Buscar

DIREITO-CONSTITUCIONAL- II AULA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CONSTITUCIONAL ll – AULA 1
Caso Concreto: 
O município de Parués, no Estado Anaguá, fica na margem esquerda do Rio Ituiruaçú e faz divisa com o município de Erolim, que fica no Estado vizinho de Rocilom, na margem direita do mesmo rio. O caudaloso rio sempre foi a principal fonte de peixes para a alimentação das populações locais. Certo dia os moradores são surpreendidos com a notícia de que a empresa HOTEL S/A comprou vários hectares de terra na região para criar um Resort na localidade. Um grande empreendimento imobiliário que inclui, entre outras coisas, o uso do Rio Ituiruaçú como local para prática de esportes radicais aquáticos. As autoridades dos dois Estados iniciaram uma briga para saber de quem era a responsabilidade pela fiscalização, controle e pelas autorizações ambientais para o empreendimento.
Considerando a art. 23 parágrafo único da Constituição Federal que diz:
Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: (...)
Parágrafo único. Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem -estar em âmbito nacional.
E ainda a Lei complementar n.º 140/2011 que fixa normas para União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas relativas à proteção do meio ambiente, responda:
Como solucionar a referida contenda?
R: O caso apresenta conflito material entre as competencias comum entre a União, Estados o Distrito Federal e os municipios. Neste caso de colisão de interesse entre os Estados, leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União, Estados-membros, Distrito Federal e os Municipios.
 Como disposto na Lei complementar nº 140/2011, Art. 7º, XIV, compete administrativamente à União promover licenciamento Ambiental de empreendimentos e atividades, logo, cabe à União a responsabilidade pela fiscalização, controle e pelas autorizações ambientais para o empreendimento no local.

Outros materiais