Buscar

Período Fetal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Viabilidade dos Fetos
Capacidade dos fetos de sobreviver no meio extrauterino (após um parto prematuro). Geralmente, fetos pesando menos de 500g ao nascimento não sobrevivem. Muitas crianças nascem com baixo peso por causa de retardo do crescimento intrauterino (RCIU). 
Estimativa Da Idade Fetal 
As medidas com ultrassom do comprimento topo da cabeça-Nadegas (CN) podem ser usadas para determinar o tamanho e a idade provável do feto e para promover informações para a data provável do parto. As medidas da cabeça e do comprimento do fêmur também são usadas para avaliar a idade fetal. 
Trimestres da Gestação 
Clinicamente, o período de gestação é dividido em três trimestres:
1º tri – Todos os sistemas já se formaram. 
2º tri – O feto cresce o suficiente em tamanho, o que torna possível a visualização de detalhes anatômicos na ultrassonografia. Durante esse período é possível descobrir a maioria das principais anomalias fetais. 
3º tri – Caso nasça no início, o feto pode sobreviver. Com 35 semanas de gestação, o feto atinge uma importante característica do desenvolvimento: Ele pesa cerca de 2.500g, peso que é usado para definir o nível de maturidade feral. A partir daí, o feto geralmente sobrevive ao nascer prematuramente.
Medidas e Características dos Fetos 
Até o final do primeiro trimestre, a medida de CN é o método escolhido para estimar a idade fetal devido à pequena variação no tamanho fetal durante esse período. No segundo e no terceiro trimestre, várias estruturas podem ser identificadas e medidas via ultrassonografia. Porém, as medidas mais comuns são o diâmetro biparietal, circunf. da cabeça e abdominal, comprimento do pé e do fêmur. 
-- // --
Da Nona à Décima Segunda Semana. 
No início da nona semana, a cabeça constitui quase metade da medida CN do feto. Em seguida, há uma rápida aceleração no crescimento do comprimento do corpo e ao final de 12 semanas, a medida CN já é mais que o dobro. Apesar do crescimento da cabeça diminuir consideravelmente no final da 12º semana, ela ainda é desproporcionalmente grande em comparação com o resto do corpo. 
Com 9 semanas, a face é larga, os olhos estão muito separados, as orelhas tem implantação baixa e as pálpebras estão fundidas. 
Ao final de 12 semanas, centros de ossificação primária aparecem no esqueleto, especialmente no crânio e nos ossos longos. 
No início da nona semana, as pernas são curtas e as coxas são relativamente pequenas. 
No fim de 12 semanas, os membros superiores quase alcançam seu comprimento final relativo, mas os membros inferiores não estão tão bem desenvolvidos e continuam um pouco curtos. 
A genitália externa em fetos Masc e Fem parece semelhante até o final da nona semana. Ela não está em sua forma madura até a 12º semana. 
As alças intestinais são claramente visíveis na extremidade proximal do cordão umbilical na extremidade proximal do cordão umbilical na metade da 10º semana.
Na 11º semana, o intestino já retornou ao abdome. 
Com 9 semanas, o fígado é o principal local de eritropoese (formação de hemácias). 
No final da 12º semana, a eritropoese diminui no fígado e passa ser realizada pelo baço. 
A formação da urina começa entre a 9º e a 12º semana e a urina é lançada pela uretra no líquido amniótico. Os produtos da excreção fetal são transferidos para a circulação materna cruzando a membrana placentária. 
Da Décima Terceira à Décima Sexta Semana. 
O crescimento é muito rápido durante esse período. Com 16 semanas, a cabeça é relativamente pequena, em comparação com a de um feto de 12 semanas, e os membros inferiores ficam mais cumpridos. 
Os movimentos dos membros que começam a ocorrer no fim do período embrionário, tornam-se coordenados na 14º semana, mas ainda são muito discretos para serem percebidos pela mãe. (Movimentos visíveis via ultrassom).
A ossificação do esqueleto do feto é ativa durante esse período, e os ossos se tornam claramente visíveis nas imagens de ultrassom obtidas no início da 16º semana. 
Movimentos lentos dos olhos correm com 14 semanas, assim como o padrão dos cabelos do couro cabeludo também é determinado durante esse período. 
A genitália externa dos fetos pode ser reconhecida entre 12 e 14 semanas. 
Com 16 semanas, os olhos ocupam uma posição anterior na face, e não mais anterolateral. Além disso, as orelhas externas são próximas de sua posição definitiva nos dois lados da cabeça. 
Da Décima Sétima à Vigésima Semana. 
Durante esse período o crescimento fica mais lento, mas o feto ainda aumenta a medida CN em cerca de 50mm. 
Os movimentos fetais (pontapés) são percebidos com maior frequência pela mãe.
A pele é coberta por um material gorduroso, chamado verniz caseoso. Este é construído por células da epiderme mortas e por um material gorduroso secretado pelas glândulas sebáceas do feto. Esse verniz protege a delicada pele do feto contra abrasões, rachaduras e endurecimento, que poderiam resultar da exposição ao líquido amniótico. 
Com 18 semanas o útero está formado, a canalização da vagina já começou e muitos folículos ovarianos primordiais contendo ovogônias já se formaram. 
Com 20 semanas, as sobrancelhas e os cabelos se tornam visíveis. Geralmente, os fetos estão totalmente cobertos por uma penugem muito delicada, chamada lanugo que ajuda a manter o verniz caseoso preso à pele. 
A gordura parda forma-se durante este período e é o local de produção de calor. Essa produção acontece por meio da oxidação de ácidos graxos. 
Com 20 semanas, os testículos começam a descer, mas ainda estão localizados na parede abdominal posterior, assim como os ovários nos fetos femininos. 
Da Vigésima Primeira À Vigésima Quinta Semana.
Há um ganho substancial de peso neste período e o feto já está mais proporcional. Geralmente a pele está enrugada e é mais translucida, em especial durante a parte inicial deste período. A cor da pele é de rosa a vermelha, pois os sangue é visível nos capilares. 
Com 21 semanas, começam os movimentos rápidos dos olhos. 
As células epiteliais secretoras (pneumócitos tipo II) dos septos intralveolares do pulmão começam a secretar um lipídio tensoativo que mantém aberto os alvéolos pulmonares em desenvolvimento.
As unhas estão presentes com 24 semanas.
Caso um feto de 22 a 25 semanas nasça prematuramente ele poderá sobreviver caso receba cuidados intensivos, visto que seu sistema respiratório ainda é imaturo. As crianças que nascem antes da 26º semana apresentam um alto risco de problema no desenvolvimento neuronal. 
Da vigésima Sexta à Vigésima Nona Semana.
Os pulmões e a vasculatura pulmonar alcançaram um desenvolvimento suficiente para realizar trocas gasosas adequadas. 
O Sistema Nervoso Central (SNC) já madureceu a ponto de dirigir os movimentos respiratórios rítmicos e de controlar a temperatura corporal. 
Com 26 semanas as pálpebras estão abertas e o lanugo e os cabelos estão bem desenvolvidos. As unhas dos dedos dos pés tornam-se visíveis a uma quantidade considerável de gordura subcutânea já presente, eliminando o aspecto enrugado da pele. 
Durante esse período a quantidade de gordura amarela aumenta para cerca de 3,5% do peso corporal. 
O braço fetal torna-se um local importante de eritropoese (formação de hemácias). Essa eritropoese terminará com 28 semanas, época na qual a medula óssea torna-se o principal local desse processo. 
Da Trigésima À Trigésima Quarta Semana.
O reflexo pupilar (mudança no diâmetro da pupila em resposta ao estímulo à luz) pode ser induzido com 30 semanas. 
Geralmente ao final desse período a pele é rosada e lisa, e os membros inferiores e superiores parecem gordos. Nessa idade, a quantidade de gordura amarela é aproximadamente 8% do peso corporal. Os fetos com 32 semanas e mais velhos geralmente sobrevivem se nascerem prematuramente. 
Da Trigésima Quinta À Trigésima Oitava Semana. 
Os fetos com 35 semanas seguram-se com firmeza e se orientam em direção à luz. 
Durante esse período de acabamento, a maioria dos fetos são gordos. 
Com 36 semanas, as circunferências do abdome e da cabeça são quaseiguais. Depois disso, a circunferência do abdome pode ser maior que a da cabeça. 
Com 37 semanas o tamanho do pé é um pouco maior que o comprimento do fêmur. 
O crescimento se torna mais lento à medida que o momento do nascimento se aproxima.
A maioria dos fetos atinge a medida CN de 360mm e pesa cerca de 3.400g. A quantidade de gordura amarela é cerca de 16% do peso corporal. 
Durante essas últimas semanas de gestação, o feto ganha cerca de 14g por dia. 
O tórax é saliente e as mamas fazem leve protrusão em ambos os sexos. 
Normalmente, em fetos masculinos os testículos estão no escroto.

Outros materiais

Outros materiais