, constituindo uma moldura protetora.
 Os lábios maiores unem-se anteriormente próximo à sínfise púbica, formando um ângulo agudo que se denomina comissura anterior. 
O mesmo acontece posteriormente, no centro do períneo, constituindo a comissura posterior. 
ÓRGÃOS EXTERNOS
CLITÓRIS
 O 1/3 anterior delimitado pelos grandes lábios apresenta uma saliência triangular mediana de base posterior chamada glande do clitóris. 
 A glande do clitóris que fica envolta por uma prega cutânea denominada prepúcio do clitóris. 
ÓRGÃOS EXTERNOS
CLITÓRIS
 O clitóris é homólogo ao pênis masculino, possui a mesma origem embrionária. O clitóris é formado por um tecido esponjoso denominado corpo cavernoso, passível de se encher de sangue quando a mulher está excitada. 
ÓRGÃOS EXTERNOS
PEQUENOS LÁBIOS
 Os lábios menores são pregas laminares, que delimitam os 2/3 posteriores da vulva, formando uma área fusiforme menor, o vestíbulo da vagina.
 Os lábios maiores unem-se anteriormente próximo à glande do clitóris e são paralelos aos lábios maiores coincidindo posteriormente na comissura posterior.
Na base de implantação dos lábios menores fica o bulbo da vagina, que internamente contém as glândulas de Bartholin, do tamanho de uma ervilha.
ÓRGÃOS EXTERNOS
GLÂNDULAS DE BARTHOLIN
 Na extremidade posterior de cada bulbo do vestíbulo encontramos uma glândula esférica de tamanho aproximado ao de um grão de ervilha, denominada glândula vestibular maior.
 Os ductos dessas glândulas (direita e esquerda), vão se abrir na base do lábio menor correspondente. 
As glândulas vestibulares ou de Bartholin secretam muco para proteção e lubrificação vaginal, principalmente antes e durante o ato sexual.
ÓRGÃOS EXTERNOS
ÓSTIO DA VAGINA – MEMBRANA HIMENAL
 O óstio da vagina é a abertura do canal vaginal no centro do vestíbulo da vagina.
 Na mulher virgem, o óstio da vagina é obturado parcialmente por um diafragma mucoso, denominado hímen. 
 O hímen é uma membrana delgada que fecha o óstio da vagina e pode ter várias formas:
ÓRGÃOS EXTERNOS
HÍMEN
 O intróito gestado ou carúncula himenal é o que sobrou do hímen após várias relações sexuais e principalmente após o parto.
ÓRGÃOS INTERNOS
CANAL VAGINAL
 A vagina é o órgão copulador da mulher, formado por um tubo músculo - membranáceo, que superiormente insere-se no colo cervical do útero e para baixo atravessa o diafragma urogenital para se abrir no óstio da vagina.
 Estruturalmente a vagina é constituída por uma túnica fibrosa, que envolve uma túnica muscular lisa e interior-mente é revestida por uma túnica mucosa. 
 Toda superfície mucosa é pregueada transversal-mente, pregas essas conhecidas por rugas vaginais. 
ÓRGÃOS INTERNOS
 Em virtude de o útero estar normalmente em anteroversão, a parte anterior da vagina é curta e a posterior mais longa, do que resulta que a região posterior do fórnix da vagina vai mais ao alto ou mais profundamente. 
 A vagina é um órgão altamente distensível para abrigar vários tamanhos de pênis e permitir a saída do feto no momento do parto.
 O canal vaginal tem de 8 a 10 cm, mas como é um órgão altamente distensível a vagina pode atingir até 16 cm de comprimento quando a mulher está excitada.
CANAL VAGINAL
ÓRGÃOS INTERNOS
 As paredes do útero são constituídas por camadas concêntricas, que da periferia para a profundidade, são as túnicas serosas ou perimétrio, tela subserosa, túnica muscular ou miométrio e túnica mucosa ou endométrio. 
ÚTERO
 O endométrio tem papel importante na gestação pois recebe e nutre o embrião.
 O miométrio é formado por uma espessa camada de fibras musculares lisas que se distribuem, da periferia para a profundidade, em 3 planos: longitudinal, plexiforme e circular. 
ÓRGÃOS INTERNOS
 Externamente à túnica muscular (miométrio) há uma tela subserosa é representada por uma fina camada de tecido conjuntivo, que se interpõem entre a túnica serosa e a túnica muscular. 
ÚTERO
 O perimétrio, ou túnica serosa, coincide com o peritônio visceral que se expande lateralmente para formar os ligamentos largos do útero.
ÓRGÃOS INTERNOS
 O útero é um órgão oco, impar e mediano, em forma de uma pêra invertida, achatada no sentido ântero-posterior, que emerge do centro do períneo, para o interior da cavidade pélvica. 
ÚTERO
 Na parte media, o útero apresenta um estrangula-mento denominado istmo do útero. 
 A parte superior ao istmo recebe o nome de corpo do útero e nele a parte que se situa acima da implantação das tubas uterinas, tem o nome de fundo do útero. 
ÓRGÃOS INTERNOS
ÚTERO
 A cérvix possui uma porção vaginal, que é um cilíndrico arredondado que faz uma saliência no interior da vagina, ocupando o centro do seu fórnix. 
 No centro da extremidade inferior da porção vaginal da cérvix do útero, há um orifício denominado óstio do útero. 
 Abaixo do istmo do útero está a cérvice ou cérvix do útero. 
ÓRGÃOS INTERNOS
ÚTERO
 O útero está situado entre a bexiga urinária à frente e o reto atrás. 
 O útero é mantido em sua posição por três ligamentos: ligamento largo do útero, ligamento redondo do útero e ligamento útero-sacral. 
 Normalmente o útero se apresenta em anteversoflexão; portanto, em anteversão e anteflexão. 
ÓRGÃOS INTERNOS
 A Tuba uterina é um tubo par que se implanta superiormente de cada lado do útero, e se projeta lateralmente.
 As tubas possuem diâmetro variável e aproximadamente 10 cm de comprimento. Elas vão se dilatando à medida que se afastam do útero, abrindo-se distalmente por um verdadeiro funil de borda franjada. 
A tuba uterina divide-se em 4 regiões, que no sentido médio-lateral são: parte uterina, istmo, ampola e infundíbulo.
TUBAS UTERINAS
ÓRGÃOS INTERNOS
 A parte uterina da tuba possui o óstio uterino da tuba, que estabelece sua comunicação com a cavidade uterina. 
 O istmo é a porção menos calibrosa, situada junto ao útero.
 A porção mais distal da tuba é o infundíbulo, que possui fímbrias e abre-se livremente na cavidade do peritôneo pelo óstio abdominal da tuba uterina. 
TUBAS UTERINAS
 A ampola é a dilatação que se segue ao istmo e é onde normalmente se processa a fecundação do óvulo pelo espermatozóide. 
ÓRGÃOS INTERNOS
 Estruturalmente a tuba uterina é constituída por quatro camadas concêntricas de tecidos que são, da periferia
para a profundidade, a túnica serosa, tela subserosa, túnica muscular e túnica mucosa. 
 A túnica mucosa é formada por células caliciformes e ciliadas e apresenta numerosas pregas paralelas longitudinais, denominadas pregas tubais. 
TUBAS UTERINAS
 A túnica muscular lisa permite movimentos peristálticos à tuba, auxiliando a migração do óvulo em direção ao útero. 
ÓRGÃOS INTERNOS
 O ovário é um órgão par, que está preso ao útero pelo ligamento suspensor do ovário e pode ser comparável a uma amêndoa com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura. 
 A borda medial prende-se a uma expansão do ligamento largo do útero que recebe o nome de mesovário. Esta borda mesovárica é o hilo do ovário, enquanto a borda posterior é conhecida por borda livre.
O ovário está paralelo à tuba e assume uma posição vertical assim como o 1/3 final da tuba.
OVÁRIOS
ÓRGÃOS INTERNOS
 Os ovários podem ser divididos em duas camadas: a medula, formada de tecido conjuntivo frouxo e vasos sanguíneos e o córtex do ovário. 
 O córtex possui uma camada epitelial simples externa, uma camada de tecido conjuntivo denso, denominado túnica albugínea e mais internamente estão os ovócitos, as células foliculares e as células intersticiais de eydig.
OVÁRIOS
CICLO OVÁRICO E UTERINO
SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO
ATO SEXUAL
Fase do Desejo
 Nesta fase, em termos cerebrais, há mensagens neurofisiológicas que motivam a busca por sexo. Nas mulheres, o olfato e principalmente o tato, são bastante responsáveis pelo aumento do desejo sexual. 
 O desejo é a fase encoberta da resposta sexual à medida que as reações se processam apenas na esfera cerebral, não evidenciando nenhuma manifestação corporal visível. 
Fase da excitação na mulher
 Na mulher, a excitação é demarcada pela:
Lubrificação vaginal glândulas de Bartholin.
Plataforma orgásmica lábios e clitóris.
Seios ereção dos mamilos
Rubor sexual manchas avermelhadas
Pressão sangüínea, freqüência cardíaca e respiratória tendem a aumentar. 
 Ocorrem contrações musculares nos órgãos próximos aos genitais, como o reto (região anal), a uretra e a bexiga. 
Fase do orgasmo na mulher
 O orgasmo na mulher ocorre quando há liberação de toda a tensão sexual acumulada. 
 A Plataforma Orgásmica (vasocongestão da vulva) sofre uma contração muscular prolongada e espástica de 4 a 5 segundos. 
 Quando o orgasmo acontece, há uma explosão de contrações rítmicas e involuntárias na Plataforma Orgásmica a uma freqüência de aproximadamente 12 vezes, a cada 0,8 segundos. 
Fase de Resolução
 Consiste na sensação de relaxamento muscular e bem-estar geral que ocorre após o orgasmo.
 Na mulher, este período refratário não existe. Pois ela possui capacidade multiorgásmica. Mas se não for estimulada em 10 a 15 minutos os seus órgãos retornam ao normal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais