Buscar

CONSULTORIA INTERNA DE RH AV3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0082_AV3_201102227927 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV3
	Aluno: 
	Professor:
	SILVANIO AZEVEDO DA CUNHA
	Turma: 9017/Q
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 05/07/2014 13:10:00
	
	 1a Questão (Ref.: 201102347127)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo que melhor expressa o desenvolvimento de uma consultoria organizacional é:
		
	
	O produto de integração de 4 tipos de know-how: O Consultor com seu conhecimento técnico, o cliente com seu conhecimento do negócio ,a empresa e o consumidor
	 
	O poder de influência que consultor exerce no sentido de mudar ou de solucionar uma determinada situação-problema, propondo as correções ou melhorias adequadas nos processos, nos procedimentos e nos produtos e serviços elaborados.
	
	Através de projetos elaborados de acordo com os processos diagnosticados levando em pouca consideração as necessidades específicas do cliente
	
	Pessoa física ou jurídica voltada para o tratamento organizacional de empresas de segmentos de atuação, tamanhos e níveis de complexidade específicos
	
	Uma atividade profissional voltada para o tratamento exclusivo dos problemas estruturais e comportamentais da organização empresarial em seus diferentes segmentos de atuação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102347158)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para os propósitos do IBCO(¿ INSTITUTO BRASILEIRO DOS CONSULTORES DE ORGANIZAÇÃO DO CONSULTOR ORGANIZACIONAL),entende-se por Consultoria de Organização a atividade:
		
	
	De cooperar com outras empresas do País ou estrangeiras, na prestação de serviços especializados de consultoria
	
	De mapeamento e reengenharia de processos de negócios integrando serviços de alta qualidade
	
	De fomento a pesquisa e de desenvolvimento de instrumentos e técnicas de administração e produção de programas de treinamento adequados às necessidades de uma empresa
	 
	Exercida individualmente, ou através da direção técnica de empresas compostas de profissionais com formação adequada para essa atividade, dedicadas à prestação desses serviços especializados para terceiros
	
	De prestação de serviços especializados para terceiros feita coletivamente por consultores com formação adequada para essa atividade
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102490283)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Não cabe apenas aos consultores internos de RH as responsabilidades sobre a conduta e aos resultados da gestão dos recursos humanos nas organizações. Entendemos que há necessidade de que a área de RH proceda à cuidadosa análise do nível de maturidade da cultura organizacional para a aceitação da mudança de enfoque, que representa a descentralização da execução das políticas e procedimentos da gestão de pessoas através das áreas funcionais da empresa. Portanto, os principais responsáveis pela gestão dos recursos humanos das organizações são:
		
	
	os consultores internos de RH, pois cabe a eles identificar, mapear, compreender e propor soluções para os problemas das organizações.
	
	aqueles dirigentes que decidem se envolver pessoalmente com a gestão de RH, não necessitando que todos os dirigentes se envolvam, para garantir que os objetivos organizacionais sejam alcançados.
	
	os dirigentes da organização que devem exercer suas autoridades hierárquicas garantindo o correto e efetivo cumprimento das diretrizes e parâmetros de produtividade.
	
	os próprios empregados que devem assumir responsabilidades e autoridades para exercer suas funções com efetividade.
	 
	os gestores, ou às gerências, de áreas que devem efetivamente administrar os recursos humanos sob sua supervisão e liderança, consoantes com as diretrizes emanadas da área de RH.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102488159)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Manoel, profissional qualificado, atua de forma independente, ou seja, sem vínculo empregatício com a organização-cliente, para a realização de consultoria em um determinado projeto, dispondo de escritório próprio. Assinale o tipo de consultoria que Manoel desenvolve:
		
	
	Consultoria abrangente.
	
	Consultoria exclusiva.
	
	Consultoria específica.
	
	Consultoria associada.
	 
	Consultoria autônoma.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102489436)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assim como um gestor de RH, um Consultor Interno de RH precisa de sólidos conhecimentos sobre a moderna gestão de pessoas. Contudo, isto não basta. Marque a opção INCORRETA sobre o que mais o CI de RH precisa conhecer/dominar:
		
	
	Conhecimentos sobre a Administração Empresarial.
	
	Habilidades de Análise e Solução de Problemas.
	
	Sólidos conhecimentos sobre a organização.
	
	Habilidades de Interação Social.
	 
	Ter sólidos conhecimentos sobre a organização não é tão necessário assim, já que suas habilidades e atitudes é que mais importam na sua atuação.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102485733)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das Fases de Implantação da Consultoria Interna é caracterizada pela pesquisa inicial de práticas em outras organizações, através da participação em grupos informais de RH e associações de classe. Estamos falando da fase de:
		
	
	Acompanhamento Constante
	
	Certificação
	 
	Benchmarking
	
	Job Rotation
	
	Conscientização
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102347066)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na visão de Orlickas a área de RH, para efetivamente conquistar seu espaço junto à direção da organização proporcionando ao cliente interno produtos e serviços inéditos, identificando necessidades, aprendendo a gerir suas questões de forma global, identificando ferramentas para moldar e mudar a cultura da organização, aprendendo a expandir informações e conhecimentos, ou seja, antecipar tendências e ser pró-ativo. Esta postura ela compara, similarmente, a atuação da área de:
		
	
	Engenharia Florestal
	 
	Atendimento ao Público
	
	Responsabilidade Social
	 
	Marketing
	
	Finanças
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102347049)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve o ORÇAMENTO a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Investimento na valorização das competências e do Capital Intelectual visando que os objetivos e metas operacionais sejam atingidos
	
	Capacitação dos funcionários de RH para que possam cumprir a legislação trabalhista e alocar pessoal conforme orientação da chefia imediata
	
	Investimento prioritariamente em programas e cursos voltados para a formação educacional do funcionário a fim de cumprir as rotinas operacionais
	
	Investimento em maquinário e tecnologia prioritariamente a fim de gerar a necessidade de desenvolvimento de pessoal
	 
	Capacitação e desenvolvimento é investimento voltado para o funcionário tornar-se um diferencial contributivo para o alcance dos objetivos organizacionais
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102347183)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O conceito de competência pode ser pensado como conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (isto é, conjunto de capacidades humanas) que justificam um alto desempenho, acreditando-se que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e personalidade das pessoas. Em relação as competências do consultor interno de Rh, pode-se dizer mais certamente que:
		
	
	Os conhecimentos em negociação empresarial são fundamentais para tornar-seum solucionador de problemas
	
	Deverá ter sólidos conhecimentos sobre a moderna gestão de RH.
	 
	Todos os saberes são essenciais no exercício da consultoria profissional de organização empresarial tanto externa como interna
	 
	As habilidades e atitudes apresentadas pelo consultor interno de RH no exercício de seu papel são tão ou mais importante quanto os conhecimentos.
	
	Ele deverá ter sólidas metodologias de trabalho e conhecimentos sobre a administração empresarial
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102346984)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A utilização de um consultor externo gera inúmeras vantagens exclusivas para a organização, considerando a possibilidade de contratação do consultor interno. Dentre as quais, podemos citar como principais vantagens do consultor externo:
		
	 
	Maior experiência e conhecimento diversificado, porque ele pode realizar o mesmo tipo ou natureza de trabalho em diferentes ramos de atividade em várias organizações.
	
	Participação efetiva no processo como um todo, pois faz parte da organização e participa e acompanha o planejamento e implantação do processo.
	
	Facilidade para corrigir eventuais desvios ou avaliar o desempenho e os resultados haja vista sua presença constante na organização.
	
	Maior acesso as pessoas e grupos da organização, facilitando a comunicação e o processo de implantação por trabalhar na organização.
	
	Alto grau de conhecimento dos aspectos e fatores informais existentes na organização, que são alavancadas ou retardantes das ações e resultados precisos e reais.

Outros materiais