Buscar

A Incontinência Urinária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Incontinência Urinária (IU) é uma patologia conhecida pelo impacto negativo que causa em diferentes domínios da vida da mulher, não só a nível físico mas também a nível psíquico, emocional e social, com custos substanciais a nível económico, Pode afetar mulheres de todas as idades, influenciar a saúde uroginecológica e a Qualidade de Vida da mulher e família. Esta problemática é muitas vezes negligenciada ao nível da saúde uroginecológica da mulher, tanto pelas próprias, quanto pelos profissionais de saúde, quer por desconhecimento ou por falta de sensibilidade, negligenciando-se a sua verdadeira extensão e impacto. (Davis, & Bell, 2008).
 As mulheres com IU ficam frequentemente afetadas pela sua condição física e tendem a limitar as suas atividades de âmbito social, não tendo consciencialização de que se trata de uma patologia, de um modo geral tratável, sendo que no seu imaginário, esta situação está muitas vezes associada ao próprio processo natural de envelhecimento. (Associação Portuguesa de Urologia [APU], 2010). O diagnóstico da enfermidade é essencial, uma vez que a incontinência de esforço pode ser causada por deficiência esfincteriana ou por hipermobilidade da uretra. Sua diferenciação éprioridade antes de se propor um tratamento cirúrgico, uma vez que os procedimentos de colpossuspensão retropúbica tradicionais podem ter índices de falha de até 35% em pacientes com defeito esfincteriano. (Botlero, Urquhart, Davis, & Bell, 2008).
 Na atualidade, entre os vários tratamentos preconizados para ao tratamento da incontinência urinária de esforço (IUE), vem se destacando o uso de determinados tipos de alça tecidual, naturais ou sintéticos, envolvendo a uretra. Na última década, entre as diversas alças utilizadas para o tratamento da incontinência urinária de esforço, o Te n s i o n - f ree Vaginal Ta p e" (TVT) tem tido uma boa preferência entre os cirurgiões. Historicamente, existem alguns questionamentos clássicos com relação ao tratamento cirúrgico da IUE. Quais sejam: a) o tratamento foi eficaz? b) por quanto tempo? c) provocou obstrução? d)o que a cirurgia provoca no posicionamento anatômico e funcional da uretra? 3.( Brophy MM, Klutke JJ, Klutke CG).

Outros materiais