Buscar

SEGURIDADE SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O Brasil vem evoluindo sistematicamente, com a inserção do serviço social na Constituição federal de 1988 em seu artigo 194, onde deu um maior espaço ao que hoje chamamos de tripé da Seguridade Social, sendo eles, a saúde, a previdência e a assistência social que no todo agem em conjunto buscando direitos e qualidade de vida a todos os cidadãos.
E diferenciando Assistencialismo de Assistência Social:
Assistência social é atividade não contributiva inserido na lei sendo direito de todos, pois é uma politica publica.
Assistencialismo é uma forma de favor, ou ate mesmo uma doação que não precisa de lei para o fazer, popularmente chamado de " dar o peixe e não ensinar a pescar". 
Sendo assim através de politicas publicas a previdência social vem crescendo, desde de sua criação com decreto de Eloy chaves que criou caixas de aposentadorias e pensões para empregados das empresas Ferroviárias, ampliadas posteriormente para abranger empresas de outros ramos e atividades criando então Caixa de Aposentadoria e Pensão (CAP). E assim no decorrer do tempo e das Constituições foram melhorando e adaptando as necessidades ate a criação INSS através da lei 8.029/90 que fez a fusão do INPS( benefícios) com o IAPAS( custeio).
Na atualidade pode se dizer que a evolução trouxe muitas melhoras ao sistema previdenciario já que abrangem mais direitos ao cidadão, que por motivo de doença pode receber um auxilio doença, que por idade mesmo não contribuindo hoje tem direito ao beneficio assistencial, ou ate mesmo aquele trabalhador rural que pode receber a sua aposentadoria rural, a de se dizer que o assistencialismo também aumentou ja que a inserção do serviço social trouxe muitas benfeitorias e ao mesmo tempo muito comodismo sobre o tema, pois facilitou e melhorou a qualidade de vida para todos, mas muitas vezes a própria população se encontra desentendida do funcionamento da Seguridade Social, fazendo se necessário uma melhor organização de politicas publicas voltadas a concientização da sociedade e ao mesmo tempo uma forma de informação sobre os direito sociais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

Outros materiais