Buscar

Argumentos em caso de lesão corporal em banco

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resposta caso concreto 07.
Argumento de oposição: Embora João Adriano tenha afirmado que levou uma rasteira e em seguida um tiro no momento em que estava esperando o amigo que o acompanhava passar pela porta giratória, certamente ele não se encontrava calado, e sim insultando verbalmente o vigia, provocando- o para tomar a atitude que tomou.
Argumento de Causa e Efeito: A conduta criminosa do vigia certamente foi provocada pelos insultos desferidos por João Adriano quando não conseguia transpor a porta giratória do Banco, levando o vigia a perder o controle e disparar o tiro que o atingiu de raspão.
Argumento de Analogia: Ainda que o vigia tenha sido insistente insultando pelo cliente, não poderia perder a cabeça em momento algum, pois pressupõe-se que os funcionários que trabalhem em estabelecimentos de atendimento ao público devam estar preparados para suportar pressões das mais diversas sem perder o auto controle. Há entendimento jurisprudencial que, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor há responsabilidade objetiva de indenização por parte do Banco, independente de culpa. E se enquadra no código penal por:
Lesão corporal
Art. 129 do CP: Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:
Pena - detenção, de três meses a um ano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais