Buscar

CIVIL IV CASO 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 07 Caso Concreto (MPE AL 2012 ad aptada) Manoel casou -se com Joaquina no ano de 2 004 e teve com ela dois filhos, Pedro e Luana. O casal ad quiriu um pequeno i móvel no bairro de P itanguinha na cidade de Maceió , com 200 metros de área co nstruída e nele passara m a residir. Além do imóvel, o casal ad quiriu dois veículos durante o trâmite da relação co njugal e ambos não possuem outro s bens imóveis. Joaquina pas sou a manter um relacionamento extraconju gal com um co mpanheiro de trabalho e ab andonou o marido Manoel no início do ano de 2012, mudando -se para o bairro do Far ol, em Maceió. Manoel passou, então, a exercer sem oposição a posse direta com exclusividad e sobre o imóvel de pro priedade do casal no bairr o de Pitanguinha, utiliza ndo-o para sua moradia, bem como de se us filhos Pedro e Luana. Pergunta-se: po derá Manoel adquirir o d ireito integral desse imóvel? Em caso afirmativo, por quanto tempo teria que exercer a p osse sobre o bem? Explique suas respostas.
 Gabarito: Ma noel poderá adquirir o domínio integral deste imóvel desde que s ua posse seja exercida se m oposição de Jo aquina e com exclusividade por um prazo mínimo ininterrupto de 02 anos co nforme art. 1240-A, CC (usucapião fa miliar). 
Questão objetiva 1 (MPE SP 2010 ) Assinale a alter nativa correta: 
e. Na usucapião co letiva, prevista na Lei nº 10 .257/01 (Estatuto da Cidade) , como regra geral, a cada possuidor será at ribuída, por decisão judicial, ig ual fração idea l de terreno. 
Questão objetiva 2 (MPE ES 201 0) Com relação à usuc apião da p ropriedade imóvel, assinale a opçã o correta. 
e. Se deter minado co ndomínio for pro indiviso e a posse recair sobre a integralidade do i móvel, é possível que um dos condô minos usuca pe contra os demais comproprietários.

Outros materiais