Buscar

Desenvolvimento humano: genética e ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CEL0039_SM_201703205278 V.1 
	Aluno(a): RACHEL MAYUMI DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201703205278
	Desemp.: 0,3 de 0,5
	02/05/2018 09:46:12 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201706105206)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Leia o seguinte relato e responda ao que se pede: No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo¿. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron Acesso em 20/08/2012, às 11h. Esse relato se refere ao Garoto Selvagem e sua condição física e psicológica no momento em que foi encontrado. Um drama que nos convida a refletir sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Sendo assim, das alternativas abaixo, assinale a única correta que explica como a genética influencia o desenvolvimento humano.
		
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica e genética.
	 
	Todos os comportamentos humanos são previstos geneticamente, pois fazemos parte do mais desenvolvido grupo de mamíferos e estamos bastante adaptados a essa condição social.
	
	O padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo, pois há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
	 
	A genética é um fator importante, mas que deve estar relacionado com toda a influência sócio-cultural que o sujeito recebe no seu desenvolvimento, pois os fatores interagem e se influenciam reciprocamente.
	
	A genética não tem qualquer importância no desenvolvimento humano , pois ele é resultante de uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, que só será bem sucedida se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201706105123)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O conhecimento dos períodos de desenvolvimento humano é fundamental na Educação Infantil. Segundo o epistemólogo Jean Piaget, os quatro grandes períodos de desenvolvimento são:
		
	
	Período Sensório-motor, Período do Pensamento Pré-Operatório, Período do Pensamento Crítico e Período do Pensamento Formal.
	
	Período do Pensamento Lógico, Período do Pensamento Abstrato, Período do Pensamento Crítico e Período do Pensamento Reflexivo.
	
	Período Sensório-motor, Período Operatório, Período do Pensamento Crítico e Período do Pensamento Formal.
	
	Período Sensório-lógico, Período Reflexivo, Período Formal e Período Crítico.
	 
	Período Sensório-motor, Período do Pensamento Pré-Operatório, Período das Operações Concretas e Período das Operações Formais ou Abstratas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201706105207)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Um site noticia diz que Em pleno século 21, uma família vivia isolada dentro de uma caverna. Falam sobre a família Rosales, que criava seus quatro filhos numa caverna na Colômbia. As crianças foram encontradas sujas, desnutridas e em estágio precário de comunicação, pois emitiam alguns grunhidos que não faziam parte da língua nativa. Das alternativas abaixo, marque a única que responde corretamente sobre qual o impacto que isolamento social para o desenvolvimento de seres humanos, tendo como suporte teórico o interacionismo.
		
	
	Não há qualquer impacto sobre o desenvolvimento, pois na concepção interacionista não há supremacia de um elemento sobre outro, ou seja, a hereditariedade é mais importante que a cultura na definição dos caracteres que serão amadurecidos no desenvolvimento do sujeito.
	
	Todo o impacto negativo sob o desenvolvimento das crianças que foram encontradas na caverna, tem relação com a falta de alimentação adequada e com as precárias condições de saúde que apresentavam.
	
	Não houve impacto algum, pois o padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo. Há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
	 
	Houve um impacto significativo, pois para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica.
	 
	Houve um impacto negativo para o desenvolvimento, pois a concepção interacionista vai compreender o desenvolvimento humano como sendo uma relação dialética entre fatores internos e externos ao sujeito, um tendo influência sobre o outro. A falta de estímulo social e linguagem afetou o desenvolvimento.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201706105346)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com as fases do desenvolvimento sexual, descritas por Freud, em qual delas a zona de erotização é boca?
		
	 
	fase oral
	
	fase anal
	
	fase de libido
	
	fase genital
	
	fase fálica
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201706105344)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um ratinho foi colocado na ¿caixa de Skinner¿ ¿ um recipiente fechado no qual encontrava apenas uma barra. Esta barra, ao ser pressionada por ele, acionava um mecanismo que lhe permitia obter uma gotinha de água, que chegava à caixa por meio de uma pequena haste. Este experimento se refere a um condicionamento por:
		
	
	reforço negativo
	
	punição negativa
	
	extinção
	 
	reforço positivo
	
	punição

Outros materiais