Buscar

psicologia do desenvolvimento 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Para introduzir o conteúdo da subtração, a professora inicia sua aula com uma questão relacionada à adição. Durante sua explicação, ela problematiza e pergunta às crianças: "E se ao invés de juntarmos as 5 tampinhas com as outras 3, eu tivesse cinco tapinhas e quisesse dar três para minha irmã? Como faríamos? No caso apresentado, tomando a teoria da Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel, podemos pensar que a relação entre pensamento subtrativo e o pensamento aditivo o ilustra qual dos conceitos abaixo?
Ancoragem.
Suponha que os alunos consigam estabelecer relações substantivas e não arbitrárias entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos por eles, num processo de articulação de novos significados. Diante desse fato, podemos dizer que eles estão realizando o que se denomina:aprendizagem significativa.
Na teoria de Ausubel e cols. (1981), a ênfase é colocada na aprendizagem significativa que seria:
um processo no qual uma nova informação é relacionada a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo.
Para a realização de uma aprendizagem significativa, Ausubel mostrou que é fundamental o exercício de uma estratégia pedagógica que aproxime o novo conteúdo estudado do universo cultural do aluno. Marque a resposta que denomina esta estratégia:
Concepções Prévias ou Subsunçores
O processo cognitivo denominado memória abrange três momentos distintos:
Codificação, armazenamento e evocação
Refere-se à primeira fase do processo de formação de novas memórias, através do qual novas informações são introduzidas, algumas vezes de forma automática e outras vezes mediante repetição:codificação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes