Buscar

Análise do filme: O Rosário Sagrado de Arthur Bispo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise do filme: O Rosário Sagrado de Arthur Bispo
Quais são os comportamentos do Bispo?
No vídeo, o Bispo demonstrava calma, carinho pelas pessoas e o ambiente em que vivia propiciava para que ele demonstrasse seus sentimentos confortavelmente. Não falava muito mas por ser muito criativo a espontaneidade nos seus atos fica clara. Também apresentava comportamentos delirantes, alucinações, os pensamentos, discursos e comportamentos motores eram desorganizados.
Qual o transtorno mental que ele tinha? Justifique sua resposta com base no DSM- V.
 Espectro da Esquizofrenia
Definição: Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, 5ª edição (2013), (DSM V), o espectro dei esquizofrenise inclui esquizofrenia, outros transtornos psicóticos e transtorno da personalidade esquizotímica. Esses transtornos são definidos por anormalidades em um ou mais dos cinco domínios a seguir: delírios, que são crenças fixas, não passíveis de mudança à luz de evidências conflitantes; alucinações, experiências semelhantes à percepção que ocorrem sem um estímulo externo; pensamento (discurso) desorganizado; comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal (incluindo catatonia) e sintomas negativos. 
Caracteristicas Gerais: Delírios: são crenças fixas, não passíveis de mudança à luz de evidências conflitantes. Seu conteúdo pode incluir uma variedade de temas (p. ex., persecutório, de referência, somático, religioso, de grandeza). Delírios persecutórios (crença de que o indivíduo irá ser prejudicado, assediado, e assim por diante, por outra pessoa, organização ou grupo) são mais comuns. Delírios de referência (crença de que alguns gestos, comentários, estímulos ambientais, e assim por diante, são direcionados à própria pessoa) também são comuns. Delírios de grandeza (quando uma pessoa crê que tem habilidades excepcionais, riqueza ou fama) e delírios erotomaníacos (quando o indivíduo crê falsamente que outra pessoa está apaixonada por ele) são também encontrados. Delírios niilistas envolvem a convicção de que ocorrerá uma grande catástrofe, e delírios somáticos concentram-se em preocupações referentes à saúde e à função dos órgãos. Delírios são considerados bizarros se claramente implausíveis e incompreensíveis por outros indivíduos da mesma cultura, não se originando de experiências comuns da vida.
Alucinações: são experiências semelhantes à percepção que ocorrem sem um estímulo externo. São vividas e claras, com toda a força e o impacto das percepções normais, não estando sob controle voluntário. Podem ocorrer em qualquer modalidade sensorial, embora as alucinações auditivas sejam as mais comuns na esquizofrenia e em transtornos relacionados. Alucinações auditivas costumam ser vividas como vozes, familiares ou não, percebidas como diferentes dos próprios. As alucinações devem ocorrer no contexto de um sensório sem alterações; as que ocorrem ao adormecer (hipnagógicas) ou ao acordar (hipnopômpicas) são consideradas como pertencentes ao âmbito das experiências normais. Em alguns contextos culturais, alucinações podem ser elemento normal de experiências religiosas.
Desorganização do pensamento (discurso): costuma ser inferida a partir do discurso do indivíduo. Este pode mudar de um tópico a outro (descarrilamento ou afrouxamento das associações). As respostas a perguntas podem ter uma relação oblíqua ou não ter relação alguma (tangencialidade). Raras vezes, o discurso pode estar tão gravemente desorganizado que é quase incompreensível, lembrando a afasia receptiva em sua desorganização linguística (incoerência ou "salada de palavras"). Uma vez que o discurso levemente desorganizado é comum e inespecífico, o sintoma deve ser suficientemente grave a ponto de prejudicar de forma substancial a comunicação efetiva. 
Comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal: pode se manifestar de várias formas, desde o comportamento "tolo e pueril" até a agitação imprevisível. Os problemas podem ser observados em qualquer forma de comportamento dirigido a um objetivo, levando a dificuldades na realização das atividades cotidianas. Comportamento catatônico é uma redução acentuada na reatividade ao ambiente. Varia da resistência a instruções (negativismo), passando por manutenção de postura rígida, inapropriada ou bizarra, até a falta total de respostas verbais e motoras (mutismo e estupor). Pode, ainda, incluir atividade motora sem propósito e excessiva sem causa óbvia (excitação catatônica). Outras características incluem movimentos estereotipados repetidos, olhar fixo, caretas, mutismo e eco da fala.
Sintomas negativos: respondem por uma porção substancial da morbidade associada à esquizofrenia, embora sejam menos proeminentes em outros transtornos psicóticos. Dois sintomas negativos são especialmente proeminentes na esquizofrenia: expressão emocional diminuída e avolia. Expressão emocional diminuída inclui reduções na expressão de emoções pelo rosto, no contato visual, na entonação da fala (prosódia) e nos movimentos das mãos, da cabeça e da face, os quais normalmente conferem ênfase emocional ao discurso. A avolia é uma redução em atividades motivadas, autoiniciadas e com uma finalidade. A pessoa pode ficar sentada por períodos longos e mostrar pouco interesse em participar de atividades profissionais ou sociais. Outros sintomas negativos incluem alogia, anedonia e falta de sociabilidade. A alogia é manifestada por produção diminuída do discurso. A anedonia é a capacidade reduzida de ter prazer resultante de estímulos positivos, ou degradação na lembrança do prazer anteriormente vivido. A falta de sociabilidade refere-se à aparente ausência de interesse em interações sociais, podendo estar associada à avolia, embora possa ser uma manifestação de oportunidades limitadas de interações sociais.
Qual foi a conduta da estagiária de Psicologia?
A estagiária Rosangela Maria Magalhães promovia atividades em grupos das quais o Bispo nunca participou. Um dia Bispo perguntar a estagiária ‘qual a cor do meu semblante?’ com a intenção de perguntar a cor de sua alma, ela o descreveu da forma com que ele estava vestido: o uniforme azul do manicômio, o Bipo insatisfeito pediu ela retornar outro dia outro dia. A partir disso a relação foi modificando Arthur começou a permitir as visitas de Rosangela. Contando seus delírios como missões divinas, onde a terapeuta ouvia, respeitava e tentava trazer esses delírios para a realidade, com o tempo ela foi tentando leva-lo para as terapias em grupo, porém sem sucesso. Este passou a inclui-la em seus delírios vendo ela como a virgem Maria.
A inserção em um manicômio ou clínica psiquiátrica é uma estratégia que beneficia a pessoa com transtorno mental? Justifique sua resposta a partir de um artigo cientifico e do vídeo.
A prática da inserção de pessoas com problemas mentais em manicômios, hospícios e clinicas psiquiátricas não é um modelo efetivo e benéfico para o tratamento desses indivíduos. Conforme observado, as condições vividas por Arthur Bispo dentro do Hospital Psiquiátrico Colônia Juliano Moreira eram precárias, conforme Cardoso, et. al. (2013) desde a idade média as pessoas que possuíam transtornos mentais, - vulgarmente chamadas de “loucas”- eram considerados inferiores aos demais, fazendo com o que a sociedade utilizasse maneiras de controlar e isolar tais indivíduos, assim, conforme o passar dos anos foram desenvolvidos locais institucionalizados para serem deixados pessoas com tais transtornos, esses locais as encarceravam e usavam métodos rudimentares no tratamento do doente; Métodos esses que, de fato, traziam ao paciente internado a violação de seus direitos como indivíduo e a reclusão do mesmo na sociedade.
No vídeo se faz a menção ao eletrochoque e a lobotomia como tratamento ao doente, técnicas essas, que visavam o controle dos indivíduos. No entanto, podemos dizer que algo eficaz e benéfico para o sujeito doente não é sua internação, isolamento e nem o viver em situações de precariedade, mas sim, o ficar com sua família tendoacompanhamento psiquiátrico e psicológico, visando a integralidade do indivíduo como ser biopsicossocial. 
Com isso, podemos fazer menção a luta antimanicomial que se deu após a Reforma Psiquiátrica, que propõe “novas práticas terapêuticas aos indivíduos com transtornos mentais, e defesa aos direitos humanos dos mesmos, lutando por uma atenção digna dos serviços de saúde e buscando mudar o status social que a loucura possui” (CARDOSO, Et. al, 2013; p. 113). Assim, quebrando os pré-conceitos e velhos paradigmas em relação à loucura, usando o conhecimento cientifico de diversas áreas do saber para o tratamento do indivíduo, ou seja, utilizando de práticas interdisciplinares.
Concluímos assim, que a forma mais eficaz e humanizada de tratar o sujeito portador de transtorno mental é visando a sua integralidade na sociedade, pois apenas trancafiar esse indivíduo e submetê-lo a condições precárias e vexatórias é desconsiderar o ser humano que ele é, e os direitos que o mesmo possui. 
Cardoso, Daiani Apolinário, et al. "A PSICOLOGIA E A LUTA POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS." Revista Técnico Científica do IFSC 1.5 (2013); Pág. 111-120. 
O que o Bispo ensinou e qual foi a repercursão de sua história?
Arthur Bispo do Rosário foi um artista vivendo entre realidade e delírio, arte e vida. Nos trazendo em sua história uma visão diferente dos ditos “loucos/anormais”, os quais são deixados de lado pela sociedade, desconsiderados na época, desconsiderando também suas histórias, seus sentimentos e opiniões, e o Bispo, que mesmo com uma doença mental, fez tantas obras de arte reconhecidas internacionalmente, transcendeu, falou através de sua arte, relevando a relação sujeito-objeto. O bispo viveu a maior parte de sua vida em um hospício, lá passou por diversas situações, dentre elas um momento de transição do sistema manicomial. Com sua história podemos agregar conhecimento e valores, assim como pesquisadores que tinham ele como um (objeto de estudo).
Tendo grande repercussão dentro e fora de nosso país inspirando documentários, livros, exposições e inclusive um filme.

Outros materiais