APOL 2 nota 100 Sistemas de Produção e Bens e Serviços   Pesquisa Operacional
4 pág.

APOL 2 nota 100 Sistemas de Produção e Bens e Serviços Pesquisa Operacional


DisciplinaProdução de Bens e Serviços Pesquisa Operacional46 materiais88 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Pesquisa Operacional
O método simplex é um procedimento desenvolvido por George B. Dantzig em 1947 com o objetivo de solucionar problemas de programação linear. Por ser um método eficiente, é usado, com frequência, para solucionar problemas de grande porte nos computadores atuais.
 
Com a utilização do Método Simplex para a resolução de problemas é possível obter:
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Mais informações a partir da solução gráfica dos dados obtidos.
	
	B
	A melhor e única solução do problema.
	
	C
	Uma solução pelo processo tabular.
	
	D
	A determinação do ponto ótimo através das interseções.
	
	E
	A visualização de dados que poderão responder questões como: quais insumos/recursos estão plenamente usados? Quais insumos/recursos possuem disponibilidade para uso? Entre outros questionamentos.
Questão 2/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
O Sistema Toyota de Produção (STP) é também chamado de manufatura enxuta, o qual utiliza inúmeras metodologias, técnicas e ferramentas de gestão que visam reduzir o custo operacional das empresas sem comprometer a qualidade do bem produzido.  Dentre estes, os mais conhecidos são o Just In Time (JIT) e os cartões Kanban.
A partir do enunciado analise as duas asserções a seguir e a correlação entre elas: 
I \u2013 A metodologia JIT exige que o fornecedor garanta a qualidade das matérias primas para que o processo produtivo não seja interrompido.  
POR QUE 
II \u2013 Os cartões Kanban de processo indicam as quantidades exatas de itens que devem ser retirados no processo precedente, as quais devem ser obedecidas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	A
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	D
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas e se complementam.
Questão 3/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
Existem diferentes tipos de sistemas produtivos onde a empresa utiliza aquele que melhor atende sua necessidade, gera produtividade e a torna mais competitiva. Tais sistemas: em massa, contínuo, em lote e sob encomenda apresentamcaracterísticas que os distinguem. São essas diferenças que determinarão a estratégia produtiva utilizada pela empresa.
Avalie as características descritas a seguir:
I. O sistema produtivo em massa é caracterizado por alto volume de produção, utiliza matérias primas e também produtos em processo.
II. O sistema produtivo por encomenda é o que apresenta o custo mais baixo para a empresa e também para o cliente.
III. O sistema produtivo em lote tem como é adequado para grandes volumes de produção de produtos padronizados.
IV. O sistema produtivo contínuo tem como atributo alto volume de produção e não utiliza intermediários no meio do processo produtivo.
Marque X na sequência correta:
	
	A
	V,F,F,V.
	
	B
	F,F,V,F.
	
	C
	V,F,V,V.
	
	D
	V,V,V,F.
	
	E
	F,F,F,V.
Questão 4/5 - Pesquisa Operacional
O método simplex é um algoritmo que emprega tabelas numéricas, o que facilita a visualização e a execução de seus procedimentos. Após a montagem da tabela inicial \u2013 tableau \u2013 os procedimentos são iterativos (repetitivos) até que seja obtida uma solução ótima. A solução é considerada ótima porque não é possível obter uma solução melhor. O algoritmo do método simplex se tornará mais \u201camistoso\u201d na medida em que for usado.
Enumere os passos abaixo que constituem o roteiro do algoritmo de resolução do método simplex:
(  ) Estabelecer uma solução básica inicial, usualmente atribuindo valor zero às variáveis originais e achando valores positivos para as variáveis de folga.
(    ) Escolher a variável que deve deixar a base realizando os procedimentos.
(    ) Retornar para iniciar outra iteração.
(    ) Introduzir as variáveis de folga, uma para cada desigualdade (restrição).
(   ) Empregando operações válidas com as linhas da matriz (quadro), transformar o quadro de cálculos de modo a encontrar a nova solução básica.
(  ) Como próxima variável a entrar na base, escolher a variável não-básica que fornece, na última linha, a maior contribuição para o aumento da função objetivo (ou seja, tem o maior valor negativo).
(  ) Montar um quadro para os cálculos, colocando os coeficientes de todas as variáveis com seus respectivos sinais e, na última linha, incluir os coeficientes da função objetivo transformada.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	1 - 3 - 7 - 5 - 6 - 2 - 4.
	
	B
	3 - 5 - 7 - 1 - 6 - 4 - 2.
	
	C
	2 - 5 - 7 - 3 - 1 - 4 - 6.
	
	D
	1 - 2 - 7 - 3 - 4 - 5 - 6.
	
	E
	3 - 4 - 7 - 1 - 2 - 6 - 5.
Questão 5/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
O layout ou arranjo físico é a disposição das máquinas e equipamentos no local de trabalho. Essa arrumação deve ter uma sequência lógica para que não ocorra conflitos entre as pessoas que ali trabalham, os equipamentos de movimentação interna que levam e trazem os produtos e o local onde as máquinas estão fixadas. Para escolher o modelo que melhor atenda as necessidades da empresa é possível escolher entre: layout por processo, em linha, posicional ou fixo, celular ou híbrido.
A partir do enunciado, examine as sentenças a seguir que descrevem características dos modelos de layout utilizado pelas organizações: 
I. O layout celular tem como característica a produção em larga escala com a necessidade de grandes investimentos em máquinas e equipamentos.
II. Uma das características do layout por processo é a possibilidade de produzir itens unitários, customizados e de alto valor agregado.
III. Para produção de itens de grande porte como pontes, turbinas, viadutos e afins utiliza-se o layout por posição fixa ou posicional.
IV. O layout em linha exige que as máquinas e equipamentos sejam colocadas na ordem lógica que ocorrerá o processo produtivo.
V. A organização que utiliza dois ou mais tipos de layout para atender diferentes necessidades de volume de produção tem layout híbrido.
Estão corretas:
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	II e V, apenas.
	
	D
	III, IV e V, apenas.
	
	E
	IV e V, apenas.