1a lista de exercicios QGA Beate
2 pág.

1a lista de exercicios QGA Beate


DisciplinaQuímica Geral Aplicada41 materiais646 seguidores
Pré-visualização1 página
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
Química Geral Aplicada 
1ª lista de exercícios para entregar até 02/julho/2013
1) Uma solução de valina (C5H11NO2) contém 0,54 g/mL. Calcule a molaridade desta solução em mmol/L. Quantos µmol deste aminoácido existem em 10 mL da solução? Qual o número de moléculas de valina existem em 1 mL desta solução? A densidade da valina sólida é 1,23 g/cm3; comparando com a da prolina (C5H9NO2) d = 1,36 g/cm3) o que vc pode sugerir com relação à estruturação de ambas moléculas no estado sólido?
2) Se um estudante do curso de farmácia prepara uma solução adicionando água a 42 mL de metanol (CH3OH) até o volume final de 300 mL (a) qual a molaridade de metanol nesta solução? (b) qual é a concentração (teor m/v) do metanol nesta solução? Dado: Densidade do metanol é 0,792 g/mL.
3) a) Dentre as opções abaixo indique quais são formas heterogêneas da matéria:
( ) compostos ( ) misturas Explique!
b) Dentre as opções abaixo indique quais são formas homogêneas da matéria:
( ) compostos ( ) misturas Explique!
 4) Das propriedades seguintes, quais são relacionadas a compostos? Justifique todas as alternativas.
(a) leva-se uma grande quantidade de energia para separar elementos de um composto.
(b) As proporções dos elementos num composto são sempre fixas
(c) é fácil separar elementos num composto
(d) Os componentes/elementos de um composto não retém suas propriedades individuais.
5) O cloridrato de ambroxol (CA - estrutura abaixo) é um fármaco utilizado como expectorante mucolítico que tem dupla efetividade: favorece a expectoração, além de proporcionar alívio à irritação da garganta. É disponibilizado geralmente em forma de xarope para uso adulto e infantil. Na forma de xarope pediátrico este medicamento é vendido com a concentração de 15 mg para cada 5 mL; o paciente tem que tomar 3 doses diárias a cada 8h. (a) Calcule a concentração molar e o teor % (m/v) do CA nesta apresentação; (b) se a dose do medicamento agora passou para 2,5 g/L, qual o volume necessário para ingestão do paciente para equivaler à dose diária requerida?
6) Uma análise necessitou que a solução original a ser analisada fosse diluída: 1 mL da amostra foi diluída com água e completada para 100 mL. Desta última, 25 mL foram colocados num balão de 100 mL e completados com água. Se a amostra final diluída resultou numa concentração de 10 mg/L, qual a concentração da amostra original?
7) No esquema abaixo, explique, sob uma visão físico-química o que está ocorrendo quando se misturam os dois sistemas (assuma que se tratam de duas soluções):
8) Observe a estrutura abaixo:
Qual a massa de carbono contida em 2,3 mols deste composto?
9) Uma solução comercial de H2SO\u200b4 tem uma molaridade de 18 mol.L-1. Em 750 mL desta solução há:
(a) quantos mols de H2SO4? (b) massa de H2SO4? (c) massa de água?
10) No mar há cerca de 8,1.10-4 mol.L-1. Em 5,00 L de água do mar há quantos mols e quantos gramas de Br-1?
11) Qual volume de água devem ser adicionado à uma solução 12 mol.L-1 de HCl para transformá-la em 0,35 mol.L-1?
12) Dos sistemas a seguir: soro fisiológico, água do mar, xampu, gás Cl2, qual ou quais podem ser considerados misturas. Explique por que.
13) Comente cada uma destas afirmações com relação à sua veracidade: (a) partículas num colóide sempre vão refletir luz incidente; (b) as partículas numa solução tem dimensão de moléculas; (c) uma suspensão pode ser filtrada; (d) uma solução pode ser filtrada.
14) Um tipo de álcool (álcool isopropílico, C3H8OH) para uso tópico tem descrito em seu rótulo 70% (m/m) e densidade 1g/cm3. 
(a) quantos gramas e quantos mols de água e de álcool isopropílico existem num litro deste álcool? 
(b) baseado no número de mols, o álcool é soluto ou solvente desta solução?
15) Defina se os seguintes sistemas podem ser considerados soluções ou misturas. Se for uma mistura, indique se: o sistema é homogêneo ou heterogêneo e quais são as fases dos principais componentes. 
(a) pasta de dentes; (b) mayonnaise; (c) refrigerante; (d) água mineral; (e) tinta aquosa PVA; (f) leite; (g) corpo humano; (h) anel de ouro; (i) vinho tinto; (j) fumaça.
Dados: para massas molares consulte uma tabela periódica