Buscar

VITAMINAS ANTIOXIDANTES

Prévia do material em texto

VITAMINAS ANTIOXIDANTES
Nutrição e análise sensorial
Leandro, Maria Elisa, André, Aline, Ana Bruna e Valéria.
Definição
André Ferreira
ANTIOXIDANTES
.
Os antioxidantes são moléculas capazes de retardar ou impedir o dano oxidativo, processo causado por substâncias chamadas radicais livres.
Os radicais livres são moléculas oxidantes altamente reativas que atacam outras moléculas através da captura de elétrons, modificando suas estruturas químicas.
Vitaminas Antioxidantes :
Vitamina A (carotenóides)
Vitamina C
Vitamina E
 
3
Radicais livres e estresse oxidativo
Leandro e Maria Elisa
4
Metano
Metanol
Aldeído fórmico
Ácido fórmico
Dióxido de carbono
Mais energia
Menos energia
Oxidação
(KJ Mol -1)
-820
-703
-523
-285
0
Glicose
Ácido graxo
Os radicais livres reagem com o DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, provocando danos. Os antioxidantes agem interagindo com moléculas biológicas, evitando que ocorra as reações em cadeia ou prevenindo a ativação do oxigênio à produtos altamente reativos.
G
H2O2
Catalase
SOD (Cu e Zn)
SOD (Mn)
O2-
Coenzima Q10
Glutationa
Peroxidase
Vitamina C
Vitamina E
-OH
NO
ONOO−
O2
Super Óxido
Peróxido de
Hidrogênio
Radical Hidroxila
Óxido Nítrico
Peroxinitrito
Oxigênio Singlete
7
EXTRESSE OXIDATIVO
O que é: é quando o corpo possui excesso de radicais livres em comparação à sua capacidade de neutralizar ou desintoxicar seus efeitos nocivos através da ação dos antioxidantes.
Vitaminas antioxidantes
Ana Bruna, Valéria e Aline
VITAMINA C
Vitamina C é o nome genérico dado ao ácido ascórbico.
Frutas cítricas, acerola, laranja, caju, goiaba, kiwi, limão, morango, brócolis, couve-flor, repolho. 
O ácido ascórbico em solução aquosa possui uma facilidade excepcional para ser oxidado, portanto essa característica faz com que ele seja um ótimo antioxidante. Isso significa que ele protege outras espécies químicas de se oxidarem, em razão do seu próprio sacrifício
EXEMPLO
12
Benefícios: Pode exercer efeitos importantes no anti-envelhecimento, corrigindo perdas estruturais e funcionais da pele. Entre suas diversas funções, a vitamina C atua na fase aquosa como um excelente antioxidante sobre os radicais livres.
Nutracêutico
Funcional
13
Óleo de gérmen de trigo
Semente de girassol
Óleo de girassol
Castanha-do-pará
Pistache
Espinafre
Aspargo
VITAMINA E
i
A vitamina E é um componente dos óleos vegetais encontrada na natureza em quatro formas diferentes α, β, γ e δ-tocoferol, sendo o α-tocoferol a forma antioxidante amplamente distribuída nos tecidos e no plasma. A vitamina E encontra-se em grande quantidade nos lipídeos, e evidências recentes sugerem que essa vitamina impede ou minimiza os danos provocados pelos radicais livres associados com doenças específicas, incluindo o câncer, artrite, catarata e o envelhecimento.
15
Nutracêutico
Funcional
Benefícios: Reduz o risco de doença cardiovasculares; Melhora a condição imune; Modula condições degenerativas importante associadas com o envelhecimento.
16
VITAMINA A
.
A vitamina A é um micronutriente essencial, pertencente ao grupo de vitaminas lipossolúveis
A vitamina A escolhe alimentos de cores vivas para se alojar, por isso, boas fontes de vitamina A são encontrados em fígados, leite, ovos, óleos de peixe, vegetais folhosos verde-escuros, legumes e frutas amarelos e ou verde-escuros
17
Devido à sua estrutura atuam protegendo as estruturas lipídicas da oxidação ou por seqüestro de radicais livres gerados no processo foto-oxidativo
Nutracêutico
Funcional
A vitamina A desempenha o papel de cuidar do seu organismo de dentro para fora muito importante. Ela é uma vitamina solúvel em gordura que tem um papel fundamental na saúde da visão, função neurológica e pele. Além disso possui sua função antioxidante que está envolvida na redução da inflamação através da luta contra os danos dos radicais livres.
19
CONCLUSÃO
Dieta Balanceada

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes