Buscar

Sistema urinário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Sistema Urinário 
 No hilo renal, entram nervos, entram e saem vasos sanguíneos e ureteres. No hilo se situa um tecido adiposo e 2 ou 3 cálices, que se reúnem para formar a pélvis renal, parte superior e dilatada do ureter. O rim é dividido em zona cortical e zona medular.
Zona medular é formada por 10-18 pirâmides (Malpigui). As saliências produzidas por essas pirâmides são as papilas. Entre cada pirâmide está localizada a coluna renal. O rim também é dividido em lobos. Cada lobo possui uma pirâmide e pelo tecido cortical que recobre seu redor, junto as artériasinterlobulares.
 Túbulo urinífero é composto pelo néfron e pelo túbulo coletor.
 Nos capilares glomerulares, circula sangue arterial cuja pressão hidrostática é regulada principalmente pela a. eferente, que possui mais m. liso que a aferente.
 A cápsula de bownman é constituída pelo folheto parietal, espaço capsular e folheto visceral (podócitos). Os podócitos são constituídos por actina, e possui certa mobilidade, denominada prolongamento primário e secundário. O secundário tem espaços denominados fendas de filtração, constituída por nefrina.
 Os capilares glomerulares são do tipo fenestrados, sem diafragma nos poros das cel endoteliais. Entre as cel endoteliais e os podócitos existe uma membrana basal, que é a barreira da filtração glomerular. A membrana basal possui 3 camadas, lâmina rara interna (próximo as cel endoteliais), lâmina densa e lâmina rara externa (em contato com os podócitos). O sangue passa a 45mmHg, enquanto sua pressão de oposição se soma 30mmHg, criando um resultado de 15mmHg de filtrado glomerular. Esse filtrado é um composto com concentrações muito parecido com o plasma, porém escasso em proteínas (com exceção da albumina, com seu peso molecular de 70kDa).
Células mesangiais: Se localizam principalmente entre os capilares e lâminas basais, em locais não envolvidos pelas lâminas nos capilares. Pode também ser encontrada nas paredes dos capilares glomerulares, e possui receptores para angiotensina II, podendo influenciar na redução do fluxo sanguíneo glomerular. Contém também hormônio vasodilatador natriurético, produzido pelas cél do átrio do coração. Esse hormônio pode relaxar as cél mesangiais, aumentando o vol dos capilares e área para filtração. Estas células também possui função estrutural, sintetizante de matriz extracelular, prostaglandinas e endotelinas (que causa contração das a.a. aferente e eferente), além de fagocitose de subst. Normais e patológicas como imunocomplexos, retidas na filtração. http://www.scielo.br/pdf/jbn/v35n4/v35n4a02.pdf
*Número de mitocôndrias e espessura interna: Túbulo contorcido proximal >>> distal >> tubo conector
Por conclusão, na visualização histológica o TCP se encontra mais acidófilo pela alta quantidade de mitocôndrias, com luz quase ocluída devido a orla em escova e interdigitação das células adjacentes. No TCD o citoplasma é menos acidófilo, as células são menores, sem orla em escovas e possui luz maior.*
Túbulo contorcido proximal: Possui muitas mitocôndrias, células maiores e orla em escova, diminuindo sua luz. Possui citoplasma basal fortemente acidófilo. Devido a seu citoplasma apical, o TCP possui maior capacidade de absorver macromoléculas, principalmente proteínas com massa de até 70kDa. 
Neste túbulo é absorvido a totalidade da glicose e aminoácidos, 70% da água, HCO3- e NaCl, Ca++ e PO3-. Estes íons, aminoácidos e glicose são reabsorvidos por transporte ativo (exceto água). Dessa forma, caso algum destes estiver em valor acima da reabsorção TCP, o mesmo poderá ser encontrado posteriormente na urina.
Alça de Henle: Possui lúmen largo parecido com o TCD, devido a sua formação por epitélio simples pavimentoso. Sua principal função é reabsorção de água, permitindo maior hipertonicidade da urina. Aproximadamente 1/7 dos corpúsculos são corticomedulares (os demais corticais), ou seja, saem da região cortical e vai até a região profunda medular, tento para isso uma alça de Henle mais longas (possuem segmentos descendentes e ascendentes delgados longos, enquanto néfrons corticais somente possuem descendentes delgados curtos). Sendo assim, desempenham o importante papel de estabelecer um gradiente de hipertonicidade no interstício da medula renal, que é base funcional para os rins produzirem urina hipertônica. Embora o segmento delgado descendente da alça de Henle seja completamente permeável à água, o segmento ascendente inteiro é impermeável à água. Em sua parte descendente espessa, transporta ativamente NaCl para fora. O interstício medular é uma região hipertônica, que também é responsável por auxiliar a absorver água do filtrado sob ação do ADH.
Túbulo contorcido distal: Possui lúmen mais visível por não possuir orla em escova, possui menos mitocôndrias (sendo menos acidófilo que o TCP) que o TCP e células menores. O TCD encosta no corpúsculo renal do mesmo néfron, modificando suas paredes (mácula densa), passando a possuir Complexo de Golgi nas suas regiões basais, podendo produzir moléculas sinalizadores que promovem a liberação de renina na circulação. Na presença de aldosterona no túbulo contorcido distal existe uma troca iônica. Há absorção de Na+, e é secretado K+. O túbulo distal também secreta os íons H+ e amônia para a urina. 
Túbulos coletores -> Ductos coletores: São responsáveis, respectivamente, pela coleta de filtrado/urina do TCD. Possuem lúmen mais largo e poucas organelas. Os ductos coletores da medula também participam do processo de hipertonicidade da urina, devido a tonicidade do interstício medula.
Aparelho justaglomerular: Próximo ao corpúsculo renal, a arteríola aferente (às vezes também a eferente) não tem membrana elástica interna e suas células musculares apresentam-se modificadas. Essas células são chamadas justaglomerulares ou células JG (com REG abundante e complexo de Golgi desenvolvido), e se localizam próximas a mácula densa, formando o aparelho justaglomerular. Essas células possuem muitos grânulos de secreção de renina. Além das JG e da mácula densa, existem cél no aparelho justaglomerular com função pouco conhecidas, as cel mesangiais extraglomerulares. A deficiência em sódio é um estímulo para a liberação da renina (AgI -> AgII), que acelera a secreção de aldosterona pela glândula renal, hormônio que inibe a excreção de sódio. Inversamente, o excesso de sódio no sangue deprime a secreção de renina, que inibe a produção de aldosterona, e isso aumenta a excreção de sódio pela urina.
Circulação renal: Cada rim recebe uma artéria renal, que se divide em duas, nutrindo cada uma a parte ventral e dorsal do rim. Ainda no hilo, elas se dividem em aa. interlobares, em sentido as pirâmides. Na base das pirâmides (corticomedular), forma as aa. arciformes que seguem um trajeto paralelo a base. Destas, saem as aa. interlobulares, perpendiculares a cápsula renal. Formam se então as aa. aferentes que penetram o glomérulo e saem as aa. eferentes, que se ramificam e formal a rede peritubular que oxigenam a região cortical e retiram restos metabólicos. As aa. eferentes próximos a medular (justamedulares) formam os vasos retos (como a rede peritubular), responsáveis desta vez pela oxigenação da medular, mas sem alterar a tonicidade da medular. Os capilares da parte superficial da cortical reúnem-se para formar as veias estreladas. As veias estreladas se unem às vv. interlobulares e estas vão formar as veias arciformes, que dão origem às veias interlobares. As veias interlobares convergem para formar a veia renal, pela qual o sangue sai de cada um dos rins.
Interstício renal: É escasso na região cortical, mas aumenta na medular. Na cortical é produzida 85% da eritropoetina do corpo, sendo os outros 15% produzidos pelo fígado. Uma lesão grave nos rins pode levar a profunda anemia pelo fato do fígado não conseguir suprir.
Bexiga e vias urinárias: Os cálices, a pélvis, o ureter e a bexiga têm a mesma estruturabásica, embora a parede se torne gradualmente mais espessa no sentido da bexiga. Suas células superfíciais são responsáveis pela barreira osmótica entre urina e fluidos teciduais. Sua túnica muscular é composta por longitudinal interna e circular externa. Na região em que o ureter penetra na bexiga obliquamente é formado apenas por m. longitudinal, o que forma uma válvula que impede o refluxo urinário. A partir da porção inferior do ureter aparece uma m. longitudinal externa.
Uretra: No sexo masculino além da urina, também é responsável pelo transporte de esperma. Neste caso, é formada por 3 regiões: (1) prostática, (2) membranosa e (3) cavernosa ou peniana. Na parte dorsal da uretra prostática há uma elevação que provoca saliência para o interior da uretra, o verumontanum. No ápice do verumontanum abre-se um tubo cego, sem função conhecida: o utrículo prostático. Nos lados do verumontanum abrem-sé os dois ductos ejaculadores, pelos quais passa o esperma. A uretra prostática é revestida por epitélio de transição. A uretra membranosa possui apenas 1cm e tem o esfíncter externo da uretra. A uretra cavernosa, próximo a sua extremidade externa dilata-se, formando a fossa navicular.
A uretra femina tem cerca de 4 a 5 cm, e próximo a sua abertura tem o esfíncter externo da uretra.

Outros materiais