Buscar

INSTITUTO FEDERAL GOIANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS MORRINHOS
LICENCIATURA EM QUÍMICA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ATIVIDADE 3: CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA
QUESTÕES
Dê a sua interpretação a respeito da figura abaixo.
Essa imagem nos remete a observar o quanto que a educação e formada através da pesquisa, ciência e método, pois elas se completam entre si para objetivar na educação. A pesquisa influencia no ensino de maneira direta, por que um professor que busca dar aulas atuais e que englobe acontecimentos corriqueiros precisa pesquisar para estar ensinando, pois caso contrário aplicara aulas monótonas sem levar conhecimento para os alunos. 
No entanto não basta apenas pesquisar e levar qualquer matéria para uma turma de ensino básico, e necessário saber pesquisar, para que então leve afirmações verdadeiras e já comprovadas para turma. Assim e possível perceber que para ser um bom educador e preciso estar sempre fazendo pesquisas científicas que englobem métodos já testados e que são confiáveis. 
A classificação da pesquisa quanto aos objetivos está relacionada ao nível de investigação mais ou menos superficial? Comente.
A pesquisa quanto aos objetivos pode ser sim superficial em alguns métodos, como na exploratória e descritiva, por exemplo, que muita das vezes não fazem um apuramento mais aprofundado, e mais um levantamento de determinadas situações. Enquanto que na pesquisa explicativa o principal foco e identificar os fatores que favorecem a ocorrência de tais fenômenos, logo e uma pesquisa mais aprofundada que se empenha em saber todos os coeficientes relacionados ao método pesquisado.
Como se distinguem os locais em que podem ser obtidas informações de pesquisa?
A pesquisa quanto ao local para obter informações pode ser dividida em quatro categorias, sendo elas: experimental, bibliográfica, documental e de campo.
Pesquisa experimental: A pesquisa pode acontecer em laboratório, onde são realizados experimentos que comprovem determinadas situações problemas. No entanto também pode ocorrer no campo de estudo.
Pesquisa bibliográfica: São pesquisas adquiridas na biblioteca, ou sites online que disponibilizam fontes teóricas, como por exemplo, material publicado como livros, revistas e artigos científicos.
Pesquisa Documental: Pesquisas que podem serem feitas através de várias fontes, como tabelas estatísticas, jornais, gráficos, relatórios, dentre diversas outras fontes sem tratamento analítico. 
Pesquisa de campo: Pesquisas feitas no próprio local a ser estudado, ou seja, o pesquisador só obterá os resultados no local de campo que esta ocorrendo a pesquisa.
Formule uma pergunta de pesquisa que permita a obtenção de uma resposta, através de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, cuja atividade a ser desenvolvida requer procedimentos da leitura de material já elaborado, constituído de livros, artigos, monografias, dissertações, teses etc.
Como as enzimas digestivas podem atuar quimicamente no organismo dos seres humanos? E analisando diversos tipos de organismos individualmente, seria possível encontrar explicações diferentes?
Formule uma pergunta de pesquisa cujos dados possam ser obtidos, a partir de documentos.
Como os cientistas e pesquisadores conseguiram desenvolver um coquetel para portadores de HIV que fosse acessível para todos os organismos? 
Formule uma pergunta de pesquisa, cujos dados possam ser obtidos a partir de levantamento.
Alunos do ensino médio que possuem laboratório de Química/Ciências na escola aparentam uma desenvoltura mais elevada, ou se desenvolvem de maneira equivalente aos alunos a qual a escola não possui laboratórios para aulas práticas?
Apresente uma pergunta de pesquisa para a qual seja indicada a utilização do estudo de caso.
O sabões apresentam cadeias carbônicas complexas e longas, pensando por meio da estrutura da mesma será que e possível fazer sabão com qualquer tipo de gordura ou apenas gordura vegetal e a escolha certa?
Uma pesquisa ação concretiza-se com o planejamento de uma ação destinada a enfrentar o problema que foi diagnosticado. Isto implica a elaboração de um plano de ação que indique; a) Um objetivo que pretende atingir; b) A população a ser beneficiada; c) A identificação de ações que podem contribuir para melhorar a situação em questão.
Alunos da educação básica apresentam uma grande dificuldade em compreensão nas matérias de química. Muitos até a consideram complexa e sem fundamento, porém e necessário mostrar aos alunos o quanto a química possui utilização em nossas vidas. Um exemplo que sempre pode ser visto por professores de ensino médio em relação a turma e na compreensão da formação das moléculas e como elas são caracterizadas. Assim essa pesquisa será produzida de modo a fazer com que os alunos possam entender esses conceitos básicos que lhe são passados.
Letra a) Com essa ação de pesquisa espera-se ensinar estruturas moleculares por meio de sites e aplicativos que disponibilizam softwares específicos para essa função. 
Letra b) A população que deve ser beneficiada através dessa pesquisa será alunos da educação básica, pois as estruturas moleculares são vistas no início do ensino médio, logo podem ser destinadas a turmas de primeiro ano.
Letra c) A pergunta que será feita para produzir o projeto será baseada na seguinte questão.
Como a utilização de software pode contribuir para o ensino de química molecular? 
REFERÊNCIAS
RAMALHO, A. M. C.; MARQUES, R. L. M. Classificação da pesquisa científica. Disciplina: pesquisa e ensino em Geografia. Disponível em: http://www.ead.uepb.edu.br/
arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20%20Material/Pesquisa%20e%20Ensino%20de%20Geografia/PESQENSINOAULA5.pdf

Outros materiais