Buscar

Trabalho casos de farmacologia

Prévia do material em texto

Nome: Julia Freitas Noleto
RGM: 1409841
Disciplina: Farmacologia
Professor: Rodrigo Fonseca
		Casos Clínicos Antidiabéticos E Antiinflamatórios
metformina apresenta um gosto metálico, mas que espontaneamente desaparecee deve ser administrado com alimento para não causar a irritação do TGI.
O paciente apresentou quadro de hipoglicemia devido a corrida que proporciona a aceleração metabolismo e o aumento do efeito farmacológico da insulina.
A utilização do corticoesteróide leva a imunossupressão aumentando o risco de infecções.A candida pode ser oportunista espera sistema imunológico fique comprometido para ter a candidíase.
Metformina pertence ao grupo das biguanidas é um anti-hiperglicemiante que aumenta a sensibilidade à insulina pelos tecidos e a captação de glicose pelas células.
Glicazida pertence ao grupo das sulfoniluréiasde segunda geração é um hipoglicemiante que estimula o pâncreas na produção de insulina através da inibição dos canais de potássio e a abertura de canais de cálcio.
Para auxiliar na redução de glicemia é indicada ao paciente a insulina NPH de ação intermediária.
O paciente apresentou síndrome de Reye relacionada ao quadro viral como gripe, catapora, e o uso de salicilatos como Ácido Acetilsalicílico (AAS) acomete fígado e cérebro, a criança pode ter tido contato com medicamento por meio do leite materno.
Ácido Acetilsalicílico, AINES do grupo salicitados. É um antipirético, analgésico e anti-inflamatório, é um inibidor irreversível da cicloxigenase. A posologia usual a ser administrada para tratamento da dor, inflamação e febre é de cerca de 1000mg e 100 até 300mg por dia de AAS, para prevenção de acidentes trombo embólicos. É indicado o uso com alimento. Principais efeitos adversos Rash cutâneo, gastrite, náuseas, tonteiras e vômitos.
Os glicocorticóide inibem a fosfolipase através da enzima lipocortina.
Efeitos adversos:
Obesidade, Hiperglicemia através do aumento da produção de glicose e diminuição da sua captação e utilização. Perda de massa óssea devido à inibição da função dos osteoblastos. Atrofia e fraqueza muscular através do aumento da quebra de proteína. Diminuição do sistema imunológico, dando espaço a doenças oportunistas.

Outros materiais