Buscar

CASO CONCRETO 8 PRATICA SIMULADA IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITAPERUNA – RJ
 
 
JOSÉ AFONSO, nacionalidade..., engenheiro, solteiro, portador do RG nº..., inscrito no CPF nº..., residente e domiciliado na Rua Central, nº 123, bairro Funcionários, na cidade de Murici/ES, por seus procuradores regularmente constituídos, procuração anexa, com escritório profissional sito à Rua ..., nº ..., Bairro ..., Cidade ..., Estado ..., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com fulcro nos arts. 674 e seguintes do CPC, propor a presente,
EMBARGOS DE TERCEIRO
Em face de CARLOS BATISTA, nacionalidade..., contador, solteiro, portador do RG nº..., inscrito no CPF nº..., residente e domiciliado na Rua Rio Branco, nº 600, bairro..., Itaperuna - RJ, o que faz pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:
                        
I – DOS FATOS
Tramitam por este R. Juízo os autos nº 6002/2015, de Ação de Execução de Título Extrajudicial, em que é exequente CARLOS BATISTA e executada LÚCIA MARIA. Vale destacar, o embargante não é parte naquele feito.
Às fls. ... dos mencionados autos, por iniciativa da embargada, conforme pleito de fls. ..., foi efetivada a penhora do seguinte bem:
- UMA CASA, SITUADA RUA CENTRAL, Nº 123, BAIRRO FUNCIONÁRIOS, NA CIDADE DE MURICI/ES.
Ocorre que o embargante, muito embora não seja parte naquele processo, é o legítimo proprietário do bem penhorado, conforme se comprova o instrumento particular de compra e venda, sem cláusula de arrependimento, que foi assinado pelas partes em 10/01/2015, sendo adquirido por uma única parcela quitada por meio de depósito bancário. Após sete meses da aquisição se procedeu o levantamento das certidões para a lavratura de escritura pública de compra e venda e respectivo registro do imóvel.
Sendo que a execução se deu por conta de dívida contraída após 3 meses da efetiva venda do imóvel, destaca-se que a Embargada possui outros bens.
  II. DO DIREITO
Assim sendo, o embargante está sofrendo lesão grave em seu patrimônio e direito de propriedade, estando amparado pela legislação mencionada, em especial o disposto no artigo 674, §1º e §2º do CPC, dispõe sobre a legitimidade de possuidor que não fez parte do incidente que gerou a execução.
Art. 674. Quem, não sendo parte no processo, sofrer constrição ou ameaça de constrição sobre bens que possua ou sobre os quais tenha direito incompatível com o ato constritivo, poderá requerer seu desfazimento ou sua inibição por meio de embargos de terceiro.
§ 1º Os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor.
§ 2º Considera-se terceiro, para ajuizamento dos embargos:
III – quem sofre constrição judicial de seus bens por força de desconsideração de personalidade jurídica, de cujo incidente não fez parte;
Corroborando com o mesmo entendimento, a súmula 84 do STJ dispõe sobre a legitimidade de terceiro possuidor mesmo que não possua o devido registro do imóvel.
Portanto, provada a propriedade e posse do bem penhorado, justa a pretensão do embargante em ver o mesmo exonerado da constrição judicial.
 
III - DOS PEDIDOS
Ante o exposto, respeitosamente se requer a Vossa Excelência:
a) sejam recebidos, autuados e processados os presentes embargos de terceiro, com o apensamento à mencionada execução;
b) Seja deferida liminarmente a manutenção da posse do bem penhorado ao embargante, eis que provada a propriedade e posse do bem;
c) a indicação oportuna de testemunhas para justificação prévia, se necessário;
d) seja determinada a suspensão imediata do processo de execução mencionado, até decisão final de mérito dos presentes embargos, eis que trata da totalidade dos bens penhorados naquele feito;
e) a citação da embargada para responder aos termos da presente ação;
f) seja, a final, julgado procedente o presente pedido, com o levantamento da penhora realizada sobre o bem de propriedade do embargante, condenando-se a embargada nas custas processuais, honorários advocatícios e demais cominações legais;
g) a produção de toda prova que se fizer necessária, em especial o depoimento pessoal da embargada e oitiva de testemunhas a serem oportunamente arroladas.
  
Dá-se o valor da causa de R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais), equivalente ao bem penhorado.
Nestes Termos,
Pede Deferimento.
Itaperuna, data.
Advogado
OAB nº

Outros materiais