Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL1329_EX_A3_201708047735_V1 
	02/05/2018 01:24:42 (Finalizada)
	Aluno(a): UILLIAN GOMES DOS SANTOS
	2018.1 EAD
	Disciplina: CEL1329 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	201708047735
	 
	Ref.: 201708629521
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	No século XIX, os antropólogos não pesquisavam as novas culturas descobertas. No lugar deles, viajantes eram enviados e lhes enviavam relatos do que tinham visto e, só então, os antropólogos desenvolviam suas teorias. Essa forma de pesquisar ficou conhecida como:
		
	
	Modelo de teleantropologia
	
	Teoria do não campo
	 
	Antropologia de gabinete
	 
	Escola da antropologia antiga
	
	Teoria pragmática
	
	 
	Ref.: 201708674284
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A partir da constatação de que todos os seres humanos são membros de uma mesma espécie, as diferenças de comportamento entre os grupos são justificadas como:
		
	
	As diferenças de comportamento entre os grupos humanos é uma evidência de que não se trata de uma espécie única. As diferentes etnias surgiram em épocas e locais distintos, por isso é possível afirmar que alguns grupos evoluíram mais que outros.
	 
	A humanidade é composta de diversas espécies em diferentes etapas de desenvolvimento do processo evolutivo. Deste modo, cada sociedade pode ser classificada e inserida em um contínuo, que vai das mais atrasadas e simples às mais adiantadas e complexas.
	
	O ser humano é, entre os animais, o ser mais evoluído, razão pela qual é superior aos demais. Esta superioridade implica na padronização dos comportamentos humanos.
	 
	A diferença de comportamentos entre os grupos humanos se deve a diferenciação dos padrões culturais produzidos pela humanidade.
	
	Não é correto separar aspectos naturais dos aspectos culturais do ser humano. A humanidade só pode ser compreendida pela sua unidade biológica, que tende a padronizar os comportamentos.
	
	 
	Ref.: 201708287907
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O primeiro papel que o índio representa é no descobrimento do Brasil; no segundo momento na catequese sendo colocado com uma criança e no terceiro momento, o corajoso, altivo, cheio de amor à liberdade. Assim essas sutilezas, violências, persistências são situações que podem ser tratadas com alguma hostilidade ou estranheza por quem não pertence àquelas culturas.Neste caso, identificamos como sendo exemplo de:
		
	
	culturalismo
	
	preconceito
	 
	etnocentrismo
	
	revitalização
	
	socialização
	
	 
	Ref.: 201708316359
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em determinada localidade do Rio de Janeiro, ocorreu processo administrativo de demarcação de Parque Nacional, com consequente determinação do Plano de conservação e manejo, além de desapropriações e retirada das populações locais residentes. Inconformados com a decisão da autoridade administrativa, determinado grupo identitário cultural de pescadores artesanais foi orientado por turistas a ajuizar ação judicial com o intento de anular o ato de desapropriação. Ocorreu, em sede recursal, reforma da decisão judicial original, com Acórdão motivado pela necessidade de ampliação dos pontos de vista morais, para além do ethos concreto de determinada comunidade ou da interpretação de mundo articulada em determinada tradição ou forma de vida, considerando "a importância da forma cultural das relações afetivas desse grupo àquele lugar (sua paixão pelo lugar) como fundamento lógico-cognitivo de sua cultura e identidade coletiva", argumentando ainda pela importância da participação desse grupo na definição das práticas de manejo naquela Unidade de Conservação, considerando as práticas tradicionais de manejo que historicamente esse grupo tem se utilizado na conservação daquele lugar. Considerando a motivação da decisão judicial acima descrita, é correto afirmar tratar-se:
		
	 
	relativismo cultural
	
	iluminismo cultural
	 
	mera hermenêutica jurídica, sem argumentos de raiz cultural
	
	etnocentrismo cultural
	
	absolutismo cultural
	
	 
	Ref.: 201708127733
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	"Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo de tomar como certa a superioridade de sua cultura"; "Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas"; "A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica"; "Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo". Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre o tema, considera-se etnocêntrica a seguinte alternativa:
		
	 
	Os heterossexuais possuem uma padrão moral superior aos gays, pois podem constituir famíla.
	 
	O crescimento do PIB argentino tem sido muito superior ao do brasileiro nos últimos quatro anos.
	
	Não gosto de música sertaneja e de pagode.
	
	Acredito fervorosamente em minha religião.
	
	A produtividade da mão-de-obra haitiana é inferior à da chilena.
	
	 
	Ref.: 201708922813
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Diz respeito a diversidade cultural:
		
	
	Diz respeito a seguir uma cultura, tida como ideal, para o desenvolvimento da sociedade local.
	 
	Refere-se a multiplicidade de formas de ver, sentir e se inserir no mundo, sendo a convivência de diferentes formas de agir, de padrões culturais e de estilos de vida.
	
	Diz respeito a cada localidade adotar uma cultura específica e restrita.
	 
	Diz respeito a estabelecer uma cultura central, como um padrão, para a partir da qual, poder ser comparadas diferentes culturas e estabelecida uma hierarquia, da mais desenvolvida para a menos.
	
	Significa a tendência a uma cultura única, influenciada fortemente por culturas mais desenvolvidas.
	
	 
	Ref.: 201708636058
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para entendermos uma cultura devemos considerer um hábito ou costume no contexto em que foi produzido, já que a atividade humana individual deve ser analisada segundo a cultura que esteja inserida. Assim, cada cultura tem sua lógica própria e deve ser pensada a partir dessa lógica. Esta postura é denominada pela Antropologia de:
		
	
	Etnocentrismo
	
	Diversidade cultural
	 
	Antropologia de gabinete
	
	Prática etnográfica
	 
	Relativismo cultural
	
	 
	Ref.: 201708659851
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O etnocentrismo é um dos conceitos mais importantes no debate antropológico. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que melhor define o etnocentrismo.
		
	 
	Chamamos uma postura de etnocêntrica quando a alteridade cultural é medida como ¿melhor¿ ou ¿pior¿ de acordo com os padrões culturais do observador.
	
	O etnocentrismo consiste na análise da sociedade a partir das propostas marxistas.
	
	O etnocentrismo consiste na análise da sociedade a partir das propostas durkheimianas.
	 
	O etnocentrismo consiste em um comportamento antropológico comprometido com o reconhecimento respeitoso à alteridade cultural.
	
	O etnocentrismo consiste na análise da sociedade a partir das propostas weberianas.

Outros materiais