Buscar

AULA INAUGURAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA INAUGURAL
CONSIDERAÇÕES SOBRE A CIÊNCIA
A curiosidade, presente na interação entre a mente humana questionadora e o que consideramos a realidade é um atributo do ser humano que procura interpretar o mundo que habita.
De onde viemos? Para onde iremos? Qual é a origem do universo? Qual é a origem da vida? Qual é a origem da mente? Por que o céu é azul? O que é o sonho? O tempo todo formulamos perguntas sobre fatos, fenômenos e eventos da natureza.
Por meio das experiências que vivemos no nosso dia-a-dia, na leitura de livros, revistas e artigos variados podemos adquirir o conhecimento. Conhecer é acrescentar uma nova idéia sobre algo que já sabemos ou a possibilidade de descobrir um novo conceito.
O pensamento abstrato é uma característica do homem, isso é o que nos diferencia dos outros animais. Até onde sabemos, os animais utilizam o pensamento concreto e os instintos na busca pela sobrevivência. Por outro lado, a idéia de uma inteligência artificial, capaz de raciocinar e construir conceitos de forma autônoma, ainda é ficção.
Os seres humanos podem aplicar tudo o que aprendem e transformar esse conhecimento em proveito próprio. Desde o homem primitivo com suas pinturas rupestres, conseguimos criar um sistema de comunicação, seja através da escrita, seja através da linguagem. Assim, o homem acumula e transmite o conhecimento de geração em geração.
Na busca de respostas, a ciência firmou-se como um modo de pensar e de construir explicações sobre o mundo, tentando fornecer interpretações para que ele faça sentido. 
Na nossa sociedade, a força do pensamento científico tornou-se uma instituição tanto pela sua potência inerente quanto pela conjunção de fatos históricos e, por isso, nossa vida prática tem-se regulado em grande parte pelo suporte do pensamento científico. Como exemplo, temos os prédios onde moramos, os meios de comunicação que utilizamos, o transporte que usamos, as técnicas agrícolas que nos dão alimentos, os medicamentos e exames bioquímicos etc. 
Toda essa presença e, inegavelmente, essa potencialidade de fornecer instrumentos úteis ao ser humano nos levam a acreditar que o conhecimento científico e suas aplicações podem nos possibilitar, cada vez mais, bem estar no mundo.
A propósito, Galileu já dizia no século XVII que a finalidade da ciência era aliviar a miséria humana. A crença na melhoria de nossa vida graças às contribuições dadas pela ciência está aliada à outra crença: de que o aumento do conhecimento científico traz também um aumento da prosperidade na sociedade humana. Os fatos, em parte, confirmam essa previsão.
O domínio do conhecimento possibilita ao homem não só conhecer o mundo, mas também compreender e transformar sua própria realidade. Porém, para que a sociedade possa caminhar e desenvolver-se é imprescindível que todos tenham acesso a esse conhecimento, que podemos classificar em cinco tipos. Cada um possuindo sua importância e características particulares:
• Senso-Comum (Empírico)
• Conhecimento Filosófico
• Conhecimento Religioso
• Conhecimento Artístico
• Conhecimento Científico
Essas abordagens: mística, religiosa, artística, científica, filosófica e do senso comum. (ARANHA: 1997, p107) ou formas de se compreender e transformar a realidade não são excludentes e uma mesma pessoa pode se interessar por questões religiosas e filosóficas enquanto, outra pode se dedicar à pesquisa científica, utilizando o senso comum ou conhecimento empírico em seu cotidiano.
O desenvolvimento do pensamento humano acompanhou a sua evolução, desde os primeiros hominídeos até o ser humano moderno. Podemos definir três momentos que apontam para essa evolução: desconhecimento, a crença e a ciência.
Em um primeiro momento, entre os primitivos caçadores nômades predominava um desconhecimento em relação às causas dos fenômenos naturais Em seguida veio a crença, por intermédio das quais se buscava explicações para os fenômenos naturais, gerando superstições. As religiões antigas relacionavam os fenômenos naturais à vontade dos deuses.
Finalmente, o homem começou a buscar respostas que explicassem esses fenômenos, não se contentando simplesmente com as respostas oriundas da crença na vontade divina. Mais do que isso, o homem passou a buscar a comprovação das explicações dos fenômenos e, nesse momento, surgiu o chamado método científico.
Como o ser humano é um animal dotado com as capacidades de pensamento e de reflexão, isso possibilitou a busca de novas descobertas e o mais importante, o desenvolvimento da capacidade de transmissão esse conhecimento para as futuras gerações.
A ciência moderna surgiu há, aproximadamente, 400 anos, mas podemos dizer que mais recentemente tivemos os maiores avanços desse conhecimento.
O conhecimento científico pode ser definido como sendo racional e sistemático, descobrindo as relações universais entre os fenômenos, permitindo prever acontecimentos e dessa forma agir sobre a natureza.
Isso não quer dizer que a ciência consiga produzir um tipo de conhecimento definitivo, sobretudo porque ela está em constante evolução.
Características do Conhecimento Científico:
1. Factual, trata-se de um conhecimento concreto, vem dos fatos.
2. Tem origem na observação e experimentação
3. Sistemático, porque precisa de um sistema para ser constituído.
4. É verificável.
5. Falível
6. Aproximadamente Exato.
Além disso, o conhecimento científico:
- É racional e objetivo.
- Atém-se e transcende aos fatos.
- É analítico e requer exatidão e clareza.
- É comunicável
- Depende de investigação metódica.
- Busca e aplica leis.
- É explicativo.
- Pode prever acontecimentos.
- É aberto e é útil à humanidade.
Se, de um lado, como sabemos, somos grandes usuários do conhecimento científico, de outro lado, em geral, pouco sabemos a respeito de suas características, de sua evolução, de seus processos de construção e de seus resultados. Tomarmos ou ampliarmos a consciência a esse respeito é essencial para compreendermos não só os fenômenos naturais, mas também os culturais.
 
A CIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA
A dificuldade de aplicar no seu cotidiano o conhecimento adquirido nas aulas de Ciências, talvez seja o maior desafio que o professor de Ciências tenha que superar.
A interpretação dos fenômenos que estão relacionados diretamente aos alunos, como por exemplo a relação do homem com o meio ambiente, é muitas vezes de difícil compreensão. Devemos considerar também, a dificuldade no acompanhamento do desenvolvimento científico e tecnológico do mundo atual e como isso pode interferir em nossa própria vida.
Podemos pensar que o baixo índice de interesse e participação do aluno nas aulas de Ciências, pode ser atribuído à dificuldade do professor em relacionar a matéria da sala de aula com o dia a dia do aluno.
Partindo destas dificuldades iniciais espero que durante o nosso curso, o futuro professor de Ciências:
Compreenda as contribuições das ciências naturais para a formação do aluno no Ensino Fundamental.
Discuta e analise a organização e os procedimentos relativos aos processos de ensino e aprendizagem das ciências da natureza.
Analise o programa de ciências proposto pelos PCNs e seu tratamento em livros didáticos de ciências da natureza. 
Descubra alternativas que possibilitem mudanças de ordem estrutural no nosso sistema de ensino e prática docente.
Atue, transformando esse espaço num local onde se cumpra a verdadeira função da escola, que é a de educar para a cidadania, para que esta seja um possível instrumento de modificação junto a outras organizações da sociedade e que o professor desempenhe um importante papel na construção dessa prática. 
Compreenda a concepção de ciência como construção humana, historicamente contextualizada, como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo.
Reflita sobre o significado ético dos conteúdosdesenvolvidos no interior da Ciência e suas relações com o mundo do trabalho.
A disciplina apresentará e discutirá os principais referenciais didático-pedagógicos relativos ao ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental, incluídos os Parâmetros Curriculares Nacionais e as contribuições acadêmicas mais recentes à formação de professores de ciências.
Serão abordados, em caráter exemplificativo, conteúdos relevantes da área científica, notadamente aqueles relacionados aos grandes paradigmas das ciências. 
A disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências tem como principal objetivo uma nova abordagem no ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental, baseada principalmente nos conflitos e nas diversidades existentes no cotidiano da sociedade. Tentaremos dessa maneira desenvolver o pensamento crítico dos alunos, além de preparar os alunos para o planejamento e a programação de curso de Ciências e propiciar-lhes a vivência e a reflexão da prática docente.
Ao final do curso o aluno deverá estar familiarizado com a essência e particularidades do ensino de Ciências para crianças, a partir de uma visão ampla das várias propostas de ensino existentes. Deverá, por fim, ter ferramental básico para preparar-se para o efetivo exercício docente na área específica para as primeiras séries do ensino fundamental, proceder à seleção e organização de conteúdos e a sua transposição didática, construindo um conhecimento curricular considerando o contexto cognitivo, afetivo e sócio-cultural dos alunos e conhecer os temas transversais e sua importância como articuladores necessários à interdisciplinaridade e contextualização.
Profª. Rosemeire da Costa da Silva

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes