Buscar

RESENHA DO FILME A VILA

Prévia do material em texto

RESENHA DO FILME A VILA
	O filme a Vila retrata a história de um povoado que vive em uma vila, em busca da utopia de uma sociedade ideal, na qual pessoas que lideram este povoado, criam regras para que suas próprias leis fossem respeitadas. Um ponto que me chamou a atenção, foi o uso do medo como artifício para a manutenção dessa sociedade, que os motivou a aceitá-las. O povoado "A Vila" eram condicionados a crerem em um mito (O monstro), que era simbolizado pela cor vermelha, os levando a associarem a algo ruim, os impedindo assim de ultrapassarem os limites da vila. Diante disso, foram impedidos de conhecerem o mundo real, do qual haviam várias possibilidades.
	O desejo da descoberta do desconhecido era de certa forma recalcados, por meio de uma crença criada a partir das percepções desses tais líderes, chamados no filme de "Anciãos".
Os anciãos, na tentativa de evitar que algo de mal acontecesse a esse povoado, os mantinham sobre eterna vigilância. Até que um dado momento, uma menina chamada "Ivy", sai em busca do desconhecido, na tentativa de ajudar seu grande amor. O medo não conseguiu detê-la. Rompe-se então o limite entre esses dois mundos, o mundo real e o mundo inventando. 
Percebi que foi criada esta comunidade, através de experiências traumáticas vivídas pelos anciãos, que no intuito de evitar a dor e proteger seus entes, se alienavam, como um mecanismo que leva o sujeito a negar a realidade, que seria na verdade uma evitação do desprazer que os levariam a viver de acordo com o “Princípio da Realidade”.
Constatei também que esse filme traz uma alusão ao "Mito da Caverna de Platão", havendo a manipulação desse povoado, os fazendo a acreditar em algo que não era real, algo do mundo das suas próprias ideias, o mundo ilusório, o mundo sensível. Quando "Ivy" sai da vila em busca de ajuda, ela passa a conhecer o mundo inteligível, o mundo fora da vila, o mundo das ideias.
“PARA PLATÃO O MUNDO DAS IDÉIAS ERA UMA FORMA DE LIBERTAÇÃO”

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes