A2 Cidadania word
6 pág.

A2 Cidadania word


DisciplinaCidadania653 materiais2.454 seguidores
Pré-visualização2 páginas
um caráter conservador a pós-modernidade, indicando o ataque direto desta aos ideais iluministas.
II - Gilles Lipovetsky substitui o termo pós-modernidade por modernidade líquida objetivando demonstrar que determinadas características da modernidade passaram a ser exacerbadas.
III - Fredric Jameson a identifica como braço cultural da lógica neoliberal.
IV - Jean-François Lyotard, pioneiro na utilização do termo, apresenta a pós-modernidade como fim dos sistemas explicativos grandiosos e generalistas.
É CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. II e III estão corretas e I e IV estão incorretas. 
b. III e IV estão corretas e I e II estão incorretas. 
c. I e II estão corretas e III e IV estão incorretas. 
d. II, III e IV estão corretas e I está incorreta. \ufffd
e. I, III e IV estão corretas e II está incorreta. 
Feedback
A resposta correta é: I, III e IV estão corretas e II está incorreta..\ufffd
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0\ufffd
Marcar questão\ufffd
Texto da questão
Um breve mapeamento das análises de diversos cientistas e estudiosos sobre a pós-modernidade nos permite afirmar que a ideia INCORRETA é:
Escolha uma:
a. Jürgen Habermas atribuiu em sua análise um caráter conservador a pós-modernidade, indicando o ataque direto desta aos ideais iluministas. 
b. Zygmunt Bauman substituiu o uso da palavra pós-modernidade por modernidade líquida, sintetizando a ideia de fluidez em relação à modernidade. \ufffd
c. Jean-François Lyotard, pioneiro na utilização do termo, apresenta a pós-modernidade como fim dos sistemas explicativos grandiosos e generalistas. 
d. Fredric Jameson identifica a pós-modernidade como braço cultural da lógica neoliberal. 
e. Gilles Lipovetsky substitui o termo pós-modernidade por modernidade líquida objetivando demonstrar que determinadas características da modernidade passaram a ser exacerbadas. 
Feedback
A resposta correta é: Gilles Lipovetsky substitui o termo pós-modernidade por modernidade líquida objetivando demonstrar que determinadas características da modernidade passaram a ser exacerbadas..\ufffd
Questão 9
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0\ufffd
Marcar questão\ufffd
Texto da questão
O Censo de 2010 registrou que a nossa população ultrapassou 190 milhões de pessoas, dentre as quais 47,7% são brancos, 7,6% negros, enquanto o número de pardos atingiu 43,1%.
\ufffd
De acordo com a leitura do gráfico é INCORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. A diminuição da população que se autodeclara branca é decorrente da diminuição da expectativa dos mesmos. \ufffd
b. Os dados evidenciam que a população que se autodeclara branca ainda é a maioria no Brasil. 
c. Percentualmente a população indígena no período manteve-se estável, mas isso não significa que, em números absolutos, não houve aumento da população autodeclarada indígena. 
d. O aumento de população que se autodeclara preta é decorrente de um processo de valorização e de aumento da autoestima dessa população. 
e. Os dados mostram que o número de pessoas que se classificam como pardas ou pretas cresceu, enquanto o número de brancos caiu. 
Feedback
A resposta correta é: A diminuição da população que se autodeclara branca é decorrente da diminuição da expectativa dos mesmos..\ufffd
Questão 10
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0\ufffd
Marcar questão\ufffd
Texto da questão
A questão das dificuldades relativas à inserção e sobrevivência das populações indígenas na sociedade brasileira è um fenômeno percebido por todos. Como tal essa questão é tratada e percebida como o "problema indígena". Leia as afirmativas referentes aos "problemas indígenas" no Brasil:
I - O problema indígena surge do contato entre etnias indígenas e sociedade nacional abrangente. Para o antropólogo Roberto Cardoso de Oliveira há um processo de fricção interétnica, já que o dito homem branco que promove e determina sua intenção com as populações tribais de maneira que ela ocorra de forma conflituosa, caracterizando-se como um choque entre culturas. 
II - O "problema indígena" passa forçosamente pela resolução de graves problemas nacionais, a saber, a alteração da estrutura agrária calcada no latifúndio, a questão da necessidade de proteção ambiental, a corrupção, a impunidade e a falta de vontade política das autoridades.
III - É preciso observar que as terras ocupadas pelos índios já representam cerca de 12% do território nacional, deste modo, as terras indígenas ameaçam o desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Brasil.
É CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. III está correta e I e II estão incorretas. 
b. I e III estão corretas e II está incorreta. 
c. I está correta e II e III estão incorretas. 
d. I e II estão corretas e III está incorreta. \ufffd
e. II está correta e I e III estão incorretas. 
Feedback
A resposta correta é: I e II estão corretas e III está incorreta..\ufffd
Carregar mais