Buscar

trabalho de matematica

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
42 FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA	�
42.1 Concepções crítica e positivista da escola	�
2.2 A escola como local de acesso a cultura, formação cidadã e inclusão..................5
73 CONCLUSÃO	�
8REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende explicar a atuação da escola nos dias de hoje, analisando qual a função da escola na sociedade, se ela está desempenhando o seu papel social, se está levando o acesso a todos sem distinção, sobre a importância da escola como um acesso à cultura e de formação cidadã e inclusão.
Apesar das transformações sofridas no decorrer da história, a escola representa uma instituição que a humanidade elegeu para socializar o saber.
função social da escola
No artigo “função social da escola e organização do trabalho pedagógico”, que se refere este trabalho, o autor José Geraldo Silveira Bueno (2001), nos explica de uma concepção mais crítica que pôr as escolas terem a obrigação de oferecerem formação básica a todos os cidadãos por serem escolas públicas de ensino fundamental, as escolas sofreram uma vasta ampliação do acesso ao ensino obrigatório, ou seja, as escolas tiveram que se adaptarem para poder receber uma quantidade muito superior de alunos na qual havia no passado. Mas a escola não estava preparada para tamanha mudança, e passou a sofrer por falta de uma política educacional que realmente tivesse seu foco voltado para o ensino de qualidade. Vejamos bem, antigamente crianças com condições especiais, familiares, culturais e econômicas deixavam de frequentar as escolas por serem excluídas por mecanismos de seletividade, ou seja, os pobres, negros, gays etc. quase nunca tinham a oportunidade de frequentar a escola.
Na escola de hoje, o mais importante não é se o aluno aprendeu mesmo ou não, e sim que todos os alunos tenham acesso a escola sem passar por processo de seletividade e com métodos de avaliação que facilitem o seu processo escolar em series avançadas sem levar em consideração sua aprendizagem.
concepções críticas e positivista da escola
As concepções críticas à escola foram fundamentais para o aprimoramento das mesmas, porém, por conta das inúmeras adversidades presente nas funções sócio–educativas, elas ainda não conseguiram transformar a escola, particularmente a pública, na perspectiva de uma educação desejável.
Talvez um dos maiores entraves para o desenvolvimento definitivo da concepção critica na educação brasileira seja o resultado a ser alcançado, pois ainda é cobrado um resultado diferente, de uma outra concepção, com a exigência de que o aluno obrigatoriamente deva sair da escola com o domínio de um conteúdo sistemático. A família e a sociedade cobram da educação da concepção crítica, o resultado do aprendizado tradicional ofertado na concepção positivista, por julgarem que este é mais eficaz para o sucesso econômico via mercado de trabalho.
Na concepção positivista, cabe à escola, a formação do indivíduo “competente”, com conhecimentos e objetivos precisos, obtidos através das instruções sistematizadas. O professor instrui e o aluno absorve, num processo puramente conteudista. Na concepção crítica, o papel do professor como um mero instrutor, é substituído pelo de mediador do aprendizado, cabendo a eles as funções do ensino e de formação do aluno com saberes que influenciarão na construção de sua cidadania. São concepções distintas das quais os resultados obtidos também são distintos.
Oque não pode ser negado é o papel fundamental da escola: ser um ambiente ideal para alavancar críticas, reflexões, questionamentos, discussões, aprofundamentos e interesses que facilitem conclusões lógicas ao aluno. Segundo LucKesi (1994) a atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade.
a escola como local de acesso a cultura, formação cidadã e inclusão
A cultura é a herança de uma comunidade sendo também definida como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos, práticas sociais, valores e crenças aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.
Para garantir o acesso à cultura, as escolas em geral devem desenvolver funções sociais fundamentais como transmitir o que há de mais significativo na cultura produzida pela humanidade modificando, transformando, perdendo e ganhando outros aspectos procurando assim melhorar a vivencia das novas gerações.
Podemos dizer que a educação e cultura estão totalmente integradas, pois as duas levam a socialização e são capazes de influenciar na forma de pensar do indivíduo.
Cabe a escola formar alunos com senso crítico, reflexivo, autônomo e conscientes de seus direitos e deveres tendo compreensão da realidade econômica, social e política do pais, sendo aptas a construir uma sociedade ais justa, tolerante as diferenças culturais como: orientação sexual, pessoas com necessidades especiais, etnias culturais e religiosas etc. passando a esse aluno a importância da inclusão e não só no âmbito escolar e sim em toda a sociedade.
No entanto, de acordo com Candau e Moreira (2003), números estudos e pesquisas têm mostrado que a escola veicula uma visão homogênea e padronizada dos conteúdos e dos sujeitos presentes no processo educacional, assumindo uma visão monocultural da educação ao invés de ser um espaço de cruzamento, conflitos e diálogo entre diferentes culturas.
 
Acredito que toda e qualquer escola tem como objetivo principal a formação da cidadania e esse objetivo não é diferente nas escolas do meu município. Os professores se esforçam para dar a melhor educação aos alunos mesmo com todas as dificuldades.
Fazer o melhor que possa ser feito dentro das condições que temos enquanto não temos condições melhores para fazer melhor ainda. Mario Sergio Cortella (2015)
CONCLUSÃO
As concepções críticas e positivistas mantêm nossas escolas em uma esfera de oscilação e quase neutralidade, ora pendendo para uma, ora pendendo para outra, sem uma identidade que estabeleça o atual posicionamento da educação.
Infelizmente a escola vem perdendo suas raízes e esquecendo seu papel social, se transformando em uma escola no qual o que realmente importa é a quantidade de alunos que esta recebe e não a qualidade do ensino que a mesma oferece. Contudo, podemos observar que o ensino escolar está beirando o fracasso.
A escola para desempenhar a função de educar com qualidade precisa estimular os alunos para que eles desenvolvam habilidades necessárias para a vida em sociedade. Por ser um elemento de suma importância na formação do cidadão, precisa estar em harmonia com o mundo e seus avanços para então favorecer o acesso ao conhecimento e a cultura com qualidade. 
REFERÊNCIAS
BUENO, José Geraldo Silveira. Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Edição Nº 17. Curitiba: Educar em revista, Editora da UFPR, 2001. 
CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa. Educação escolar e cultura (s): construindo caminhos. Nº23, Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, 1996.
LUCK, Eloísa. Concepção e processos democráticos de gestão educacional. 9ª Edição, Petrópolis: Vozes, 2006. Disponível em: <http://www.unoparead.com.br/sites/bibliotecadigital/>. Acesso em: 28 mai. 2017.
VASCONCELOS, José Antonio. Fundamentos filosóficos da educação, 2ª Edição. Intersaberes, 1972.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
matemática - licenciatura
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
Eduardo pereira cardoso
função social da escola
Laguna
2017
eduardo pereira cardoso
função social da escola
Trabalho de Matemática - Licenciatura apresentado à UniversidadeNorte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinas – LIBRAS, Seminário da Prática I, Educação a Distância.
Orientador: Eugenia de Cassia Andrade.
Laguna
2017

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes