CCT0284_EX_A3_200910034268
3 pág.

CCT0284_EX_A3_200910034268


DisciplinaSeminários Integrados em Gestão da Tecnologia da Informação130 materiais870 seguidores
Pré-visualização1 página
CCT0284_EX_A3_200910034268 
	 Voltar
	Aluno(a): RODRIGO SAMPAIO CRUZ
	Matrícula: 200910034268
	
	Data: 18/09/2014 23:26:00 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200910288546)
	
	Ecologia é uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. Mas, a questão ambiental também constitui uma área de atuação desta ciência, já que a mesma possui seus princípios e preceitos, que vão muito além da degradação provocada pelo homem no ambiente. É no contexto dito anteriormente que surge a Educação Ambiental. Tendo em vista estes preceitos, quais são os objetivos da educação ambiental? (ABREU, J.S. 2014, BQ231063)
		
	
	Ela objetiva educar as crianças e adolescentes do primeiro mundo para compreender as mazelas e desníveis do terceiro mundo quanto à preservação ambiental.
	 
	Ela objetiva a busca de melhorias na qualidade de vida, a partir da melhoria dos salários e das condições de trabalho, mesmo às custas de ações nocivas ao ambiente.
	 
	Ela objetiva o contato direto entre o homem e o meio, o resgate e a conscientização de que o meio é relevante à sobrevivência, à saúde, ao bem-estar do indivíduo.
	
	Ela objetiva a orientação do ser humano em relação ao ambiente e o exercício da política, preocupando-se em discutir o financiamento das entidades comprometidas com estes princípios.
	
	Ela objetiva o desenvolvimento do sentido ético-social diante das diferentes problemáticas ambientais, mas também se preocupa com o desenvolvimento econômico das empresas e populações.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200910288547)
	
	A Assembleia-Geral da ONU, formada por 193 países, aprovou uma resolução - sem cumprimento obrigatório - de apoio ao plano da Liga Árabe para que o presidente da Síria deixasse o poder. A resolução também condenou as violações de direitos humanos durante seu regime. Recentemente, membros de suas forças armadas abriram fogo contra um grande grupo de pessoas durante os funerais de manifestantes mortos em protestos na capital do país. De acordo com o texto, o presidente é: (BARBOZA FILHA, M.L. 2013, BQ203738)
		
	
	Amro Homs
	
	Muamar Kadafi
	
	Misratah Touhami
	 
	Bashar al-Assad
	
	Maaret al-Numan
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200910613223)
	
	Se perguntarmos ao leigo o que é Ecologia, ele dirá que é estudar a natureza, não deixar que ela morra; evitar a contaminação dos rios e mares; a poluição do ar, as queimadas e assim por diante. Mas, a questão ambiental também constitui uma área de atuação desta ciência, já que a mesma possui seus princípios e preceitos, que vão muito além da degradação provocada pelo homem no ambiente.
Com relação aos conceitos, podemos afirmar que:
		
	
	O Brasil não possui qualquer representação significativa quando o assunto está relacionado ao número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce.
	
	Multiculturalismo ou pluralismo social é o termo utilizado para descrever uma localidade, país ou região onde estão presentes muitas culturas com predominância da cultura negra.
	
	A biodiversidade é definida pela Convenção sobre a Diversidade Biológica como "a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos, excluindo a diversidade entre espécies e ecossistemas".
	
	A falta de planejamento urbano e de políticas públicas voltadas a uma ordenação do crescimento das cidades evitam problemas sociais e ambientais.
	 
	Ecologia é uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200910288549)
	
	Vive-se atualmente o contexto do mundo globalizado, a era da informação. Dentro desta realidade, tem-se que o mundo é multicultural. Assim, o termo multiculturalismo ou pluralismo cultural tem sido usado para descrever: (ABREU, J.S. 2014, BQ235829)
		
	
	Os movimentos de reinvindicação dos negros americanos.
	 
	As expressões artísticas em diferentes países.
	
	As cidades onde aconteceram movimentos de imigração étnica.
	
	O fenômeno da globalização e seus impactos na cultura mundial.
	 
	Localidade onde convivem várias culturas sem que haja uma predominante.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200910288539)
	
	A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe: (SIMULADO ENADE 2012 / BARBOZA FILHA, M.L. 2013, BQ203250)
		
	
	A distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
	 
	A redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
	
	A preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
	
	O reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
	 
	Redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.