Buscar

DIREITO CIVIL II caso concreto 02.docx

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL II - CCJ0013 Título SEMANA 2 Descrição Caso Concreto 1 
(CESPE TJ-CE 2012 adaptada) Marina comprometeu-se com Carla a entregar-lhe determinada quantia em dinheiro quando esta terminasse o curso superior. Ao perceber que Carla havia entregue a monografia de conclusão do curso, Marina entregou-lhe o valor prometido. Um mês depois, ela descobriu que Carla ainda não havia terminado o curso. Com base nessa situação hipotética, Marina poderia pedir a restituição do valor? Justifique sua resposta. 
Sim, conforme art. 876 CC, que diz: todo aquele que receber o que lhe não era devido fica obrigado a restituir; Obrigação que incumbe aquele que recebeu dívida condicional antes de cumprir a condição.
Caso Concreto 2 
Considere que no último sábado à noite você foi a um bar com seus amigos para realizar um happy hour. No momento de pagar a conta, voluntariamente, você destinou 10% (dez por cento) de gorjeta ao garçom que lhes atendeu. No entanto, durante a aula de Direito Civil na segunda-feira seguinte, você descobriu que a gorjeta não é devida e não pode ser cobrada. Você, então, pergunta ao seu professor se pode retornar ao bar e pedir ao garçom a restituição dos valores a esse título pagos. O que o seu professor lhe respondeu? Justifique sua resposta explicando a que tipo de obrigação se refere. 
A gorjeta é considerada uma Obrigação natural. Portanto, a gorjeta voluntariamente paga não gera o direito a restituição nos termos do art. 884, CC.
Questão Objetiva 1 
(CEPERJ 2012 - PROCON RJ) No Direito Civil, podem ser classificadas as obrigações sob ótica diversa. Assim, quanto ao modo de execução, elas podem ser consideradas: 
a) de meio 
b) instantânea 
c) condicional 
d) cumulativa 
e) modal 
Questão Objetiva 2 
(TRT 20a. Região - 2004) No tocante à obrigação natural é correto afirmar que: 
a) Há nela elementos "debitum" e "obligatio", segundo a teoria dualista de Brinz do vínculo obrigacional. 
b) Se trata de uma consequência dos contratos bilaterais válidos. 
c) É sempre nula por ilicitude do objeto. 
d) Não encontra previsão no Direito brasileiro. 
e) É inexigível, entretanto, depois de validamente cumprida não enseja repetição.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes