Buscar

Princípios do CPC.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Princípios: são normas mais abstratas que possuem papel fundamental, trazem ideia de justiça, precisam de sentido, de otimização. 
Princípio do devido processo legal: oriundo da expressão due process of law, decorre a necessidade de se respeitarem todas as normas processuais, é o direito a um processo justo, em conformidade com o Direito como um todo. 
Princípio da dignidade da pessoa humana: é um direito fundamental, deve-se resguardar a dignidade da pessoa humana, o órgão julgador também deve promover.
Princípio da legalidade: impõe que o juiz decida casos em conformidade com o Direito.
Princípio do contraditório: exigência para o exercício democrático de um poder, o juiz deve ouvir as duas partes e somente depois solucionar o conflito. Garante a participação no processo e a possibilidade de influência, o direito que a parte tem pra se defender das acusações em um processo. 
Princípio da ampla defesa: direito fundamental de ambas as partes, garantido pelo contraditório. São todos os meios pode-se usar dentro do contraditório pra se defender, seja prova técnica ou até testemunha.
Princípio da publicidade: processo devido é processo público, os atos serão publicados exceto quando afetarem a intimidade ou o interesse social. 
Princípio da duração razoável do processo: processo devido é processo com duração razoável. Toda pessoa tem direito a ser ouvida com as devidas garantias dentro de um prazo razoável. 
Princípio da igualdade processual: as partes devem ser tratadas com igualdade, isonomia, paridade. 
Princípio da eficiência: perseguição do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra, transparente, participativa. 
Princípio da boa-fé processual: lealdade, não quebrar a confiança, vedação do exercício abusivo, deve-se agir de acordo com os deveres de moralidade do processo. 
Princípio da efetividade: os direitos devem ser além de reconhecidos, efetivados. Processo devido é processo efetivo. 
Princípio da adequação do processo: garante uma tutela adequada à realidade de direito, garante o procedimento e os meios executórios adequados ao processo. 
Princípio da primazia da decisão de mérito: deve o órgão julgador priorizar a decisão de mérito e tê-la como objetivo e fazer o possível para que ocorra.

Outros materiais