Buscar

Sabemos que a competência é o C

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Classificação das Competências
Nome: Sara Alves Viana
Sabemos que a competência é o C.H.A: O C significa conhecimento sobre um determinado assunto. Diz respeito à pessoa dominar um determinado assunto a respeito de algo que tenha valor para empresa e para ela mesma. É o saber.
O H significa habilidade para produzir resultados com o conhecimento que se possui. Diz respeito à pessoa conseguir fazer algum uso real do conhecimento que têm, produzindo algo efetivamente. É o saber fazer.
O A significa atitude assertiva e pró ativa__ iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o querer fazer.
 
Podemos ver as classificações da competência nas organizações...
Emergente
Competência emergente trata-se das inovações nas empresas, vemos que a tecnologia vem fazendo parte cada vez mais do dia a dia nas empresas e organizações, os gestores devem esta preparados para isso, juntamente com sua equipe.
Podemos usar como exemplo uma farmácia que em um ano cresce de tamanho e precisa ampliar seu sistema, o gestor precisa montar um treinamento para seus funcionários para se adaptar e aprender como usar, para que o cliente veja a eficiência e a melhoria de forma clara na empresa. Vemos como exemplo casos de restaurantes que realizam pedidos de forma eletrônica, é uma forma mais rápida ágil, de comunicação entre o cliente e o funcionaria trazendo agilidade e amplitude para empresa.
Declinantes 
Competência declinante trata-se da infra-estrutura no local de trabalho, como por exemplo, as empresas que utiliza maquinas, impressoras e etc. Se nestas empresas não tiver equipamentos de qualidade, é uma forma de atrapalha o desenvolvimento dos colaboradores, se tiver uma impressora de qualidade que faz mais quantidade de copia, digitaliza mais rápido o desenvolvimento da equipe será melhor, ajudando também no clima organizacional, se o funcionário se sentir bem no local de trabalho a satisfação dele será maior. 
Transitória
 A competência transitória e vista em momentos de crise na empresa, os gestores juntamente com a ‘’responsabilidade de linha’’, devera monta um plano onde a empresa passe pela crise de forma equilibrada.
Podemos ver que Brasília esta passando pela crise hídrica, as empresas poderão usar como estratégia a economia de água como, por exemplo, a coca-cola reutiliza a água que e usada para lavar as garrafas retornáveis, também usadas para lavar equipamentos, torres de refrigeração, e também para uso secundário.
Quando a empresa passa por uma crise financeira também poderá montar um plano de economia, por exemplo, com menos gastos de energia colocando avisos nas tomadas (apaguei a luz ou sair); cortando gastos que não são muito necessários para a empresa. Assim o gestor soube como ser competente em momentos transitórios.
Estáveis 
Competência estável são as ferramentas para o bom funcionamento da organização, como por exemplo, uma empresa de vendas online, para essa empresa uma internet de boa qualidade, uma estrutura do site, um armazenamento de dados do cliente de forma segura, a forma mais clara de mostra o produto para o cliente, e a uma entrega desse produto de forma segura, pode ser vista como uma competência estável, mais para isso os gestores deverá preparar os funcionários com cursos, treinamentos, para que conheça o funcionamento de tudo dentro da empresa, isso trará um melhor desempenho dos funcionários e qualidade no serviço prestado.

Outros materiais