Buscar

ÉTICA NA SAÚDE 12

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
SDE0083_A8_201701246198_V2
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: 
	Matrícula: 201701246198
	Disciplina: SDE0083 - ÉTICA NA SAÚDE 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Natália é psicóloga e trabalha em uma clínica com um neurologista, um terapeuta ocupacional, uma fonoaudióloga, uma enfermeira, uma assistente social e um dentista. Ela domina a arte de trabalhar em equipe com todos tendo visões bem diferentes. A base e o principal fundamento de uma atuação em equipe estão:
		
	
	
	
	
	na restrição do atendimento de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas em um mesmo local.
	
	
	na competição de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas.
	
	 
	na colaboração de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas.
	
	
	na competição de especialidades idênticas que apresentam conhecimentos e qualificações semelhantes.
	
	
	na colaboração de especialidades idênticas que apresentam conhecimentos e qualificações semelhantes.
	
	
	
		2.
		A equipe multidisciplinar é, sem dúvida, uma realidade necessária em todos os espaços cuja atenção em saúde busque:
		
	
	
	
	
	Um trabalho individualizado e centrado em um determinado profissional de saúde.
	
	
	Alimentar a burocratização da assistência em saúde e diminuir resultados terapêuticos.
	
	
	Centralizar o trabalho da assistência em saúde em um único profissional.
	
	
	Um trabalho burocrático, sem foco no cliente e verticalizado.
	
	 
	Melhorar a qualidade do atendimento e otimizar resultados terapêuticos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A equipe multidisciplinar caracteriza-se por um grupo de profissionais que atua de forma independente em um mesmo ambiente de trabalho, utilizando-se de comunicação informal. Isso significa que:
		
	
	
	
	
	Os membros de uma equipe multidisciplinar trabalham sempre coletivamente em prol de objetivos comuns e do paciente.
	
	
	Compartilhar um mesmo ambiente de trabalho requer necessariamente que todos os membros de uma equipe de saúde atuem interdependentemente.
	
	 
	O fato de haver diferentes profissionais de saúde atuando no mesmo ambiente, não representa que estejam interagindo ou atuando de forma interdependente em prol de objetivos comuns.
	
	
	A equipe multidisciplinar sempre compartilha objetivos, tem interação direta entre seus membros e funciona de forma interdependente.
	
	
	Os membros de uma equipe multidisciplinar sempre se reúnem para discutir os casos dos pacientes do setor em que atuam, trocando ideias e interagindo sobre os casos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A principal distinção entre equipes interdisciplinares e multidisciplinares está no fato de a equipe técnica compartilhar ou não objetivos e no modo como os seus componentes interagem ou não, de forma colaborativa, em suas atuações profissionais. Diante do exposto, é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	As equipes multidisciplinares compartilham objetivos e seus componentes interagem em suas atuações profissionais.
	
	 
	As equipes interdisciplinares compartilham objetivos e seus componentes interagem em suas atuações profissionais.
	
	
	As equipes interdisciplinares nunca reúnem periodicamente para trocar ideias e estudar os casos dos pacientes do setor em que atuam.
	
	
	As equipes multidisciplinares sempre se reúnem periodicamente para trocar ideias e estudar os casos dos pacientes do setor em que atuam.
	
	
	As equipes interdisciplinares não compartilham objetivos e seus componentes não interagem em suas atuações profissionais.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Joana vive no período medieval. Nesta época há uma profunda fragmentação econômica e política, devido ao surgimento de duas classes que marcam o regime feudal: dos senhores feudais, donos absolutos de terras ou feudos, e dos camponeses e servos, os quais eram vendidos e comprados com as terras às quais pertenciam e que não podiam abandonar. Joana é uma serva e foi vendida a um senhor que é casado. Ela serve à sua esposa. Ela freqüenta a igreja junto com sua senhora e seu senhor e sabe que a igreja é que comanda a política. A religião garante certa unidade social, pois a política depende da Igreja exercendo um forte poder espiritual e centralizando integralmente a vida intelectual. Sob essas circunstâncias, a moral concreta, efetiva, e a ética "como doutrina moral" estão impregnadas de um conteúdo religioso que encontramos em todas as manifestações da vida medieval. Isso significa que:
		
	
	
	
	
	Joana é obrigada a frequentar a igreja por seus patrões, pois ela é serva deles.
	
	
	Joana, apesar de frequentar a igreja, não acredita em Deus, mesmo que a ética imponha isso.
	
	
	A vida nos feudos não era atrelada à religião e à política.
	
	
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma autonomia ética (autos em grego, significando eu), ou "penso, logo existo", onde a crença está no homem e em seus pensamentos.
	
	 
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma heteronomia ética (héteros, em grego, significando outro, diferente), ou teonomia, que encontra em Deus (théos, em grego) os princípios da vida moral.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Maria atua no setor de pediatria de um hospital e a equipe da qual faz parte se reúne duas vezes por semana para discutir os casos mais urgentes. O trabalho é integrado e interdependente. Já sua amiga Ana, atua em outra unidade hospitalar também no setor de pediatria, mas cada profissional trabalha de forma isolada , sem reuniões periódicas , interação ou trocas de saberes. Diante do exposto é correto afirmar que Maria e Ana atuam, respectivamente, em equipes do tipo:
		
	
	
	
	
	Multidisciplinar, Interdisciplinar
	
	
	Interdisciplinar, Interdisciplinar
	
	 
	Interdisciplinar, Multidisciplinar
	
	
	Multidisciplinar, Multidisciplinar
	
	
	Multiprofissional, Multipessoal
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Até a primeira metade do século XX, apenas quatro categorias profissionais estavam formalmente habilitadas para o exercício de atividades na área de saúde. Entretanto, através da Resolução 287/98, do Conselho Nacional de Saúde, reconhece 14 diferentes carreiras de nível superior neste setor. Sendo assim, favor identificar o conceito de interdisciplinaridade:
		
	
	
	
	
	Abordagem científica que visa à unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade.
	
	
	Um grupo de profissionais que atua de forma independente em um mesmo ambiente de trabalho, utilizando-se de comunicação formal.
	
	
	Um grupo de profissionais que atua de forma independente em um mesmo ambiente de trabalho, utilizando-se de comunicação informal.
	
	 
	Um grupo de profissionais, com formações diversificadas que atuam de maneira interdependente, inter-relacionando em um mesmo ambiente de trabalho, através de comunicação formal e informal.
	
	
	Um grupo de profissionais, com formações diversificadasque atuam de maneira interdependente, inter-relacionando em um mesmo ambiente de trabalho, através de comunicação formal.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Fernanda é assistente social de um hospital, mas percebe que os médicos não gostam de trabalhar em equipe. Fernanda acredita que para que o trabalho em equipe funcione de modo ético e eficaz, três fatores devem ser abordados:
		
	
	
	
	
	identidade, heteronomia e capacitação profissional
	
	
	individualidade, especialidade e comprometimento.
	
	 
	capacitação profissional, interface do trabalho dos profissionais e autonomia dos profissionais.
	
	
	competição, isolamento e identidade.
	
	
	anomia dos profissionais, especialidade e amor pela profissão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes