Buscar

valiação Parcial HISTÓRIA ANTIGA ORIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

valiação Parcial: CEL0485_SM_201702069818 V.1 
	Aluno(a): DEBORA ACACIA DA SILVA
	Matrícula: 201702069818
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 02/05/2018 16:56:51 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201702808932)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos afirmar que o Crescente Fértil foi:
		
	 
	o território delimitado pelos rios Nilo, Tigre e Eufrates
	
	território em que surgiu os primeiros Estados Nacionais
	
	região marcada por uma forte presença de populações nômades
	
	região onde surgiram os primeiros seres humanos inteligentes
	
	região onde se encontra o monte Sinai, lugar de adoração do Deus único.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702808949)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As cidades na Antiguidade Oriental tinham em essência uma característica comum, cresciam próximas a rios. Ciente deste cenário marque a única opção que corresponde a esta afirmativa:
		
	 
	Babilônia, Assur e Ur
	
	Meca, Babilônia, Assur
	
	Nilo, Ganges, Eufrates
	
	Mênfis, Suméria e Nilo
	
	UR, Assur e Eufrates
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703229376)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a região da Mesopotâmia e os povos que se desenvolveram naquela região dando origem a importantes sociedades da Antiguidade Oriental é correto afirmar:
		
	
	A Mesopotâmica, importante vale entre o Nilo e o Eufrates, pode ser dividida em duas partes: a Alta Mesopotâmia, mais montanhosa, e a Baixa Mesopotâmia, região extremamente plana.
	 
	A agricultura de irrigação, ao permitir o aumento demográfico e a produção de excedentes, foi condição necessária para o surgimento das civilizações na Mesopotâmia.
	
	Tanto na agricultura como no artesanato, a produtividade era bastante alta, o que exigia um baixo uso de trabalhadores, consequentemente uma boa parte da população era liberada para se dedicar às artes, à filosofia e aos conhecimentos científicos e à política.
	
	Os grandes rios da Mesopotâmica têm enchentes bastante regulares, sendo as águas que descem suavemente das montanhas o principal agente responsável pelo processo de fertilização dos vales mais baixos da região.
	
	Ao domínio Neobabilônico sucedeu-se o Império assírio, época na qual os templos tiveram papel fundamental na economia, sendo o principal possuidor os agriultores mais pobres.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702326671)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Foi no Crescente Fértil com seu clima favorável, que se originaram, há cerca de 10.000 anos, os primeiros assentamentos humanos e os primórdios da agricultura e da criação de animais domésticos" (Gwendolyn Leick. Mesopotâmia: A invenção da cidade. Rio de Janeiro: Imago, 2003.)
A região da Mesopotâmia possuía um solo de aluvião com elevado e variado conteúdo mineral, assim, era propício para o plantio. Contudo, para que a agricultura fosse viável nesta região foi necessário:
		
	
	o surgimento das primeiras comunidades humanas, para povoar a região e produzir excedentes
	 
	a adaptação do homem ao meio, controlando o curso das águas, construindo diques e canais
	
	muitas chuvas em suas montanhas, para que gerasse as cheias dos rios Tigre e Eufrates
	
	capacidade econômica das populações sedentarizadas para saber tirar proveito do comércio agrícola
	
	acúmulo de conhecimentos náuticos que permitissem a navegação dos rios escoando a produção
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702309072)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leias as afirmativas abaixo e marque a opção correta correspondente:
I -Código de Hamurábi- foi uma compilação de leis executada pelo rei Hamurábi e que regulamentava diversas áreas da vida em sociedade, tais como: relações trabalhistas, cíveis e criminais.
II - Servidão coletiva - sistema de trabalho no qual as terras pertenciam a uma elite composta, no geral, por sacerdotes, membros da nobreza e realeza e que eram cultivadas exclusivamente pelo trabalho escravo.
III - Politeísmo - crença predominante na Antiguidade que atribuía o caráter divino a vários seres mitológicos.
		
	
	Somente a opção I está correta.
	
	Somente a opção II está correta
	
	As opções I e II estão corretas
	 
	As opções I e III estão corretas
	
	Somente a opção III está correta
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702161250)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as proposições sobre os egípcios e povos mesopotâmicos:
I - A religião monoteísta foi o elemento cultural mais atuante em todos os períodos da história política do Egito Antigo.
II - A medicina, a arquitetura e a engenharia no Egito foram pouco utilizadas e insignificantemente estimuladas pelo poder central.
III - Estimulados pelos faraós e pelos sacerdotes, técnicos e artistas, atuando como verdadeiros funcionários do Estado, buscaram, em vão, através dos estudos da astronomia, elaborar um calendário.
IV - Mesopotâmia - nome dado pelos gregos e que significa "terra entre dois rios" - compreendia os vales e planícies irrigados pelos rios Tigre e Eufrates, onde hoje é o território do Iraque e terras próximas.
V - Durante o reinado de Nabucodonosor (604 a.C. - 561 a.C.), o Segundo Império Babilônico viveu o seu apogeu. Foi a época das grandes construções públicas como os templos para vários deuses, especialmente o de Marduk, as grandes muralhas da cidade e os palácios, a exemplo dos "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados pelos gregos como uma das maiores "maravilhas do mundo".
São corretas:
		
	
	II, III, IV e V
	
	I, II e III
	
	I, IV e V
	 
	IV e V
	
	II e III
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201702161240)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com reação ao domínio da terra e a mão-de-obra utilizada nas sociedades egípcia e mesopotâmica, é correto afirmar que:
		
	
	a produção de excedentes, necessária a intensificação das trocas comerciais e para o progresso econômico era garantida pela ampla utilização do trabalho livre.
	
	o Estado constituía o principal instrumento de poder das camadas populares, assegurando e ampliando seu domínio sobre os outros grupos.
	
	a superação das comunidades levou ao surgimento da propriedade privada e, conseqüentemente , à utilização da mão-de-obra escrava.
	 
	predominava a servidão coletiva, onde o indivíduo explorava a terra como membro da comunidade e servia ao estado, proprietário absoluto dessa terra.
	
	desenvolveu-se o modo de produção escravista intimamente relacionado ao caráter bélico e expansionista desses povos.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703176773)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
		
	
	suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.
	
	sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África.
	
	a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.
	
	Nenhuma das alternativas acima
	 
	permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos faraós
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703229373)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia o texto abaixo e depois responda o que se pede: ¿O faraó passou a concentrar todos os poderes em suas mãos, sendo cada vez mais considerado um deus vivo. Boa parte das terras passou a ser controlada por ele, a quem a população deveria pagar tributos e servir, por meio de trabalho compulsório. A personificação do Estado na figura do faraó e sua identificação com um deus, permite-nos, portanto, falar em uma monarquia teocrática no Egito Antigo¿ (VICENTINO, Claudio, 2001) Muitos Estados nacionais, no mundo contemporâneo ocidental, orientam-se pelo ideário laico e liberal-democrático, diferentementedo Estado organizado no antigo Egito, no qual predominava
		
	
	A organização de uma diarquia teocrática, segundo os princípios propostos por Amenófis IV, quando da implantação da reforma religiosa.
	 
	A vinculação entre religião e política, que norteou a organização do antigo Estado, originado com a unidade entre o Alto e o Baixo Egito.
	
	O caráter autocrático, fundamentado na Teoria do Direito Divino dos Reis, formulada pelos pensadores Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
	
	O papel desempenhado pelos sacerdotes, na construção de uma proposta política, que não contemplasse os interesses dos camponeses.
	
	O papel desempenhado pelos sacerdotes, na construção de uma proposta política, que contemplasse os interesses dos camponeses.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703176778)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que:
		
	
	a religião tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido a sua autoridade.
	
	o período conhecido como antigo Egito constitui o único em que a religião foi quase inteiramente esquecida, e o rei como também o povo dedicaram-se muito mais a seguir a tradição dos seus antepassados, considerados os únicos povos ateus da Antiguidade.
	
	a religião no antigo Egito, como nos demais povos da Antiguidade, não tinha grande influência, já que estes povos, para sobreviverem, tiveram que desenvolver uma enorme disciplina no trabalho e viviam em constantes guerras.
	
	a religião do povo no antigo Egito era bastante distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as camadas mais pobres das sociedades antigas tinham, sobretudo por não terem acesso à escola e a outros saberes só permitidos à família real.
	 
	a religião dominava todos os aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades.

Outros materiais