Buscar

RESUMO DE ADMINISTRATIVO 1 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DE PAINHO 2018.1
DIREITO INTERNACIONAL
Caso 1: É correto afirmar que o Direito Administrativo é fruto de construções jurisprudenciais? Resposta: Sim, os principais institutos do direito administrativo nasceram a partir de opiniões de caráter consultivo emanadas pelo conselho do Estado Francês na ocasião. Os artigos da Constituição Federal de 88 que refletem o pensamento de filósofos articuladores da revolução francesa são: o art. 1°, parágrafo 1° e traduz a ideia que Rousseau em relação ao Estado democrático de direito, e art. 2° que prevê a tripartição das funções de Estado de Montesquieu.
Caso 2: O prefeito do município “P", conhecido como João do “P”, determinou que, em todas as placas de inauguração das novas vias municipais pavimentadas em seu mandato na localidade denominada Resposta: O principio violado é o da impessoalidade, uma vez que a administração pública tem o dever de tratar a todos igualmente, sem qualquer discriminação, seja benéfica ou negativa. Dessa forma, não se admite favoritismos e nem perseguições. Ademais, o ART 37, §1° da CF, veda que o gestor público utilize a publicidade com dinheiro público para promoção pessoal dele ou de qualquer outro agente administrativo.
Caso 3: José está inscrito em concurso público para o cargo de assistente administrativo da Administração Pública direta do Estado de Roraima. Após a realização das provas, ele foi aprovado para a fase final do certame, Resposta: Apesar da ausência de previsão no edital do concurso a respeito de intimação pessoal e específica do candidato José, a administração pública deveria ter realizado a intimação pessoal do mesmo, uma vez que o decurso de tempo acima de um ano entre a homologação do resultado e a data da nomeação fere os princípios constitucionais da publicidade e da razoabilidade. Isso porque, e desarrazoada a exigência de que José efetuasse a leitura diária do diário oficial do Estado durante este prazo, até porque onde ele residia não havia circulação do diário oficial do Estado e nem acesso a internet.
Caso 4: O Prefeito de uma Cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro editou decreto promovendo uma ampla reformulação administrativa, na qual foram previstas a criação, a extinção e a fusão de órgãos da administração Resposta: O chefe do executivo não utilizou o decreto regulamentar no caso em tela conforme afirmou. Esse decreto prestasse apenas para explicitar o teor das leis e permitir a sua aplicação, o que não ocorreu, já que o que se pretendia era uma reformulação administrativa. O Prefeito lançou mão foi de um decreto autônomo, porém extrapolou os limites constitucionais visto que o ART 48, XI da CF, dispõe que só a lei pode criar ou extinguir órgão público, bem como o ART 84, VI, a, da CF, vedar expressamente o decreto autônomo que implicar na criação ou extinção de órgãos públicos. 
Caso 5: O Governador do Estado X, após a aprovação da Assembleia Legislativa, nomeou o renomado cardiologista João das Neves, ex-presidente do Conselho Federal 
A) À luz do Poder Discricionário e do regime jurídico aplicável às Agências Reguladoras, foi juridicamente correta a nomeação de João das Neves para ocupar o referido cargo? Resposta: A decisão de nomear João das neves para ocupar o cargo de dirigente não foi correta, visto que de acordo com a legislação a ocupação deste cargo depende de formação universitária e elevada experiência na área regulada pela agência, o que não aconteceu no caso em tela, visto que João tinha notória experiência na área de saúde que nada tem a ver com a área de transporte regulada pela agência reguladora. ( ART, 5 da lei 9986/2000).
B) Foi correta a decisão do governador em exonerar João das Neves, com aval da Assembleia Legislativa, em razão da quebra de confiança? Resposta: Não foi correta a exoneração de João, pois apesar de ser cargo comissionado de livre nomeação e exoneração, os dirigentes das agências reguladoras não podem ser exonerados livremente por gozarem de estabilidade prevista em lei, em virtude do mandato fixo peculiar do cargo. ( Art 9° da lei 9986/2000) 
Caso 6: Os municípios “X”, “Y” e “Z”, necessitando estabelecer uma efetiva fiscalização sanitária das atividades desenvolvidas por A) Pode a associação pública aplicar multas e demais sanções pelo descumprimento das normas sanitárias estabelecidas pelo referidos entes “X”, “Y” e “Z”? Resposta: Sim, pois a associação Pública possui personalidade jurídica de direito público 
Portanto, possui poder de polícia.
B) É possível que a referida associação pública realize a delegação prevista para a empresa ABCD? Resposta: Sim, uma vez que no caso em tela a delegação ocorreu em relação aos atos materiais do poder de polícia, relativamente o de fiscalização e a lei permite está delegação.
Caso 8: A Lei n. XX, de março de 2004, instituiu, para os servidores da autarquia federal ABCD, o adicional de conhecimento e qualificação, um acréscimo remuneratório a ser pago ao servidor que, comprovadamente, realizar curso A) A Administração efetuou, desde janeiro de 2006, enquadramento equivocado dos diplomas e Resposta: Não, o direito da administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os seus destinatários decai em 5 anos, contados da data em que foram praticados.
B) Francisco da Silva, servidor da autarquia, vem percebendo, há seis anos o referido adicional, com base em um curso que, deliberadamente, não concluiu (fato que passou despercebido pela comissão de avaliação? Resposta: Sim, uma vez que ficou caracterizado a má fé do servidor, e de acordo com a jurisprudência, a administração tem o prazo de 5 anos para anular os atos, contados do conhecimento da fraude.
AQUI SÓ OS FORTES SOBREVIVEM
PARA QEM CONFIOU VALEU ESPERAR

Outros materiais