Buscar

Lesões da função hepática

Prévia do material em texto

FUNÇÕES HEPÁTICAS GERAIS
O fígado é um dos maiores órgãos, também considerado uma glândula, do sistema digestório pois tem a função de secretar a bile, armazenar glicose na forma de glicogênio,detoxicar o organismo,transformar amônio em ureia,etc.
Além disso ele transforma a gordura e a acumula como fonte de alimentação,como alto acumulo pode haver um comprometimento do seu desenvolvimento acarretando também em doenças. O fígado tem uma grande capacidade de renovação, no entanto algumas doenças como:hepatite,cirrose,esteatose;podem seriamente compromete-lo.
No entanto o fígado também pode estar comprometido e a pessoa não apresentar sintomas, por isso são realizados exames para confirmar a existência de alguma enfermidade. Esses exames, chamados de hepatograma são feitos após a colheita de sangue onde avaliam as enzimas hepatiucas,como:ALT,AST,GGT e bilirrubina; assim também como exames de imagem. 
Exame que ajuda a identificar lesões e doenças no fígado 
Funciona como catalisador de A.A
Normalmente está presente dentro do citoplasma do fígado, por isso que com o aparecimento de algum dano ao órgão é comum sua liberação no sangue aumentando assim seu nivel no exame.
alanina
alfa-cetoglutarato
piruvato
glutamato
Níveis de ALT
ALANINA AMINOTRANSFERASE (ALT)
http://www.scielo.br/img/revistas/cadsc/v22n2//1414-462X-cadsc-22-02-00133-gf01.jpg
ALANINA AMINOTRANSFERASE (ALT)
Entretanto, como essa enzima se encontra tanto nos músculos como no coração exame pode dar alterado depois de um intenso exercício físico ou após um injeção de medicamentos.
Porem, os índices de ALT já podem se encontrar altos mesmo quando o paciente não apresenta nenhum sintoma, assim sendo uma ótima oportunidade para detectar precocemente problemas no fígado. Visto que o exame pode ser feito após a contração de uma hepatite, presença de diabetes e uso excessivo de bebidas alcoólicas.
 
https://www.fotosantesedepois.com/wp-content/uploads/2012/04/Alanina-aminotransferase-ALT.png 
ASPARTATO AMINOTRANSFERASE (AST)
Encontrada em altas concentrações no citoplasma e nas mitocôndrias do figado,musculos esquelético e cardíaco,rim,pâncreas e eritrocitos;quando há algum dano em alguma dessas estruturas o nível de AST aumenta no sangue.
 
aspartato
alfa-cetoglutarato
oxalacetato
glutamato
Como o exame é usado?
A medida da AST em geral é usada em conjunto com outra enzima hepática, a ALT, e outros exames para diagnóstico de doenças hepáticas. Todos esses formam um painel de exames denominado hepatograma, útil no diagnóstico das doenças hepáticas
ASPARTATO AMINOTRANSFERASE (AST)
 
Quando o exame é pedido?
A medida da atividade da enzima AST é solicitada em conjunto com outros exames para avaliar os sinais e sintomas decorrente de uma doença hepática, a enzima pode ser pedida sequencialmente para acompanhar a evolução da lesão hepática.
Valores acima de 150 geralmente indicam alguma lesão no fígado e acima de 1000 pode indicar hepatite causada pelo uso de medicamentos ou hepatite isquêmica
Níveis de AST
http://www.scielo.br/img/revistas/cadsc/v22n2//1414-462X-cadsc-22-02-00133-gf01.jpg

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes