Buscar

CIVIL IV CASO 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO 06 Caso Concreto Júlio é proprietár io de um terreno cujos limites são demarcados por um peque no córrego. Em setembro de 2011 obras d a Prefeitura Municipal provocar am alteração per manente do curso natural das á guas o que promoveu a seca definitiva do leito do córrego. Júlio , curioso por natureza, p rocura seu escritório, conta -lhe os fatos e lhe pergunta a que m pertencerá o leito d o córrego seco: à Prefeitura ou po de incorporar ao seu terreno?
Gabarito: Trata a hipótese de álveo abandona do, uma vez que o curso da s águas foi alter ado pelo Poder Público. Port anto, pertencerá a o expropriante Júlio a fração de terra (meio do álveo) correspondente ao álveo abandonado (o u alveus derelictus), confor me art. 1212, CC (vide AGRESP 431698/SP). 
Questão objetiva 1 Sobre a aq uisição da propriedade imobiliária, pode -se afirmar que: c. Via de regra a aquisição imobiliária se opera pela transcrição do título em cartório do re gistro público e a mobiliária se faz pela t radição. Questão objetiva 2 (MPE SP 2 012) A Lei de Registros P úblicos (Lei no 6.015/73) estab elece que, apresentado o título ao registro imobiliário, o oficial, havendo exigência a ser satisfeita, a indicará por escrito. O apresentante do título, não se conformando co m a exigência do o ficial ou não a podendo satisfazer, req uererá que o oficial suscite a dúvida imobiliária para o juiz dirimi -la, obedec endo-se o seguinte: 
 I. No Proto colo, anotará o oficial, à margem da prenotação, a ocorrência da dúvida. 
 III. Impugnada a dúvida com os docu mentos q ue o interessado apresentar, será ouvido o M inistério Público, no prazo de 10 (dez) dias. 
V. Transitada e m julgado a decisão da dúvida, se for julgada procedente , os documentos serão dev olvidos ao apresentante , dando-se ciência da decisão ao oficial, pa ra que a consigne no Prot ocolo e cancele a Prenotação; se f or julgada improcedente, o interessado apresentará , de novo, o título, com o respectivo mandado j udicial, para que o oficial proceda ao re gistro anteriormente negado. Está correto o que se afirma AP ENAS em : 
d. I, III e V.

Outros materiais