QUESTOES DE LIBRAS AV1 E AVALIANDO 1 AO 5
6 pág.

QUESTOES DE LIBRAS AV1 E AVALIANDO 1 AO 5


DisciplinaTópicos em Libras Surdez e Inclusão3.118 materiais87.344 seguidores
Pré-visualização3 páginas
os Direitos da Pessoa com Deficiência, no seu artigo 24 afirma que: Os Estados Partes deverão assegurar às pessoas com deficiência a possibilidade de aprender as habilidades necessárias à vida e social, a fim de facilitar-lhes a plena e igual participação na educação e como membros da comunidade.cordo com a Convenção NÃO constitui medida defendida por ela(Q.36Sec.Est. de Educ.S.P): Inclusão de crianças com altas habilidades em escolas regulares com a utilização de recursos de informática e novas tecnologias, devido ao seu nível cognitivo e intelectual.
## Segundo Behares, 1993 (In: Góes, 1996), os estudos sobre a aquisição da língua de sinais pela criança surda são necessários para se entender que: a criança surda não é deficiente na esfera lingüístico comunicativa ou na construção da identidade social.
##AV1 A comunidade surda tem características próprias e a língua de sinais, como as outras línguas, tem a marca dessa cultura. As pessoas com surdez atuantes na comunidade surda participam então de duas culturas, a surda e a ouvinte. Isto é conhecido como: BILINGUISMO E BICULTURALISMO.
## A linguagem participa da constituição do pensamento e resulta sobre as funções mentais. A fala precisa se desenvolver como recurso necessário e interessante para a vida da criança surda. Segundo Vygostsky, o método oral I. é caracterizado como mecânico, artificial e treinamento árduo de articulação de sons. II. impede que as escolas residenciais preservem a comunidade de surdos.III. ensina a criança surda a pronunciar palavras e não a falar. IV. é importante para avaliar, classificar e educar as crianças surdas. A afirmação correta abaixo é: I E III APENAS.
## Muitas pessoas confundem os conceitos entre Datilologia e Configuração de Mãos, assim as concepções que as distinguem são, exceto: Datilologia são os gestos da LIBRAS.
##AV1 Sobre os mitos. É uma narração, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo ou sobre quem se predica, se diz: Dentro dessa premissa, os "mitos" relacionados aos surdos e aos deficientes provocam impactos dessas desastrosas visões errôneas na sua vida social.
## Sobre os parâmetros da língua de sinais brasileira, é verdadeiro afirmar que: Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em relação ao corpo. Mesmo que a configuração esteja certa, se o ponto de articulação não o estiver, o sinal poderá não ser entendido.
## C/ relação ao bilinguismo,pode-se afirmar que: é a melhor opção educacional p/a criança surda.
## Cecília Góes aponta o relato de Gesueli (1988) sobre a alfabetização e as características dos textos elaborados por crianças surdas. Entre outras peculiaridades, suas construções apresentam uma sequência de palavras que tende a desrespeitar a ordem convencional da língua portuguesa,(Q.51.SEESP 2009): e os enunciados são compostos com predomínio de nomes que, por vezes, substituem verbos.
## Políticas linguísticas e educacionais quando assumidas sem um entendimento mais aprofundado dos contextos socioeconômicos e culturais dos quais emergem, correm o risco de, elas mesmas, transformarem-se em: ESTRATÉGIA DE MANUTENÇÃO DO PRECONCEITO.
## O intérprete não empresta apenas os ouvidos e as mãos aos surdos. Para desempenhar bem sua tarefa, ele coloca à disposição muitas outras habilidades e competências (intelectuais, corporais, etc.). Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das competências exigidas de um intérprete de LIBRAS: Capacidade de suprimir ou adicionar informações ao conteúdo interpretado.
## O INES Instituto Nacional de Educação de Surdos foi fundido no Brasil por: ERNEST HUET.
## Se uma pessoa estiver em um espaço publico, por exemplo, e vir um grupo de surdos conversando, para que possa entender com clareza o conteúdo da ¿conversa¿, precisará considerar alguns aspectos linguísticos, EXCETO: A expressão facial comparada ao tipo de vestimenta do surdo e sons emitidos.
## Os principais níveis de descrição da LIBRAS são: Sintático, semântico, pragmático e quirológico.
## Marque a alternativa q corresponde ao significado SIGNWRITING:A escrita de sinais (Signwriting), amplia e confirma a presença do surdo assim como as características próprias de sua língua.
## Segundo o que foi estudado sobre políticas linguísticas e educacionais que tipos de reflexões as políticas linguísticas e políticas de línguas expressas em leis podem suscitar: Sócio-históricas e discussões sobre o preconceito no contexto brasileiro.
## Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à língua de sinais, que exige uma associação entre língua e sinais, normalmente apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções: As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja,são línguas em que a produção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visoespacial
## Para as autoras Pizzio e Quadros: As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. Isto quer dizer, tratam de questões em que a língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo, de relação entre os interlocutores e destes com o entendimento do evento de fala (ou sinalização). Dentre as questões abaixo, podemos identificar diferentes atos sociolinguísticos. Com base nesta compreensão, identifique a alternativa, cujo ato foge à natureza puramente lingüística:A Comunidade surda trabalha em prol d uma educação de qualidd.
## Segundo a aula 4, vimos três tipos de famílias de surdos. Assinale a única opção em que a aquisição da LIBRAS é natural e cujas relações internas são plenas, sob a perspectiva da interação linguística, e todos os membros da família compartilham das mesmas experiências: PAIS SURDOS FILHOS SURDOS
AV1 O Manifesto dos Surdos Oralizados difunde a ideia de que: O domínio da língua portuguesa é uma condição importante para a inclusão do surdo na sociedade.
AV1 O método Oralista simplesmente desconsiderava questões relacionadas à cultura e à comunidade surda. Em oposição a essa metodologia surgiu uma proposta que permitiu o uso da língua de sinais pelos sujeitos surdos como língua natural e primeira. Que proposta seria esta? BILINGUISMO.
AV1 A linguagem marca o ingresso do homem à sua cultura, construindo-o como sujeito capaz de transformar seu meio social. O principal desafio de uma educaçãobilíngüe-bicultural para surdos é enfrentar o fato de ter que promover a aquisição de uma primeira língua e por meio dela, sua cultura. Assim, a chamada cultura surda, apoiada pela língua, desenvolveu formas distintas em seu cotidiano. Dentre elas tem-se: Campainha com iluminária e TDD
AV1 Várias perspectivas podem descrever a língua que privilegiam seus aspectos, suas formas de manifestação, etc. Podemos, por exemplo, pensar na língua como um meio de comunicação, como uma estrutura, como um valor social¿. Segundo a afirmativa supracitada, tem-se que : A libras é a língua de sinais usada pelos surdos brasileiros. Quanto aos seus aspectos, é importante salientar que há variações em todos os níveis sociais, pois seu valor social difere a cada grupo, dentre os aspectos de variações, se destacam o regionalismo e a faixa etária dos surdos.
AV1 Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da Sociedade. A identidade surda pode ser definida como: Identidade na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais. Os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os vêem como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdo.
AV1 Com relação à identidade surda, é correto afirmar que: ser surdo é pertencer a um mundo de experiência visual.
AV1 De acordo com Skliar, naturalizar os surdos, aceitando apenas sua língua como elemento integrador, significa ouvintizálos