Buscar

trabalho engenharia civil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O CONHECIMENTO DA PROFISSÃO DE ENGENHEIRO CIVIL, ENTRE ELAS, CONCEITOS, ATRIBUIÇOES DO PROFISSIONAL NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL.
ENGENHEIRO CIVIL
O Engenheiro civil é o profissional que dedica se à área de construções, sejam elas de edifícios, pontes, residências, redes hidráulicas, túneis, viadutos, etc. Para isso o mesmo realiza estudos e projetos, supervisiona e fiscaliza cada uma destas obras. As funções do engenheiro civil estão intimamente relacionadas com cálculos, desenhos, medições, análise de materiais brutos, como: pedra, madeira, terra, calcário, entre outros. Buscando um resultado final em estruturas, úteis para todos os seres, porém, nunca esquecendo se de pesquisar menores custos e maiores condições de segurança.
Atuação
O engenheiro civil tem à seu favor um vasto mercado de atuação, pois poderá participar, da pesquisa, criação e desenvolvimento de novos produtos, ou mesmo os já existentes com novas criações, porém sempre faz-se necessário lembrar que ele terá a responsabilidade, inclusive jurídica de qualquer projeto do qual fizer parte, desde o seu início até a sua conclusão! De acordo com a necessidade ou complexidade do projeto, poderão fazer parte do mesmo, equipes de engenheiros, cada qual desenvolvendo-se no que lhe compete. 
As suas principais áreas de atuação são: 
Construção civil e Urbana
Ambiental e Sanitária
Estruturas e Fundações
Transporte
Solo e Geotecnia
O engenheiro civil desenvolve atividades relacionadas com: análise e localização de terrenos, análise do solo e hídrica, determina o projeto de construção e cronograma, estudo de materiais, inclusive reutilização e custos, determinar o uso de equipamentos, e veículos, avaliar através de cálculos a resistência do material empregado, condições climáticas da região, normas e medidas de segurança em relação à vida em geral, ao meio ambiente e ao solo utilizado.
ENGENHARIA CIVIL
A engenharia civil tem um amplo espectro de atuação. O profissional desta área pode estudar, projetar, fiscalizar ou supervisionar trabalhos relacionados a pontes, túneis, barragens, estradas, vias férreas, portos, canais, rios, diques, drenagem, irrigação, aeroportos, sistemas de transporte, abastecimento de água e saneamento, etc. Em seu trabalho, um engenheiro civil projeta e acompanha as etapas de obras civis. E para projetar tais obras, ele estuda as características do solo, a incidência do vento, a finalidade de uso da construção, os materiais
disponíveis, os custos envolvidos. Como ele desenvolve o seu trabalho? Dimensionando e especificando estruturas, instalações elétricas, hidrossanitárias e de gás, bem como os materiais a serem utilizados. Ou fazendo cálculos de resistência dos materiais empregados ou orçamentos de obras, traçando cronogramas físicos e financeiros, fiscalizando obras. No seu dia-a-dia, seja no escritório e no canteiro de obras - o local da construção -, chefia equipes, supervisiona prazos, custos e o cumprimento das normas de segurança. 
Mais especificamente, são atribuições dos engenheiros civis:
* Executar trabalhos relacionados com a construção de edifícios e a instalação, funcionamento e conservação de redes hidráulicas de distribuição de água e de coleta de esgoto, para os serviços de higiene e saneamento.
* Examinar projetos e realizar estudos necessários para a determinação local mais adequado para as construções;
* Calcular a natureza e o volume da circulação de ar, terra e água;
* Examinar o solo e o subsolo, a fim de determinar os efeitos prováveis sobre as obras projetadas;
* Determinar o assentamento de alicerces, condutos e encanamentos;
* Projetar estruturas de concreto, aço ou madeira;
* Estudar fundações, escavações, obras de estabilização e de contenção;
* Planejar e operar sistemas de transporte urbano de passageiros;
* Calcular as deformações e tensões, a força da corrente hidráulica, os efeitos do vento e do calor, os desníveis e outros fatores nas construções;
* Examinar, provar, estabelecer planos, especificações e orçamentos de obras antigas e novas;
* Escolher as máquinas para escavação e construção, assim como os aparelhos para levantar cargas;
* Elaborar o programa de trabalho e dirigir as operações à medida que a obra avança;
* Administrar empresas construtoras na direção dos setores técnicos de pessoal, de execução de planejamentos, maquetes, protótipos, desenhos etc.
De forma geral, o engenheiro civil pode atuar nas indústrias de construção civil, de materiais de construção e indústrias urbanas, além dos setores já comentados anteriormente. Pode se especializar, por exemplo, em estruturas, fundações, saneamento, mecânica dos solos, transportes, infraestrutura portuária e aeroportuária. O que estuda um engenheiro civil? Além das matérias básicas, comuns a todos os cursos, estuda também solos, concreto, madeira, pontes, estabilidade estrutural, traçado de rodovias...
A habilitação engenharia civil desdobra-se em ênfases tais como: 
Engenharia civil em geral, edificações, construção de rodovias, construção de aeroportos, construção de ferrovias, construção de pontes e viadutos, construção de túneis, mecânica dos solos, obras sanitárias e hidráulicas.
O QUE ABRANGE A CONSTRUÇÃO CIVIL
 é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes,barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.
O processo de gerenciamento das construções dá-se em três etapas: Planejamento, programação e controle.
Gerenciá-lo significa utilizar recursos materiais, financeiros e humanos, empregados de acordo com o escopo de trabalho pré-estabelecido em um plano que fixa datas, um planejamento que define prioridades e um controle para garantir sua qualidade assegurando o lucro e o prazo de execução, almejando técnicas construtivas que ofereçam rapidez, economia e redução da geração de resíduos. 
ATIVIDADES
PLANEJAMENTO
O planejamento é uma função de apoio à coordenação das várias atividades de acordo com os planos de execuções, de modo que os programas preestabelecidos possam ser atendidos com economia e eficiência. Dessa feita, o planejamento é a definição do momento em que cada atividade deve ser concluída e o desenvolvimento de um plano de produção que mostre as entregas das atividades conforme necessidade e ordem de execução. Além disso, o mesmo é responsável em demonstrar o tipo de atividade a ser executada, quando executar, os sistemas construtivos e os recursos utilizados . Planejamento pode ser definido como um método de decisão adotada, realizado para antecipar uma ação futura almejada, usando de meios eficazes para materializá-la. O objetivo do planejamento é reduzir o custo, juntamente com o tempo de execução dos projetos e as incertezas relacionadas ao seu escopo.O planejamento é a ferramenta administrativa que permite compreender a realidade, avaliar os caminhos, organizar um referencial futuro, estruturando o caminho adequado e reavaliar todo o processo a qual o mesmo se destina, sendo, portanto, a parte racional da ação. Com relação à elaboração do projeto básico, que serve como fundamento 
para as concorrências, o projetista desenvolve o planejamento geral do empreendimento, considerando todos os elementos disponíveis. O planejamento requer muito tempo para a sua elaboração, exige profissionais com ampla experiência no ramo, representa um trabalho intenso – mesmo para as pessoas com experiência considerável – e deve ser elaborado no canteiro, utilizando-se das equipes mobilizadas. Caso o planejamento venha a ser elaborado nos escritórios centrais das empresas interessadas, por equipes afastadas dos problemas a serem enfrentados, certamente, conterá imperfeições. Uma parte importante do planejamento de obras é a programação das diferentes atividades necessárias para a conclusão efetiva do empreendimento. Esta tarefa
exige vivência e conhecimento das práticas construtivas. Bons ENGENHEIROS adquirem considerável conhecimento em programação, participando no planejamento e no controle de projetos reais. 
O planejamento é essencial para o sucesso de um empreendimento, sua importância aumenta quando, na sociedade, existe pouca disponibilidade de recursos, instabilidade no mercado, entre outros obstáculos. O planejamento da construção torna-se indispensável para que se canalize informações e conhecimentos, direcionado à utilização nas execuções dos serviços da construção civil. Em função destas situações, é fundamental a criação de um sistema capaz de garantir o perfeito cumprimento das metas preestabelecidas para a execução da obra. O planejamento tem várias funções, entre elas a de servir como assessor para aquisição de materiais, para fechamentos de contratos, para orientações técnicas nas aplicações de materiais ou nas execuções de serviços .
Bibliografia: http://www.infoescola.com/profissoes/engenheirocivil/
ENGENHEIRO CIVIL
O Engenheiro civil é o profissional que dedica se à área de construções, sejam elas de edifícios, pontes, residências, redes hidráulicas, túneis, viadutos, etc. Para isso o mesmo realiza estudos e projetos, supervisiona e fiscaliza cada uma destas obras. As funções do engenheiro civil estão intimamente relacionadas com cálculos, desenhos, medições, análise de materiais brutos, como: pedra, madeira, terra, calcário, entre outros. Buscando um resultado final em estruturas úteis para todos os seres, porém, nunca esquecendo se de pesquisar menores custos e maiores condições de segurança.
Atuação e atividades
O engenheiro civil tem à seu favor um vasto mercado de atuação, pois poderá participar, da pesquisa, criação e desenvolvimento de novos produtos, ou mesmo os já existentes com novas criações, porém sempre faz-se necessário lembrar que ele terá a responsabilidade, inclusive jurídica de qualquer projeto do qual fizer parte, desde o seu início até a sua conclusão! De acordo com a necessidade ou complexidade do projeto, poderão fazer parte do mesmo, equipes de engenheiros, cada qual desenvolvendo-se no que lhe compete. As suas principais áreas de atuação são:
Construção civil e urbana
Ambiental e Sanitária
Estruturas e Fundações
Transporte
Solo e Geotecnia
O engenheiro civil desenvolve atividades relacionadas com: análise e localização de terrenos, análise do solo e hídrica, determina o projeto de construção e cronograma, estudo de materiais, inclusive reutilização e custos, determinar o uso de equipamentos, e veículos, avaliar através de cálculos a resistência do material empregado, condições climáticas da região, normas e medidas de segurança em relação à vida em geral, ao meio ambiente e ao solo utilizado.
Bibliografia : Introdução a Engenharia: Conceitos, Ferramentas e Comportamentos ;BAZZO, Walter Antônio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale.
Engenheiro Civil
A engenharia civil tem um amplo espectro de atuação. O profissional desta área pode estudar, projetar, fiscalizar ou supervisionar trabalhos relacionados a pontes, túneis, barragens, estradas, vias férreas, portos, canais, rios, diques, drenagem, irrigação, aeroportos, sistemas de transporte, abastecimento de água e saneamento, etc. Em seu trabalho, um engenheiro civil projeta e acompanha as etapas de obras civis. E para projetar tais obras, ele estuda as características do solo, a incidência do vento, a finalidade de uso da construção, os materiais
disponíveis, os custos envolvidos. Como ele desenvolve o seu trabalho? Dimensionando e especificando estruturas, instalações elétricas, hidrossanitárias e de gás, bem como os materiais a serem utilizados. Ou fazendo cálculos de resistência dos materiais empregados ou orçamentos de obras, traçando cronogramas físicos e financeiros, fiscalizando obras. No seu dia-a-dia, seja no escritório e no canteiro de obras - o local da construção -, chefia equipes, supervisiona prazos, custos e o cumprimento das normas de segurança. 
Mais especificamente, são atribuições dos engenheiros civis:
* Executar trabalhos relacionados com a construção de edifícios e a instalação, funcionamento e conservação de redes hidráulicas de distribuição de água e de coleta de esgoto, para os serviços de higiene e saneamento.
* Examinar projetos e realizar estudos necessários para a determinação local mais adequado para as construções;
* Calcular a natureza e o volume da circulação de ar, terra e água;
* Examinar o solo e o subsolo, a fim de determinar os efeitos prováveis sobre as obras projetadas;
* Determinar o assentamento de alicerces, condutos e encanamentos;
* Projetar estruturas de concreto, aço ou madeira;
* Estudar fundações, escavações, obras de portos, canais, rios, diques, drenagem, irrigação, aeroportos, sistemas de transporte, abastecimento de água e saneamento, etc. Em seu trabalho, um engenheiro civil projeta e acompanha as etapas de obras civis. E para projetar tais obras, ele estuda as características do solo, a incidência do vento, a finalidade de uso da construção, os materiais
disponíveis, os custos envolvidos. Como ele desenvolve o seu trabalho? Dimensionando e especificando estruturas, instalações elétricas, hidrossanitárias e de gás, bem como os materiais a serem utilizados. Ou fazendo cálculos de resistência dos materiais empregados ou orçamentos de obras, traçando cronogramas físicos e financeiros, fiscalizando obras. No seu dia-a-dia, seja no escritório e no canteiro de obras - o local da construção -, chefia equipes, supervisiona prazos, custos e o cumprimento das normas de segurança. 
Mais especificamente, são atribuições dos engenheiros civis:
* Executar trabalhos relacionados com a construção de edifícios e a instalação, funcionamento e conservação de redes hidráulicas de distribuição de água e de coleta de esgoto, para os serviços de higiene e saneamento.
* Examinar projetos e realizar estudos necessários para a determinação local mais adequado para as construções;
* Calcular a natureza e o volume da circulação de ar, terra e água;
* Examinar o solo e o subsolo, a fim de determinar os efeitos prováveis sobre as obras projetadas;
* Determinar o assentamento de alicerces, condutos e encanamentos;
* Projetar estruturas de concreto, aço ou madeira;
* Estudar fundações, escavações, obras de estabilização e de contenção;
* Planejar e operar sistemas de transporte urbano de passageiros;
* Calcular as deformações e tensões, a força da corrente hidráulica, os efeitos do vento e do calor, os desníveis e outros fatores nas construções;
* Examinar, provar, estabelecer planos, especificações e orçamentos de obras antigas e novas;
* Escolher as máquinas para escavação e construção, assim como os aparelhos para levantar cargas;
* Elaborar o programa de trabalho e dirigir as operações à medida que a obra avança;
* Administrar empresas construtoras na direção dos setores técnicos de pessoal, de execução de planejamentos, maquetes, protótipos, desenhos etc.
De forma geral, o engenheiro civil pode atuar nas indústrias de construção civil, de materiais de construção e indústrias urbanas, além dos setores já comentados anteriormente. Pode se especializar, por exemplo, em estruturas, fundações, saneamento, mecânica dos solos, transportes, infraestrutura portuária e aeroportuária. O que estuda um engenheiro civil? Além das matérias básicas, comuns a todos os cursos, estuda também solos, concreto, madeira, pontes, estabilidade estrutural, traçado de rodovias...
A habilitação engenharia civil desdobra-se em ênfases tais como: 
Engenharia civil em geral, edificações, construção de rodovias, construção de aeroportos, construção de ferrovias, construção de pontes e viadutos, construção de túneis, mecânica dos solos, obras sanitárias e hidráulicas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Constru%C3%A7%C3%A3o
-------------------------------------------------
------------------------------------------------
Construção civil
Construção civil é o termo que engloba a confecção
de obras como casas, edifícios, pontes,barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.
Edifício em construção na cidade de São Paulo.
Um prédio com andaimes na fachada.
Os termos construção civil e engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a engenharia sendo elas civil e militar, cujo conhecimento, por exemplo de engenharia militar, era destinada apenas aos militares e a engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a engenharia civil, que englobava todos as áreas, foi se dividindo e hoje conhecemos vários divisões, como por exemplo a engenharia elétrica, mecânica, química, naval, etc. Exemplos como engenharia naval, dão origem à construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil.
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regulamenta as normas e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) fiscaliza o exercício da profissão e a responsabilidade civil. Toda a obra de construção civil deve ser previamente aprovada pelos órgãos municipais competentes, e sua execução acompanhada por engenheiros ou arquitetos registrados no CREA.
Obras de ampliação da Estrada de Ferro Carajás. Brasil.
Em Portugal os técnicos responsáveis pelos projectos de construção civil (excetuando o caso dos projectos de edifícios de pequena dimensão, os quais podem ter como responsáveis técnicos habilitados com o antigo curso de Construtor Civil e Mestrado, agora designados por Agentes Técnicos de Arquitectura e Engenharia) têm que ser titulares de um curso superior, bacharelato ou licenciatura e têm que estar, respectivamente, inscritos naOrdem dos Engenheiros Técnicos (OET) ou na Ordem dos Engenheiros (OE). Para projectos de grande responsabilidade, o bacharelato não é considerado formação suficiente, e a legislação portuguesa exige que o responsável técnico seja titular de uma licenciatura em Engenharia Civil.
Dentre as matérias necessárias para a graduação em Engenharia Civil estão:
* Resistência de materiais
* Tecnologia dos materiais de construção
* Mecânica Newtoniana
* Mecânica dos Sólidos
* Mecânica dos Solos
* Geotecnia
* Cálculos I, II, III e IV,
* Técnicas de construção
entre outras.
Em termos práticos a Engenharia Civil divide-se em dois grandes ramos principais:
Obras de construção civil
* Que engloba basicamente as edificações de moradia, comerciais e de serviços públicos.
Obras de construção pesada
* Que engloba as obras de construção de portos, pontes, aeroportos, estradas,hidroelétricas, túneis, etc …, obras que em geral só são contratadas por empresas e órgãos públicos.
Em alguns casos, as edificações tem tal vulto e complexidade que são classificadas como obras pesadas, estando tipicamente enquadradas neste caso as edificações industriais.
Essa classificação em dois ramos, embora não exista nenhuma diferenciação na formação dos engenheiros nas universidades, é em geral aceita e bem compreendida por todos os engenheiros no Brasil.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais