Buscar

Avaliação Parcial PS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação Parcial: SDE0642_SM_201704033209 V.1  POLITICA SOCIAL
	Aluno(a): DELAINE APARECIDA DA ROSA
	Matrícula: 201704033209
	Acertos: 7,0 de 10,0
	Data: 02/05/2018 09:13:39 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201704173302)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Pereira (2001) destaca três modelos de organização do Estado a partir do século XX decorrentes das transformações da Questão social. São eles:
		
	
	O Estado de Acumulação, o Estado Liberal e o Estado Articulado
	 
	O Estado Liberal, o Welfare State e o Estado Neoliberal.
	
	O Estado Narcisista, O Estado Liberal e o Welfare State
	
	O Estado Neoliberal, o Estado de Pobreza e o Estado Ampliado
	
	O Estado de Bem-Estar, o Estado Nacional e o Estado Neoliberal
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705157222)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A______________ é o conjunto de ações e iniciativas públicas e/ou privadas e realizadas pela sociedade civil organizada, com o objetivo de garantir as necessidades básicas da população.
		
	
	Nenhuma resposta acima
	
	Política Pública
	
	Política de Estado
	
	Política de Governo
	 
	Política Social
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705128934)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Estado do Bem-estar também é conhecido por sua denominação em inglês, Welfare State. Os termos servem basicamente para designar o Estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos. Assinale a alternativa incorreta sobre o Welfare State: 
		
	
	A crise capitalista instaurada na década de 1970 com o declínio dos índices de crescimento, o aumento da inflação, e a queda dos regimes socialistas do leste europeu propiciaram um retrocesso das intervenções do Estado de Bem Estar.
	
	Intervenção estatal no conflito das relações de capital e trabalho se deram com a pressão da classe trabalhadora no final do século XIX. .
	 
	Welfare State é originário nos países europeus, no período da Revolução Industrial, quando a Igreja irá pressionar o Estado a garantir seguro acidente de trabalho, abono familiar ou salário família, seguro desemprego e auxílio-funeral, dentre outros benefícios
	
	Welfare State diz respeito à intervenção estatal propiciando o bem estar social.
	
	O Welfare State é originário da Inglaterra e não foi incorporado por todos os países europeus. Na Alemanha o termo utilizado para conceituar a intervenção estatal é Sozialstaat( Estado Social).
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704239621)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	------------------------------------é realizada através de um conjunto integrado de iniciativas públicas, privadas e da sociedade civil, visando garantir as necessidades básicas.
		
	 
	Política Social
	
	Política de Estado
	
	Política Pública
	
	Política Partidária
	
	Política de Governo
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704173250)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Por seu impacto sobre a cidadania social, a política social acaba por apresentar consequências relevantes para as demais dimensões da cidadania. Analise os enunciados abaixo e indique a resposta errada:
		
	
	A cidadania política se define como o direito de influir nas decisões sobre os destinos coletivos mediante participação direta no exercício do poder ou por intermédio das instituições representativas dos governos local e nacional
	
	As liberdades de ir e vir, de firmar contratos, inclusive contratos de trabalho, de possuir, dispor e transacionar propriedades, de ter opiniões e crenças e expressá-las são manifestações de cidadania política.
	
	A cidadania social ao mesmo tempo depende e reforça os direitos individuais, fornecendo uma base para a expansão de uma dimensão da cidadania, a civil, que equaliza as pessoas diante da lei, independentemente de seu status.
	
	A cidadania social compreende o conjunto de direitos e obrigações que possibilita a participação igualitária de todos os membros de uma comunidade nos seus padrões básicos de vida
	 
	O mercado ao mesmo tempo depende e reforça os direitos individuais, fornecendo uma base para a expansão de uma dimensão da cidadania, a civil, que equaliza as pessoas diante da lei, independentemente de seu status.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201704251198)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como forma de organização, Welfare State teve sua origem na Crise de 29, baseado na concepção dos direitos sociais indissociáveis ao cidadão. Todo o indivíduo tem direito a bens e serviços a fim de garantir seu bem-estar e sua "felicidade" (ROUSSEAU, XVIII), como por exemplo: educação, assistência médica, auxílio desemprego... Embora atualmente este modelo esteja em desuso, a concepção moderna de Estado providência destaca que a economia é responsabilidade do mercado e o governo :
		
	
	Assegura o investimento na Educação.
	
	Distancia-se das políticas sociais.
	
	Preserva o direito do mercado.
	
	Mantém o controle do setor se serviços.
	 
	Provê as condições sociais e de segurança.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201704173273)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O Capitalismo foi um dos principais estimuladores para a consolidação de Políticas Sociais em muitos países. No Brasil, porém, Políticas Sociais propriamente ditas só foram estabelecidas muito tempo depois da implantação do capitalismo. Baseado nessa afirmação marque a resposta correta.
		
	
	Até hoje, não há registros de políticas sociais que tenham sido implantadas no Brasil
	
	Políticas sociais sempre foram adotadas no Brasil, desde a época do Brasil colônia.
	
	Antes da implementação de Políticas Sociais não havia no Brasil nenhum tipo de medida em prol da classe trabalhadora
	 
	Antes da implantação de Políticas Sociais no Brasil existiam obras de caráter filantrópico, baseado nos princípios de caridade da igreja católica, mas que tinham por objetivo o controle da massa.
	 
	Antes da implantação de Políticas Sociais no Brasil, a igreja católica promovia ações visando apenas o bem estar social dos trabalhadores, com o apoio do governo.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201704173275)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A questão social é resultado das contradições entre capital e trabalho, cujas expressões constituem o objeto de trabalho do Serviço Social. Na contemporaneidade, pode ser indicada como elemento das novas configurações da questão social:
		
	 
	as garantias de direitos conquistados, historicamente, em razão do acesso aos padrões de proteção social a todos os cidadãos, em especial aos mais vulneráveis.
	
	os padrões de proteção social apenas para os trabalhadores que se consolidaram como assalariados.
	
	as garantias de direitos conquistados, historicamente, em razão do acesso aos padrões de proteção social a todos os cidadãos, em especial os menos vulneráveis socialmente.
	
	a proteção social privada e a diminuição do acesso a políticas públicas.
	 
	os padrões de proteção social dos trabalhadores e de segmentos mais vulneráveis socialmente.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201704287094)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As concepções políticas e sociais mudaram várias vezes ao longo da história, no contexto mundial. Podemos dividir simbolicamente esses períodos em dois grandes eixos:
		
	
	Antes de depois de 1993
	
	Antes de depois de 1036
	
	Antes e depois de 2004
	 
	antes e depois da crise de 1929
	
	Antes de depois de 1988
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201704612198)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre a Reforma do Estado é correto afirmar:
		
	 
	Foi uma estratégia promovida por grupos políticos no início dos anos 1980 no intuito de conter a crise capitalista e aumentar as taxas de lucro;
	 
	todas as alternativas estão corretas;
	
	Foi uma estratégia para reduzir a desigualdade social;
Promoveu a distribuição da riqueza socialmente produzida;
	
	Foi uma reforma que garantiu os direitos sociais;
	
	
	Gabarito Coment.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais