Buscar

resumo texto " Apontamentos sobre o status cientifico das técnicas projetivas"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNO(A): Greici Fraga Celistre Duarte
DISCIPLINA: Técnicas Projetivas I
PARECER CRÍTICO DO TEXTO APONTAMENTOS SOBRE O STATUS CIENTÍFICO DAS TÉCNICAS PROJETIVAS
Testes e técnicas projetivas podem ser utilizados na avaliação da personalidade e de outros elementos (relações interpessoais, dinâmica familiar) que se mostrem importantes para a compreensão de um sujeito ou de uma situação vivenciada ou percebida por ele. Na leitura de um fenômeno projetivo, deve-se considerar a percepção externa que um indivíduo tem de determinado estímulo, que é influenciada e determinada pelo seu mundo interno.
Essa ideia abre espaço para que as técnicas projetivas sejam utilizadas em outros contextos e não apenas na investigação da personalidade, trazendo dados sobre a forma com que cada sujeito percebe determinadas cenas ou situações. Por isso, concorda-se que a eleição do instrumento que será utilizado em cada situação de avaliação deve ser pautada por três grupos de fatores: 1) Objetivos da avaliação; 2) Orientação teórica e a preparação do avaliador para o uso de determinada técnica e 3) Características do sujeito, como idade e outras peculiaridades. 
Projeção é um termo introduzido na área da psicologia por Freud, para nomear, primeiramente, um mecanismo de defesa, que consiste em atribuir aos outros ou ao mundo externo impulsos e afetos que pertencem ao próprio sujeito. No momento que é possível projetar para o exterior conteúdos inconscientes, o indivíduo pode, através dessa estratégia, ignorar o que é indesejável, protegendo-se de um possível sofrimento ou ansiedade.
O principal objetivo da psicologia projetiva é colocar em evidência o conjunto dos fatores internos, de registro puramente psicológico, intervenientes nas condutas humanas. Quando a psicologia projetiva insiste em uma análise dinâmica e funcional da personalidade, entende-se que ela não se ocupa de segmentos isolados da conduta, mas de técnicas mais complexas. 
São as funções e os processos psicológicos, que compõem a personalidade total de um sujeito, que interessam à psicologia projetiva. As semelhanças existentes entre as diversas técnicas projetivas residem no fato de que todas são reveladoras de material dinâmico, normal ou patológico, através da projeção. Elas possibilitam a avaliação de áreas sadias e patológicas da personalidade.
O referencial psicanalítico oferece uma das possíveis interpretações dos dados de um teste projetivo, mas não a única, e declara, ainda, que aquele que se desvincular da exclusividade psicanalítica na interpretação dos dados será beneficiado e, por consequência, beneficiará o sujeito avaliado. Para sustentar a legitimidade da transferência das técnicas projetivas para outras abordagens teóricas é a ideia de apercepção, que indica o processo pelo qual experiência nova é assimilada e transformada pelo traço da experiência passada.
O status científico das técnicas projetivas é algo sempre discutido, e, ainda, um dilema, pois dados sobre essa validade e a fidedignidade desse tipo de instrumento psicológico são alvos de críticas há várias décadas. Se a maioria das críticas lançadas às técnicas projetivas fundamenta-se em seus resultados pobres de validade e fidedignidade, por que elas ainda são tão populares e usadas com expressiva frequência? Shneidman concorda que algumas vantagens dos testes psicométricos, tais como objetividade, economia e simplicidade, não são totalmente contempladas nas técnicas projetivas, por outro lado, estas últimas valorizam o comportamento do sujeito, que reflete o funcionamento e a estrutura de seu mundo interno único e singular.  
Segundo Villemor-Amaral (2006), apesar de amplamente utilizadas na profissão do psicólogo, as técnicas projetivas apresentam questionamentos em avaliação psicológica quando se fala em precisão, validade e normatização, ou seja, essa dificuldade se dá quanto à origem dos procedimentos utilizados para a obtenção dos resultados. Essas técnicas provem de um enfoque clínico, onde se procura o máximo de informações acerca do indivíduo com o objetivo de diagnosticar e intervir. 
O que diferencia as técnicas projetivas das demais se diz quanto ao modo de expressão ou quanto aos processos psíquicos, bem como da metodologia. Esses instrumentos, apesar de não oferecer uma precisão nosográfica, tem o intuito de apresentar aspectos latentes do sujeito. Os métodos projetivos, destacam-se por identificarem aspectos que certas escalas e inventários não são sensíveis. Por último, vale ressaltar que as técnicas possuem dificuldades metodológicas, mas não podem ser descartadas e carecem de maiores estudos (Villemor-Amaral, 2006).
Referências
Villemor-Amaral, A. E. (2006). Desafios para a cientificidade das técnicas projetivas. In: A. P. Noronha, A. A. Santos, & F. F. Sisto, Facetas do fazer em avaliação psicológica (pp. 163-171). São Paulo: Vetor.

Outros materiais