Buscar

Pedagogia do campo cola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pedagogia do campo
os indicies de gravidez.... R: e			Desde que surgiu nas discussões R: A
As instituições sociais são .....R: D			...´ e importante que a escola seja percebida.....R:d
“Os anos 1980, na América Latina, ficaram conhecidos como “a década perdida”, no âmbito da economia. Das taxas de crescimento do PIB à aceleração da inflação, passando pela produção industrial, poder de compra dos salários, nível de emprego, balanço de pagamentos e inúmeros outros indicadores, o resultado do período é medíocre.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: IPEA. Anos 1980, década perdida ou ganha?. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2759:catid=28&Itemid=23>. Acesso em 10 de fev. de 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, o final dos anos de 1980 se caracterizou como o auge do processo:
	
	B
	De redemocratização nacional.
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN, é uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa.[...]O documento é uma orientação quanto ao cotidiano escolar, os principais conteúdos que devem ser trabalhados, a fim de dar subsídios aos educadores, para que suas práticas pedagógicas sejam da melhor qualidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, Jussara. PCN – PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/pcnparametros-curriculares-nacionais.htm>. Acesso em: 09 de fev. de 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, a opinião geral entre os educadores acerca do uso de dispositivos pedagógicos, seria que:
	
	A
	Os planos e as metas de ensino estão distantes da realidade e das experiências vividas pelos profissionais.
“A instituição deve ser um ambiente em que todos os alunos se sintam acolhidos. Para que isso aconteça, é importante que a sexualidade seja discutida [...], nas ações concretas de gestores e professores deve estar claro que situações de homofobia e piadinhas não são toleráveis”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Wellington. A escola na luta contra a homofobia. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1581/a-escola-na-luta-contra-a-homofobia>. Acesso em: 11 fev. 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, a sexualidade é um fenómeno:
	
	D
	Intimidador, devido as teorias tradicionais utilizadas.
...´ e importante que a escola seja percebida.....R:d			A educação e´ uma ciência humana que, entre muitas atribuições R:a vvvf
A ciência da educação e´ainda entendida como uma ciência R: A		Os desafios e dos projetos educativos R:a vvf
A pedagogia tradicional caracteriza R: a vvvf				A pedagogia e´uma ciência teórico- pratico R: a vvvf
...o pós-modernismo não representa R:d I II				As teorias não criticas buscam encarar a educação R: a I -II –III
Os desafios da escola e dos projetos R:a 				A pluralidade de grupos R: D I- II
As teorias criticas buscam R: D 					A educação e´ uma ciência humana R:A
A instituição deve ser r:a						Nos anos de 1980.. r: b
O campo e´um espaço r: a						Se estivesse receita r: e
Em 2010, 88% dos r: b						A infância e´ a etapa r:a 
Homens e mulheres devem r: c					A partir do ponto de vista r;. a 
Os índices de gravidez r: e						Debater sexualidade r:a 
O que entendemos hoje r:e
“A promulgação do ECA em 1990 e a da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) em 1993 consagram uma nova abordagem para políticas de proteção integral para infância e juventude. [...] a criança e o adolescente deixam de ser vistos como portadores de necessidades – e frequentemente um problema a ser enfrentado – e passam a ser considerados sujeitos de direitos[...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Fundação Telefônica. Construindo Políticas Públicas para a Infância e Adolescência. Disponível em: <http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/trabalhoinfantil/noticia/construindo-politicas-publicas-para-a-infancia-e-adolescencia/>. Acesso em 10 de fev. de 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, Vecchio aponta que dois fatores então têm sido comumente apontados como principais alvos das políticas para a infância, sendo:
	
	A
	A desnutrição infantil e a paternidade deficiente.
“Nossa sociedade, que é marcada pelo intenso multiculturalismo, deve ter por responsabilidade o desafio permanente de buscar alternativas para combater a tendência de homogeneização, fenômeno muito frequente em sociedades plurais. [...] É neste contexto que a educação escolar deve proporcionar alternativas de intervenção na realidade, de modo que as diferenças não sejam negadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Alves, Raquel. A construção da identidade e da cultura dos povos do campo, entre o preconceito e a resistência: o papel da educação. p. 98. P 1-153. PIRACICABA, SP. 2011. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, o mundo cultural é definido como:
	
	A
	Um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra um mundo de valores dados, onde ela se situa, aprende a língua, a forma de usar o corpo e os sentimentos.
Estudo de caso: 
A escola podem fazer, junto aos alunos , uma passeio no bairro, possivelmente no sábado. Eles farão uma captação das famílias; castrar endereço telefone e e-mail para entrar em contato, e envolver todos os moradores no esporte. A escola, professores, e alunos irão participar de atividade criadas pela escola para que todos participam. O professor pode mostrar o quanto o esporte ajuda na saúde, independente a idade, que através dele, somos mais organizados e disciplinados. A escola pode fazer estas atividades em um ou dois sábados por mês, fazer uma escala de funcionários e alunos, pedir para que os pais ou responsáveis marquem ou mande um e-mail para marcar presença. Assim, facilita na quantidade de pessoas que compareceram. o professor trabalharia em cima de um plano de ensino adaptado para as necessidades da turma promovendo um ensino de qualidade e mais especifico para atender o publico alvo, o historico escolar e muito importante para trabalhar com alunos de EJA principalmente na alfabetização
QUESTÃO ORIENTADORA
Quais são as características que envolvem a especificidade da EJA? É possível organizar planejamento, prática docente e metodologia de ensino e envolver os docentes e discentes de uma escola e propor melhoria para o ensino e a aprendizagem dos alunos dessa modalidade de ensino? Como?
De que maneira o professor poderá intervir nesta situação?
Responda a questão no formato de resposta-texto.---------- Qualquer atividade, para ter sucesso, necessita ser planejada. O planejamento é uma espécie de garantia dos resultados. Não se pode improvisar a educação, seja ela qual for seu nível. No trabalho do EJA a grande maioria não vai se enquadrar dentro de normas e leis mau estabelecidas. O Diálogo é considerado uma necessidade, onde através dele, podemos fazer a reflexão e ação para nossas atitudes, trazendo através do diálogo a base e essência do conhecimento, transformando nossas atitudes. A Liberdade – Para existir educação é preciso liberdade, pois com esta liberdade de pensamento pode-se criar. Com o aprender herdamos a experiência de vida, criando e tendo novas experiências, respondendo aos desafios da vida. Esta conquista deve ser permanente na busca, pela liberdade e conhecimento. A conscientização é um ponto importante, onde o que foi aprendido será usado por nossa consciência na tomada de decisões. A Educação do EJA possibilita o professor usar criatividade nos seus conteúdos não ficar rígido somente em apresentar conteúdo sem uma dinâmica. Porque este aluno já tem um aprendizado na sua vida e juntar isto com criatividade e conteúdo seria uma forma de aprendizado. Aulas interdisciplinares, projetos como musicalização, teatro, roda de conversa, dinâmicas é uma forma de aprender conteúdo e fazer com que este aluno não saia da escola. Uma aula dinâmica.
O campo é um espaço rico e diverso. É um espaço emancipatório. A
Se existisse receita para construir uma boa escola brasileira. E
Em 2010,88% dos estudantes da educação básica brasileira. B
O que entendemos hoje por ciência remete a um a um conjunto. E
A instituição deve ser um ambiente em que todos os alunos se sintam acolhidos A
Os anos 1980, na América Latina, ficaram conhecidos como “a década perdeu B
Os índices de gravidez na juventude aumentam constantemente, considerando E
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN, é uma coleção A
Desde que surgiu nas discussões acadêmicas dos Estudos Culturais em Educação A
A infância é a etapas da vida que vai do nascimento até: A
Homens e mulheres devem ser livres para fazer suas próprias escolhas; C
A partir do ponto de vista das ciências sociais e da psicologia: A
Debater a sexualidade na escola pode ajudar a evitar uma gravidez: B
Nossa sociedade, que é marcada pelo intenso multiculturalismo: A
A promulgação do Eca em 1990e a da lei orgânica da assistência social: A
Aos anos 1980, na américa latina ficaram conhecidos como a década perdida: B
O pós-modernismo não representa, entretanto, uma teoria: D
É importante que a escola seja percebida como um: D
Os desafios da escola e dos projetos educativos que orientam: A
A educação é uma ciência humana que, entre muitas: A 
A pluralidade cultural de grupos étnicos, sociais e culturais: D
A ciência da educação é ainda entendida como uma: A 
As teorias não criticas buscam encarar a educação como: A
A pedagogia é uma ciência teórico-prática que estuda: A
A pedagogia tradicional caracteriza a escola como antidoto: A
As teorias críticas buscam compreender a educação a partir: D
As instituições sociais são instrumentos reguladores: D
Engravidar na adolescência é, na maioria dos casos, uma atitude não planejada: A
A palavra professor origina-se no latim e deriva do termo professus, que significa: A
Dados alarmantes sobre discriminação a homossexuais vieram na escola: B
O conceito de movimento social se refere a ação coletiva de um grupo organizado: C
A campanha da educação de adolescentes e adultos (CEAA) foi a primeira: A
A proposta da educação de campo tenta fazer do processo: B Profissionais 
Percebe-se que as relações sócias se modificam nas ultimas décadas, sendo: C era digital
Percebemos que nossas sociedades estão mudando: B de suas entidades
As escolas da cidade, seriadas, tem tantos problemas de aprendizagem: B um importante espaço de sociabilidade, no qual aluno, professores e familiares mantem um constante vinculo de relações.
A função do professor na escola nunca foi tão discutida: D o professor considera frustrante, penoso e cansativo manter os alunos constantemente ocupados para que eles não façam barulho, bagunça.
O conhecimento das principais teorias de aprendizagem permite embasar: C tradicionais, críticas e pós-criticas.
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais celebre educador brasileiro, com atuação: B afetividade, alegria e transformação.
Igualdade é a ausência de diferença. A igualdade ocorre quando todas as partes: A união da solidariedade e da agregação.
Um dos princípios da teoria critica é que se opões à separação: A marxista
Entende-se que a caracterização da cidade-campo, do urbano-rural: A de trabalho, políticas e cultura
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será: B os problemas Sociais
Assim como os educados na cidade, os educandos que vivem no meio rural: B modos de viver e interpretar o mundo, específicos de um determinado grupo, ...
 A escola tem uma função a cumprir socialmente e essa função só se: B nem sempre harmônicas, causando um estado de insatisfação e angustia 
No processo de formação o professor não forma apenas: E históricos, ....
O conservadorismo é um pensamento político que defende: A estática, não haveria espaço para a problematização nem para os questionamentos
O termo educação Social tem sido utilizado em uma grande: A ajustar, de adaptar os indivíduos à sociedade, incluindo neles o sentido de aceitação dos demais e pelos demais
O professor desempenha uma série de tarefas no meio escolar: B o professor manda, o aluno obedece, o professor explica, com ou sem paciência, ...
A sociedade atual por ser social e historicamente construída: B perspectiva alinhadas com pedagogas consideradas tradicionais e conservadores

Outros materiais