Buscar

Avaliando de Corporiedade e Motricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O conhecimento científico deriva de diferentes olhares e escolhas a respeito do mesmo fenômeno. Sendo assim:
I. a episteme é sempre variável, de pessoa para pessoa e depende também do tempo-espaço histórico e cultural, de interesses e desafios.
II. a apreciação na epistemologia invoca os valores humanos; isto é, ao considerarmos uma teoria do conhecimento como adequada ou não, consideramos elementos como conceito, opinião e análise.
III. existe somente uma teoria possível para explicar um conceito.
Estão corretas a(s) afirmativa(s)
	
	
	
	
	I
	
	
	I e III
	
	
	II e III
	
	
	I e II.
	
	
	III
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Quais as habilidades motoras são baseadas na maturação, aparecendo e desaparecendo em sequência bastante rígida, desviando-se apenas na frequência de sua aparição?
	
	
	
	
	Complexas e generalizadas.
	
	
	Especializadas e esportivas.
	
	
	Fundamentais e elementares.
	
	
	Parciais e globais.
	
	
	Reflexivas e rudimentares.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		De acordo com Merleau Ponty (1969) as aulas de Educação Física Escolar devem estimular a presença do corpo encarnado, ou seja, do "corpo que olha todas as coisas e que também é capaz de olhar a si, que se vê vidente, toca-se tateante... Corpo que se move não pela reunião de partes e na ignorância de si, mas irradiando de um si, captado no pano de fundo do mundo, com a coesão de uma coisa; de um anexo ou um prolongamento dele mesmo, incrustadas na sua carne, pois o corpo é o lugar de todo o diálogo que envolve o eu e o mundo".
No que se refere ao assunto Corporeidade e Educação Física podemos afirmar que:
	
	
	
	
	O grande desafio do professor de educação física escolar, nos anos iniciais, é promover uma prática pedagógica que privilegie o corpo-objeto.
	
	
	A construção da Corporeidade nas aulas de Educação Física escolar deve se orientar pela valorização da aptidão física e a padronização de gestos.
	
	
	O que caracteriza uma prática pedagógica comprometida com a corporeidade é a promoção do comportamento disciplinado e padronizado dos alunos.
	
	
	Um professor de educação física escolar que demonstra respeito as diferenças físicas e culturais dos alunos revela uma prática pedagógica voltada para concepção de homem dualista.
	
	
	Um professor de educação física escolar que oportuniza situações de reflexão entre os alunos sobre o próprio corpo e o corpo do outro trabalha na pesrpectiva da corporeidade.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		O ponto de partida para que se possa entender melhor o conceito de corpo presente nas ideias do homem contemporâneo está na Grécia, berço da cultura e da civilização Ocidental. Por isso, é fundamental compreender o pensamento grego do período Clássico que, por meio da filosofia, procurava entender o homem e fez isso de forma racional, colocando o Homem como oposição a todas as coisas. ¿De um lado o homem, do outro, a natureza.¿ (CARMO JR., 2005, p. 15) Assinale, dentre as alternativas abaixo, a proposta de educação física de acordo com a concepção grega:
	
	
	
	
	Desenvolver o conhecer, a compreensão, o corpo, o equilíbrio, a expressividade, a capacidade de sentir, numa palavra, a motricidade.
	
	
	Desenvolver o conhecimento sobre o corpo do indivíduo e o corpo do outro, a capacidade de agir no mundo, numa palavra, a corporeidade.
	
	
	Desenvolver o pensar, o controle, a repetição de movimentos, a mecanização, a capacidade de reproduzir, numa palavra, a docilização.
	
	
	Desenvolver a bravura, a coragem, a força, a destreza, a eloquência, a capacidade de persuasão, numa palavra, a heroicidade.
	
	
	Desenvolver a paz, a empatia, a tolerância, o diálogo, a cooperação, a capacidade de ser solidário, numa palavra, a ética.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		A ciência da Motricidade humana foi desenvolvida pelo filósofo português, Manuel Sérgio, baseado nas ideias de Le Boulch e de Pierre Parlebas. Segundo o autor, a Educação Física é apenas o ramo pedagógico desta Ciência, sendo a Motricidade Humana muito mais abrangente. Segundo Sérgio (1992) alguns dos marcos da construção da ciência da Motricidade Humana foram
	
	
	
	
	os avanços das redes sociais e a integração constante da corporeidade e da motricidade na complexidade humana.
	
	
	as teorias de Freud, as contribuições da fenomenologia e o reconhecimento de que a educação motora racionalmente orientada, deve integrar o ato educativo.
	
	
	a revolução francesa, o militarismo desenvolvido no pós-guerra e o aumento da prática de diversas modalidades esportivas.
	
	
	a medicina preventiva e a curativa, os avanços da cirurgia estética e o dualismo das atuais teorias sobre o homem.
	
	
	a revolução industrial, o crescimento da sociedade de consumo e o desenvolvimento da internet.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Os níveis de aprendizado de habilidades motoras são baseados em dois conceitos desenvolvimentistas. São eles:
 
	
	
	
	
	a melhoria das habilidades motoras básicas pelos exercícios globais e o aprimoramento das habilidades desportivas especializadas pela realização de exercícios parciais.
	
	
	A aquisição das habilidades motoras progride do simples ao complexo e os indivíduos progridem, gradualmente, do geral para o específico no desenvolvimento e refinamento de suas habilidades.
	
	
	O uso do esporte como forma de inclusão social e a valorização do acervo motor de base do aluno como forma de expressão.
	
	
	a crítica aos valores disseminados pela classe dominante e o conhecimento dos fatores históricos e sociais relacionados ao esporte.
	
	
	O reconhecimento das atividades da cultura corporal do aluno como conteúdo da Educação Física e a utilização dos instrumentos de lazer localizados nas comunidades próximas da escola como estratégia de socialização da turma.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		"O corpo é o primeiro lugar onde a mão do adulto marca a criança, ele é o primeiro espaço onde se impõe os limites sociais e psicológicos que foram dados a sua conduta, ele é o emblema onde a cultura vem inscrever seus signos como também seus brasões. (VIGARELLO, 1978, p.9)"
Na Idade contemporânea, a partir do séc. XIX, as atividades ginásticas tornam-se fundamentais para desenvolver e treinar corpos mais fortes, sadios e virtuosos. A respeito deste período marque a alternativa verdadeira:
	
	
	
	
	O objetivo da ginástica alemã de Friederich Ludwing Jhan era massificação da ginástica artística, buscando construir uma potência mundial neste esporte;
	
	
	A ginástica higienista tratava de noções de higiene, aulas de como limpar-se, escovar os dentes, entre outros hábitos de higiene pessoal eram treinados. Não havia nenhum tipo de exercício físico.
	
	
	A ginástica científica valorizava principalmente a pesquisa, a medição, a classificação e comparação, proporcionando o desenvolvimento da Anatomia e Fisiologia;
	
	
	Inúmeros métodos ginásticos surgiram, porém na atualidade não se verifica a herança de nenhum destes métodos;
	
	
	A escola Inglesa baseava-se em um método ginástico inspirado nas lutas, o que pode ser verificado nos dias de hoje;
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Partindo do entendimento de Monteiro (2005) sobre o papel da Igreja na marginalização do corpo, a mesma entendia que ele era o responsável pelas mazelas morais e espirituais do homem. O mesmo autor afirma que ¿o corpo era visto como o recipiente da alma, ele deveria resistir às tentações, mesmo que, para isso, tivesse de ser submetido ao flagelo. Era através do corpo que se dava a sedução do pecado, fazendo com que o homem transgredisse os preceitos religiosos e se afastasse da perfeição divina¿. Assinalea alternativa que apresenta a denominação deste período:
	
	
	
	
	Idade Moderna.
	
	
	Idade Média.
	
	
	Idade Pós Moderna
	
	
	Idade Contemporânea
	
	
	Idade Clássica
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		O corpo, com tantas atitudes equivocadas diante de tantas demandas nas práticas cotidianas, aumenta o risco de sua existência e se fragmenta num servir depreciado. Com isso, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	a mídia é a única modeladora de corpos.
	
	
	motivada, principalmente pelos meios de comunicação, nossa história tem sido marcada pelos fazeres padronizados e pelos apelos de conservas culturais direcionados para os movimentos de repetições indesejáveis.
	
	
	apenas a mídia e não relações interpessoais "moldam" os corpos.
	
	
	a sociedade organizada, por conta da realidade sociocultural, pouco a pouco, não produz contradições e numerosos descaminhos de alienação que violenta a humanidade.
	
	
	os meios de comunicação não interferem na padronização dos corpos.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Considerando que o professor de Educação Física atua, predominantemente, sobre o corpo em movimento, qual dentre as afirmativas abaixo, expressa a concepção de corpo que fundamenta a ação pedagógica baseada na Motricidade Humana, segundo Manoel Sérgio
	
	
	
	
	O corpo é um sistema estritamente fisiológico, pois se trata de um organismo vivo.
	
	
	O corpo é uma construção sociocultural que, ao se movimentar, manifesta representações de si e do mundo.
	
	
	O corpo é uma máquina que necessita de cuidados para manter-se funcionando harmonicamente.
	
	
	O corpo é uma entidade autônoma, portanto, diferenciada da mente.
	
	
	O corpo é um instrumento a serviço da inteligência.

Outros materiais