Buscar

Demônios: Existência e Natureza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Demônios
 
 Em nosso estudo deste assunto, é necessário que examinemos primeiro o sentido do termo “demônio”. 
 Segundo o uso clássico, refere-se a deuses e semi-deuses. Homero chamou-os de deuses, mas precisamos lembrar que os deuses de Homero eram meramente homens sobrenaturais. Algumas vezes o termo era aplicado a uma espécie de divindade intermediária e inferior. Diz Platão: “A divindade não tem intercâmbio com o homem; mas todo intercâmbio e conversação que haja entre os deuses e os homens é efetuado através da mediação de demônios: . 
 “Se perguntarmos de onde vem esses demônios, dir-nos-ão que são os espíritos dos homens da idade áurea que agora servem como divindades protetoras – heróis canonizados, semelhantes, tanto em sua origem como em suas funções, aos santos romanistas”. Pember 
 Quando examinam as Escrituras, algumas pessoas ficam em dúvida se os demônios devem ser classificados juntamente com os anjos ou não; mas não há dúvida de que, na Bíblia, há ensino positivo concernente a cada um dos dois grupos. 
 Ainda que algumas pessoas falem em "diabos” 1 como se houvesse muitos de sua espécie, tal expressão é incorreta. Há muitos "demônios", mas existe um único "diabo”. "Diabo" é transliteração do vocábulo grego "diábolos", nome sempre usado no singular, que significa "acusador" e é aplicado nas Escrituras exclusivamente a Satanás. "Demônio" é transliteração de "daimon” ou "daimonion", o plural é “daimonia". 
1. Sua existência 
1 . Reconhecida por Jesus. 
Mt 12.27,28 - E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso eles mesmos serão os vossos juizes. Se, porém eu expulso os demônios, pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós. 
V. A. - Mt 8.28-32. 
V. T. - Mt 10.8; Mc 16,17. 
Jesus Cristo reconheceu a existência dos demônios falando a respeito deles e para eles. 
2. Reconhecida pelos setenta. 
Lc 10.17 - Então regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! 
Os setenta, aos quais Jesus nomeou e enviou de dois em dois, tiveram de enfrentar os demônios, e retornaram com o relatório que os demônios se lhes tornavam sujeitos através do nome de Cristo. 
3. Reconhecida pelos apóstolos. 
(1) Por Paulo. 
1 Co 10.20,21 - Antes digo que as causas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam, e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios: não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 
V,A,- I Tm 4.1. 
V. T.. - At 16.14-18. 
O Apóstolo Paulo reconheceu a realidade da existência dos demônios em seus dias, e fez advertência a respeito deles. 
(2) Por Tiago. 
Tg 2.19 - Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem Até os demônios crêem, e tremem. 
Tiago reconheceu a existência dos demônios, revelando que eles, por crerem na existência de Deus, estremecem,D. D. - A existência dos demônios é claramente estabelecida pelo testemunho combinado de Jesus Cristo e de Seus discípulos. 
2. Sua Natureza. 
1. Natureza. essencial. 
(1) Inteligências pessoais. 
Mt 8. 29,31 - E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?... Então os demônios lhe rogavam: Se nos expeles, manda-nos para a manada dos porcos. 
V. A. - La 4.35,41; Tg 2.19; Mc 1.23,24; At 19.13,15. 
Características e ações pessoais são atribuídas aos demônios, o que demonstra que possuem personalidade e também inteligência. 
(2) Seres espirituais. 
Lc 9.38,39,42 - E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único; um espírito se apodera dele e, de repente, grita e o atira por terra, convulsiona-o até espumar, e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado... Quando se ia aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai. 
V A. - Mc 5. 2,7-9,12,13,15. 
Os demônios são seres espirituais; são reputados idêntico aos espíritos imundos, no Novo Testamento. 
(3) Ao que parece, espíritos destituídos de seus corpos. 
Mt 12.43,44- Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. 
V.A. - Mc 5.10-13. 
 A origem dos demônios não é revelada nas Escrituras. Alguns, contudo, tem conjeturado que sejam espíritos desencarnados, talvez de alguma raça ou ordem de seres pré-adamicos; ou, quem sabe, da própria raça adâmica. Se forem realmente espíritos desencarnados, isso explicaria o fato que procuram encarnar-se, pois, ao que parece, quando desencarnado são incapazes de operar na plena forca de sua maldade. Não será que esses demônios são os espíritos daqueles que palmilharam esta terra na carne, antes da ruína descrita no segundo versículo do Gênesis, e que, por ocasião daquele grande cataclismo, foram desencarnados por Deus, e deixados ainda sob o poder de seu líder, de cuja sorte terão de compartilhar afinal? Há um fato freqüentemente registrado que, não há dúvida, parece confirmar tal Hipótese: pois lemos que os demônios estão continuamente procurando apossar-se dos corpos dos homens, a fim do empregá-los para seus próprios fins, e não é igualmente possível que essa propensão indique uma incômoda falta de sossego, pelo que vivem a vaguear, o que se origina do senso de serem incompletos; indique o intenso desejo de escaparem de uma condição intolerável - de estarem desencarnados - condição para a qual não foram criados? e indique um anseio tão intenso que, se não puderem satisfazê-lo doutro modo, se dispõem até mesmo a entrar nos imundos corpos dos porcos? 
Não encontramos tal propensão da parte de Satanás e de seus anjos. Eles, sem dúvida, ainda retêm seus corpos etéreos, pois, de outro modo, como poderiam manter o seu conflito com os anjos de Deus? Provavelmente considerariam com grande desdém o grosseiro e desajeitado tabernáculo que é o corpo do homem. Os anjos, pode ser que entrem nos corpos físicos dos homens: Isso, porém, não por inclinação, mas tão somente porque isso se torna absolutamente necessário para a consecução de alguma grande conspiração do mal. Que os anjos não são meros espíritos desencarnados, parece claro pelas palavras de nosso Senhor, em Lucas 20.34-36: "Então lhes acrescentou Jesus: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento; mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos, não casam nem se dão em casamento. Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição". 
Isso parece dar a entender que os anjos são revestidos de corpos espirituais, como os que nos são prometidos. Portanto, talvez se possa entender que, apesar de os anjos serem espíritos, possuindo corpos espirituais, nem todos os espíritos são anjos. Parece que os judeus faziam essa distinção, pelo menos de conformidade com Atos 23.9: "Não achamos neste homem mal algum; e será que algum espírito ou anjo lhe tenha falado?" Essa pergunta foi levantada pelos fariseus, a respeito do apóstolo Paulo, quando o aprisionaram em Jerusalém. No versículo anterior lemos a respeito dos oponentes dos fariseus, os saduceus, que negavam a existência de anjos ou espíritos. 
Por conseguinte, os demônios são uma ordem de seres espirituais; que parecem ser distintos e separados dos anjos: pelo que fica subentendido por algumas pas-sagens, parecem estar em estado de desencarnação, tendo existido em algum período anterior, quando possuíam forma corpórea. 
(4) Muitos em número. 
Mc 5.9 - E perguntou-lhe:Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. 
"Uma Legião, no exército romano, totalizava, quando completa, seis mil soldados; mas aqui essa palavra é usada a respeito de um número indefinido e elevado – suficientemente elevado, contudo, para, assim que tiveram licença, ocupar os corpos do dois mil porcos e destruí-los". - Jamieson, Fausset, Brown. 
Ver Lc 8.30. 
Ver Mt 12.26,27. 
Os demônios são de tal modo numerosos que tornam Satanás praticamente ubíquo por meio desses seus representantes.

Outros materiais