Buscar

Introdução econegócio – ou ecobusiness

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução:
Quando uma empresa desenvolve suas atividades interagindo com o meio ambiente, podem ocorrer muitas facetas com relação a sua imagem. Pois, se utilizar mensagens de proteção ambiental em seus anúncios e propagandas pode ser “tachada” como demagoga. Se não utilizar uma ideologia de proteção e respeito cvom o meio ambiente, pode ser acusada de irresponsável. 
	
	Desenvolvimento:
Diretamente relacionado a essa cultura, surge o econegócio – ou ecobusiness – consistindo as atividades empresariais que utilizam o meio ambiente como foco nas suas vendas, sendo denominadas como empresas verdes ou ecoempresas. Seus produtos / serviços comercializados agregam atributo ambiental no sistema de produção, administração e marketing.
A estratégia de marketing ao focar na imagem de empresa socialmente responsável, sustentável ou sócio-ambiental, consiste numa série de fatores que procuram ampliar as atividades mercadológicas de uma organização. Essas atividades tem por objetivo aumentar as vendas e os lucros, divulgar a marca, melhorando a aceitação do consumidor e conseqüente conquista do mercado.
Para Backer, os níveis estratégicos para atuação verde de uma organização são cinco: produção, recursos humanos, jurídico e financeiro, pesquisa e desenvolvimento e marketing / vendas. Este ultimo, tem por objetivo trabalhar a imagem e o posicionamento comercial, através de uma estratégia de comunicação interna e externa e controles de marketing. [Paul de Backer, Gestão ambiental: a administração verde, trad. Heloisa Martins Costa (Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995), p.23.]. 
A partir do conhecimento das necessidades e desejos dos consumidores, ações de marketing são determinadas, atuando estrategicamente na comercialização de produtos, serviços, marcas, idéias, logística, preços e promoções que atendam e satisfaçam a demanda mercadológica.
Kotler sugere, em uma de suas estratégias de marketing, a relação oferta-demanda que desperta maior relação com a questão ambiental: [(Philip Kotler, Administração de marketing: a edição do novo milênio, trad. Bazán Tecnologia e Lingüística (10ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000), p 28.)].
Demanda negativa – ocorre quando uma parcela do mercado não gosta do produto e até mesmo o evita, cabendo à organização reverter essa situação da demanda com ações mais eficientes. Exemplo: produtos orgânicos apresentando mau aspecto, papel reciclado com aparência de “sujo”.
Demanda latente – ocorre quando a necessidade de algo que não está disponível em forma de um produto ou serviço real. Exemplo: necessidade de substituir embalagens plásticas ou não-recicláveis por outra de material reciclável, de forma a preservar o meio ambiente e não encarecer o produto.
Demanda indesejada – ocorre quando a sociedade não aprova a relação de oferta e consumo devido às qualidades negativas dessa relação. Exemplos: a demanda por madeiras nativas, roupas em pele ou couro de animais nativos da região e produtos de origem florestal, pois, são vistos como prejuízo social.
Demanda excessiva ​– ocorre quando a demanda excede a capacidade da oferta. Exemplos: Água doce em muitos países do Oriente Médio.
Conforme Giacomini, o ponto diferencial de venda (PDV) – ou unique selling proposition (USP) – é outro tipo de estratégia de marketing, que ocorre quando um produto ou serviço possui atrativo ou vantagem que torna mais “vendável”. E o atributo ecológico constitui um diferencial em relação a concorrência seja na composição do produto, na embalagem, na marca ou publicidade da empresa.

Outros materiais