Buscar

A extensão rural no brasil passou a ser expressiva em meados de 1948

Prévia do material em texto

A extensão rural no brasil passou a ser expressiva em meados de 1948, através de um modelo humanista assistencialista, inspirado no modelo clássico do progresso técnico como o único caminho para o desenvolvimento, sendo este processo de modernização o fator de mudanças sociais, buscando através da difusão de tecnologia químico-mecânicas o aumento da produtividade agrícola e a melhoria de vida da população rural.
Veja bem, primeiro desejava-se a produtividade e como consequência a melhoria da qualidade de vida da população rural, com a diminuição da mão de obra, aumento da renda, melhoria de hábitos de higiene, administração do lar e da produção e reformas nas moradias, criando então grupos de agricultores, donas de casa e jovens rurais. Possuía dois grandes grupos de extensionistas, domésticas e agrícolas, com público alvo o pequeno produtor. Partia-se da orientação pedagógica do ‘’ensinar fazendo’’, induzindo a mudança de comportamentos, isto de forma vertical sem problematizar com o agricultores. Eram utilizadas metodologias preestabelecidas que não favoreciam o florescimento da consciência crítica dos indivíduos,atendendo apenas suas necessidades imediatas. Neste período surgiram as ACAR , associações de crédito e extensão rural em cada estado.
Isto foi mudando com o tempo diante da não eficiência e das mudanças governamentais, atingindo um modelo difusionista produtivista entre 1964 e 1984, baseado na aquisição dos produtores de um pacote tecnológico modernizante com uso intensivo de capital (máquinas e insumos industrializados) com foco nos grandes e médios produtores, período marcado pela abundância de crédito subsidiado, chegando a juros reais negativos. Sua idéia era trazer a mudança da mentalidade dos produtores do tradicional para o moderno, neste período houveram 2 grandes linhas de crédito uma com foco no médio e grande produtor para enriquecer o país, aumentar a produtividade e realizar exportação e outra com foco no pequeno produtor para seu consumo e o excedente para ser vendido a cooperativas. 
	Neste período foi instituída a EMBRATER, Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural e a EMATER’s – estruturas governamentais de ATER’s, havendo grande expansão dos serviços de 10% para 77% porém o serviço dos extensionistas era condicionado ao crédito agrícola, sendo assim diversos pequenos agricultores não tiveram sucesso na obtenção do crédito ficando a margem do serviço de extensão rural. Época que o governo prometia vida excelente na Amazônia região centro oeste e extremo sul do país.
	Posteriormente a extensão rural começou a apresentar um caráter crítico devido a não eficiência do modelo passado , aumento a exclusão social e devido seus impactos ambientais desastrosos, iniciaram uma nova proposta de ATER, baseada no pluralismo, em metodologias participativas, na relação sujeito-sujeito valorizando a transferência vertical da tecnologia gerada e disseminada com exclusão dos sujeitos , abrangendo toda a diversidade, através da visão freireana de valorização dos saberes locais, construção coletiva de soluções, capitaneadas pelos próprios agricultores e o extensionista intermediados, possuía pacto federativo (federal, estadual e municipal). Seu público alvo é a família de pequenos e médios agricultores , baseado no dialogo problematizador , a tecnologia possui papel essencial mas dentro dos padrões de equilíbrio ecológico energético e social.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

63 pág.
moz214715

Gimn Comercial Los Andes

User badge image

Felipe Maestres

76 pág.
d130876

Gimn Comercial Los Andes

User badge image

Felipe Maestres

Perguntas Recentes