Buscar

Casos constitucional 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Casos constitucional 2
CASO CONCRETO 1
O município de Parués, no Estado Anaguá, fica na margem esquerda do Rio Ituiruaçú e faz divisa com o município de Erolim, que fica no Estado vizinho de Rocilom, na margem direita do mesmo rio. O caudaloso rio sempre foi a principal fonte de peixes para a alimentação das populações locais. Certo dia os moradores são surpreendidos com a notícia de que a empresa HOTEL S/A comprou vários hectares de terra na região para criar um Resort na localidade. Um grande empreendimento imobiliário que inclui, entre outras coisas, o uso do Rio Ituiruaçú como local para prática de esportes radicais aquáticos. As autoridades dos dois Estados iniciaram uma briga para saber de quem era a responsabilidade pela fiscalização, controle e pelas autorizações ambientais para o empreendimento. 
Considerando a art. 23 parágrafo único da Constituição Federal que diz: 
Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: (...) 
Parágrafo único. Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional? 
E ainda a Lei complementar n.º 140/2011 que fixa normas para União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas relativas à proteção do meio ambiente, responda: 
Como solucionar a referida contenda?
R: O rio mencionado serve de limite entre dois estados brasileiros razão pela qual é bem de propriedade da união conforme art. 20 inciso III da CF. Por ser bem da união a fiscalização e o licenciamento ambiental será realizado pela autarquia federal do meio ambiente o IBAMA conforme determina o artigo, XIV, “e”, Lei complementar 140/2011.
 CASO CONCRETO 2
Líderes de movimentos separatistas brasileiros veem no resultado do plebiscito no qual os britânicos votaram pela saída do Reino Unido da União Europeia um bom momento para conquistar novos adeptos. 
Eles não são necessariamente novos - a maioria surgiu nas décadas de 80 e 90, como "O Sul é meu País" e o Grupo de Estudos para o Nordeste Independente (Gesni), fundamentados em um histórico de revoluções como a Praieira (1850), e as guerras do Contestado (1912) e dos Farrapos (1845), entre outras. 
Há movimentos mais recentes, que afirmam ter "ares mais modernos", inspirados nas demandas da Catalunha e da Escócia - caso do Movimento São Paulo Livre, criado logo após as eleições presidenciais de 2014. Considerando os temas estudados na aula, analise criticamente estas iniciativas separatistas
R:A ordem const. Brasileira tem como pilar a indissolubilidade do vinculo federativo o que obsta qualquer tentativa de secessão. Diante disso está claro que esses movimentos não podem prosperar valendo ressaltar ainda que se houver o emprego de armas estará configurado o crime revisto no artigo 5º XLIV da CF. 
 CASO CONCRETO 3
A cidade brasileira de Porumberá do Estado de Maueré faz divisa com a cidade de Cambraio del Sol, no Paraguai. Desta forma, Brasil e Paraguai, naquela localidade, têm como fronteira nacional apenas uma estrada que os separa. O prefeito de Porumberá, sabendo que muitos de seus munícipios trabalham na cidade vizinha, em solo paraguaio, a fim de facilitar a vida de seus naturais, entrou em contato com o prefeito de Cambraio del Sol para assinarem um acordo de cooperação para emissão de vistos de trabalho, o que facilitaria muito a vida dos brasileiros por lá empregados. O prefeito de Cambraio del Sol adorou a ideia e informou que além dele o próprio presidente do Paraguai viria à cidade para a cerimônia de assinatura do referido acordo e fazia questão de assiná-lo também. O governador de Maueré, sabendo da iniciativa do prefeito brasileiro, informou que além de também estar presente à cerimônia e assinar o acordo, iria entrar em contato com a Presidência da República do Brasil e convidaria o Chefe do Executivo brasileiro para o evento e assinatura do documento. Contudo, ficou em dúvida se, ao convidar o chefe do Executivo, ele mesmo o governador, não seria ofuscado politicamente. Resolve então consultar a Procuradoria do Estado para resolver a questão. Você é o(a) Procurador Geral do Estado de Maueré. Como orientaria o governador neste caso?
R:O caso narrado apresenta em sua essência um acordo internacional uma vez que estão sendo assumidos compromissos entre dois países. Este acordo exige a iniciativa do presidente da república conforme artigo 85, inciso 8 da CF. A assunção desses compromissos pelos prefeitos e governador configura manifesta inconstitucionalidade, pois as referidas autoridades estão praticando atos da competência privativa do presidente da república.
 
 CASO CONCRETO 4
Rio pede R$ 14 bilhões ao governo federal e negocia intervenção branca. Sem capacidade financeira para pagar suas contas, governo do Rio tenta convencer Temer a liberar um novo socorro, e aceitaria a indicação de um nome para gerir as finanças do Estado; equipe econômica resiste a uma nova ajuda Considerando a teoria constitucional , o que se entende por Intervenção Branca? 
R:O termo intervenção branca significa a ingerência direta da união nos assuntos do estado sem a decretação formal de intervenção federal. Para que isso fosse possível presidente e governador concordaram com a indicação de nome comum para a condução da secretaria estadual de fazenda. Esse tipo de acordo embora inusitado foi favorável ao estado do rio pelo fato de não ter perdido sua autonomia politica o que acontece nos casos de intervenção formal. 
 CASO CONCRETO 5
No início do ano de 2017, o Estado do Espírito Santo viveu uma situação séria: familiares de PMs acamparam nas portas do batalhões impedindo que os policiais saíssem dos quartéis para trabalhar. Impedidos, por lei, de fazer greve, os familiares (a maioria esposas) dos PMs do Estado assumiram um inusitado protagonismo na reivindicação por melhores salários para a categoria. A falta de policiamento nas ruas levou a uma onda de saques, homicídios em vários pontos da cidade e a um sentimento de insegurança generalizada, especialmente em Vitória, capital do Estado. 
Veja a notícia abaixo: 
Espírito Santo: GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO TRANSFERE CONTROLE DA SEGURANÇA ÀS FORÇAS ARMADAS. 
Decreto foi publicado no 'Diário Oficial' do estado nesta quarta-feira . Sem PMs, Exército e Força Nacional fazem o patrulhamento nas ruas. 
O governo do Espírito Santo publicou um decreto no "Diário Oficial" desta quarta-feira transferindo o controle da segurança pública no estado para as Forças Armadas. O responsável pela operação será o general de brigada Adilson Carlos Katibe, comandante da Força-Tarefa Conjunta que está no Estado. O decreto foi assinado pelo governador em exercício, César Colnago ,e pelo Secretário de Segurança Pública, André Garcia. 
Analise criticamente esta situação com base nos temas estudados nesta aula.
R: A instabilidade verificada no estado do E.S. foi contornada pelo mecanismo denominado decreto de garantia da lei e da ordem. Trata-se de medida de segurança pública onde as forças armadas se somam ou substituem os órgãos ordinários de segurança. Sua utilização tem sido recorrente tanto em grandes eventos como jogos olímpicos por exemplo como em situações pontuais de do que crise. A decretação da GLO deve ser vista como mecanismo substitutivo a intervenção federal ou até mesmo ao estado de defesa.

Outros materiais