Buscar

Psicomotricidade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: SDE0539_SM_201601197748 V.1 
	Aluno(a): DANIEL BARBOSA DE LIMA
	Matrícula: 201601197748
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	03/06/2017 14:17:56 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201601870267)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A escala de APGAR é o método mais comumente empregado para avaliar o ajuste imediato do recém-nato à vida extra-uterina, avaliando suas condições de vitalidade. Neste critério observa-se: I - O esforço cardíaco e respiratório para verificar se a criança apresenta boa oxigenação celular e cerebral. II - Verifica se a criança apresenta lesões neurológicas que podem ser de forma permanente. III - Verifica a resposta reflexa por intermédio do choro e a verificação do tônus muscular pela movimentação ativa. Qual a alternativa CORRETA.
		
	
	Se a alternativa I e II estão corretas.
	
	Se todas as alternativas são falsas.
	 
	Se a alternativa I e III estão corretas.
	
	Se todas as alternativas estão corretas.
	
	Se a alternativa II e III estão corretas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601256499)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma criança que acaba de completar 18 meses, movimenta-se bem ao engatinhar, senta-se sem apoio e tem respostas positivas quando recebe estímulos sensoriais. Ao ser perguntada, a mãe relata que está começando a apoiar-se para andar. Segundo a Teoria dos Sistemas Dinâmicos, é correto afirmar que esta criança:
		
	
	A criança não está desenvolvendo-se no tempo ideal pois o desenvolvimento motor não envolve o domínio de habilidades individuais e a sua integração em um todo coerente e funcional.
	
	A criança está desenvolvendo-se no tempo ideal para que ocorram o domínio das habilidades específicas (individuais) para depois ocorrer o domínio do movimento complexo.
	 
	As habilidades específicas tem que ser dominadas por si só - diferenciação, para que depois possa dominar o movimento complexo. Nesta criança houve dificuldade na integração das habilidades individuais.
	
	A criança encontra-se me desenvolvimento pois andar é considerada habilidade individual, portanto independe de outras habilidades para ocorrer.
	
	A criança desenvolveu as habilidades individuais adequadamente e agora as integra no momento certo do desenvolvimento psicomotor.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601254820)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A sensação e a percepção são habilidades desenvolvidas que estão intimamente presentes no aprendizado, seja ele no âmbito da cognição ou da motricidade. Qual é a diferença entre eles?
		
	
	Percepção é o estado ótimo de atenção e relação com o meio enquanto a sensação refere-se ao estado emocional que favorece ou atrapalha a execução de dada atividade motora.
	
	Percepção é a capacidade de decodificar um estímulo específico através dos sentidos enquanto a sensação refere-se à significação do estímulo recebido do meio.
	
	Percepção é a capacidade de realizar movimentos com determinado grau de atenção enquanto a sensação refere-se ao prazer ou desprazer gerado pelo movimento realizado.
	
	Percepção é o estado de alerta mínimo necessário para receber uma informação sensorial enquanto a sensação refere-se à seletividade da percepção em relação ao meio.
	 
	Percepção é a capacidade de compreender o significado dos estímulos recebidos enquanto a sensação refere-se à percepção direta do estímulo sensorial propriamente dito.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601264783)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Refletindo sobre o texto, responda qual das opções descreve as funções da memória.
A memória focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas ideias, ajudando a tomar decisões diárias. Memória, segundo diversos estudiosos, é a base do conhecimento. Como tal, deve ser trabalhada e estimulada. É através dela que damos significado ao cotidiano e acumulamos experiências para utilizar durante a vida.
		
	
	atividade emocional e declarativa
	
	atividade de movimento e emocional
	 
	atividade de recuperação e armazenamento
	
	atividade de reconhecimento e de procedimento
	
	atividade de armazenamento e de alocação
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601813351)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Crianças que não aprendem, na sua maioria, apresentam falhas no desenvolvimento das habilidades, que sendo bem trabalhadas, levam a um melhor rendimento escolar. Alguns exercícios podem auxiliar, devendo ser gradativos e ter continuidade enquanto necessários. Entretanto, é importante obedecer à uma sequência para cada habilidade. Assinale a sequência correta.
		
	
	Nenhuma das alternativas acima
	 
	Utilização do próprio corpo, utilização de material concreto, utilização de gravuras e figuras e utilização de lápis e papel.
	
	Utilização do próprio corpo, utilização de gravuras e figuras, utilização de material concreto e utilização de lápis e papel.
	
	Utilização de material concreto, utilização do próprio corpo, utilização de gravuras e figuras e utilização de lápis e papel.
	
	Utilização do próprio corpo, utilização de material concreto, utilização de lápis e papel e utilização de gravuras e figuras.

Outros materiais